proveyourselfthom escreveu:Estou començando agora no OpenCart e tenho um dúvida a respeito do módulos dos Correios.
Por exemplo, o cliente vai na loja, escolhe vários produtos e faz o checkout. O frete é calculado.
Eu vou até os Correios com os produtos e peço para embalar. Como esses produtos deverão ser embalados para bater com o preço do frete calculado pelo cliente? Não consigo entender isso.
Valeu.
Amigo, bom dia!
Isso pode ser bastante simples, ou não, dependendo do seu produto. O que vc tem que fazer pra não tem problemas é informar direitinho as dimensões e peso de seus produtos já embalados, pois é nisso que os correios sem baseiam. A chamada
CUBAGEM é calculada através das dimensões da sua caixa. Eles pegam altura x largura x comprimento e dividem por um fator. O resultado é um "peso cúbico", vc pagará pelo que for maior, ou peso real ou peso cúbico.
Exemplificando: vc quer mandar 2 livros que juntos pesam 1kg, dentro de uma caixa com A x L x C. Digamos que neste cálculo de largura x altura x comprimento dividido pelo fator eles cheguem ao peso cúbico de 1,2 Kg, então nesse caso, vc pagará o preço de 2kg e não de 1kg, isso pq eles arredondam, se passar graminhas do kilo inteiro já é arredondado.
O que eu fazia qdo trabalhava direto com isso, era avaliar bem o tamanho das caixas que utilizaria com relação a cada produto, pq as vezes vc pode colocar 1cm a mais na altura da caixa e seu produto ser leve, isso fará com que vc pague mais frete. É a velha estoria: transportar 1 kg de algodão é mais caro do que 1kg de chumbo.
Um detalhe importante: essa questão acima é para PAC, no caso de SEDEX eles não aplicam a
CUBAGEM, ou seja, só consideram o peso mesmo. Aí, neste caso, 1kg de algodão iria custar o mesmo q 1kg de chumbo. Vale ressaltar que se for algo leve e volumoso, via de regra, se o transporte for dentro do mesmo estado, normalmente o Sedex é mais em conta.
Esta tabelinha mágica pode te ajudar a entender bem o que digo, faça simulações e qq duvida estamos aqui!
http://www.correios.com.br/encomendas/prazo/default.cfm
Abs