Fórum OpenCart Brasil

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Suporte geral sobre problemas técnicos para OpenCart v1.x.
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Esta é a seção de Suporte do fórum Opencart Brasil, e eu resolvi escrever essas dicas para que você possa conseguir resolver o seu problema da forma mais rápida. Todos os dias são postadas muitas perguntas, e ao seguir essas orientações você aumentará as suas chances de que ela seja resolvida e você possa ter a sua loja funcionando do jeito que sempre quis. Estas dicas são baseadas nos impasses mais comuns dos usuários do fórum.

1. Pesquise antes de postar
É possível que o seu problema já tenha sido resolvido, ou seja, é um defeito comum e de fácil solução. Procure sempre pesquisar antes de postar, usando o sistema de busca deste fórum no canto superior direito ou o Google. Procure também pesquisar pela mensagem de erro que aparece, isto pode levá-lo diretamente à solução do problema - seja aqui no Opencart Brasil, seja em algum outro site. E se por acaso você encontrar algum site estrangeiro que mencione o problema que você está tendo, indique para nós pois isso também pode nos ajudar a entender e resolver o problema.

2. Seja conciso no título
Isto não é legal: "Socorro! Minha loja parou!" "Me ajuda, deu pau" "Sumiu tudo", "URGENTE ME AJUDA" etc.
Isto é legal: "Erro ao cadastrar um novo produto" "Ao clicar em Imprimir Pedido aparece um erro", "Mando salvar o pedido mas não finaliza", etc.

3. Descreva o seu ambiente
Ao postar sobre o seu problema procure indicar as seguintes informações: versão do Opencart utilizada, nome da empresa de hospedagem, versão do PHP instalada no servidor (se possível), tipo de banco de dados (MySQL, Oracle, SQL Server, etc, se a mensagem de erro estiver relacionada a comandos SQL), nome do tema utilizado (se o problema for visual), o nome do módulo utilizado e a sua versão (se o problema ocorrer em um módulo específico), e se você está usando ou não o VQMOD e quais modificações utiliza.

É importante lembrar que nem todos os problemas são causados pelo Opencart em si, eles também podem ser causados pela forma como o servidor foi configurado pela empresa de hospedagem. Também podem ocorrer problemas de incompatibilidade entre dois módulos, ou um módulo pode não ser compatível com a sua versão do Opencart, ou pode ocorrer o problema mais comum: dois VQMODs incompatíveis entre si (já que o VQMOD faz alterações no núcleo do Opencart). Por isso é importante listar o máximo de detalhes ao falar sobre o seu problema.

4. Faça pequenos testes antes de postar
Seja proativo. Existem algumas coisas que você pode fazer antes de postar e que podem ser úteis para entendermos o que está acontecendo. Exemplos:
- desative todos os VQMODs para ver se o erro persiste
- desative os módulos que você instalou por último
- se você está tendo problemas ao enviar uma foto de produto, tente enviar outras fotos
- veja se o mesmo problema ocorre em outra loja que você tenha
...etc
Quanto mais soubermos sobre o problema, melhor poderemos lhe ajudar.

5. Cuidado com versões
Novas versões do Opencart podem ser incompatíveis com módulos, temas ou VQMODs que você já usa. Tome muito cuidado antes de atualizar a sua loja, e ao fazê-lo certifique-se de que todos os elementos são compatíveis com a versão do Opencart que você está usando. Às vezes o problema pode ser resolvido simplesmente atualizando um módulo para uma versão mais recente, se for um problema de compatibilidade e se o criador do módulo não o abandonou.

Lembre-se também de que o criador do módulo é o principal responsável por mantê-lo atualizado. Se ele não funcionar, ou se por acaso for incompatível com outro módulo, é ele quem você deve contatar primeiro. Não podemos resolver todo e qualquer problema criado por todo e qualquer programador.

6. Descreva o seu problema com o máximo possível de detalhes
Poste tudo que você puder sobre o problema: onde ocorreu, como, quando, qual foi a mensagem de erro, quando isso começou a ocorrer, se isso já ocorria antes, se houve alguma mudança no ambiente (troca de servidor, alterações de configuração ou mudança de plano, etc), se houve alterações na loja (novos módulos ou VQMODs instalados, troca de tema, etc), e principalmente, as versões de tudo o que você usa. Tudo isso ajuda a entender e resolver o problema. Não adianta postar que não funciona e não dar detalhes.

7. Poste o link da sua loja, se possível
Alguns problemas só podem ser entendidos na prática, então se possível poste o link da sua loja para que algum usuário possa visitá-la e ver o que está acontecendo. Talvez seja necessário fazer um pedido de teste, então nos avise se pudermos fazer isso. Se não for possível postar o link da loja, poste uma captura de tela mostrando o problema.

8. Lembre-se de que somos voluntários
Os usuários deste fórum dedicam parte do seu tempo livre a lhe ajudar, portanto seja educado e cortês. Nenhum usuário tem obrigação de lhe ajudá-lo, e fazemos isso porque gostamos. Portanto evite frases como "URGENTE!!!" "SOCORRO!!!". Se você realmente precisa de um serviço realmente urgente, dirija-se ao fórum de suporte pago e procure contratar alguém para lhe ajudar. Não é porque fazemos de graça e já ajudamos vários usuários que temos a obrigação de lhe ajudar também.

9. Não queira tudo de graça
Como dito no item anterior, somos voluntários e não temos a obrigação de lhe ajudar, mas fazemos isso porque gostamos. Portanto não espere obter rapidamente e de graça a solução para um problema complexo. Se a coisa é realmente difícil ou urgente, ofereça-se para contratar alguém para lhe ajudar. Também evite postar "UP" ou coisas do tipo - se o seu problema não teve resposta, tente então postar "Eu pago XX pra quem me ajudar".

Lembre-se de que nada na vida é de graça. O Opencart pode ser um sistema gratuito, e podem existir muitos módulos gratuitos e bons por aí. Mas você vai "pagar" pelo Opencart com seu tempo, suor e dedicação - consertando problemas, buscando soluções, etc. Quer menos dor de cabeça? Não quer se preocupar com essa parte técnica? Use um sistema pago, ou alugue uma loja virtual pronta. A conveniência de um serviço é inversamente proporcional ao valor que você paga por ele.

10. Finalize os tópicos e agradeça
Se você encontrou a solução para o seu problema em outro lugar, faça uma gentileza aos outros usuários e poste a solução no seu tópico. Não o termine com frases como "Já resolvi aqui, valeu" ou "Já achei a solução, pode fechar". Os tópicos são indexados pelo Google e ao postar a sua solução você ajudará outros usuários. E se a solução surgir no próprio tópico, agradeça às pessoas que lhe ajudaram. Não custa nada.[/quote]

HostDime/DimeNoc. Tenho uma revenda de hospedagem […]

Se a hospedagem for com a qualidade "hostinge[…]

Perfeito , resolvido! Sabe como muda o tamanho da[…]

Sim, quanto a isso tranquilo, já fiz divers[…]