O tal 'autocadastro' a que você se refere é utilizado por empresas que já possuem presença virtual em um ambiente próprio mas desejam também vender pelo MercadoLivre. O ambiente próprio (loja virtual) pode possuir integração com o MercadoLivre e dessa forma quando um pedido chega pelo ML ele já é lançado automaticamente no outro sistema para que o empresário possa acompanhar todos os seus canais de venda em um só lugar, além de facilitar o processamento dos pedidos por não exigir que os funcionários fiquem manipulando várias contas.
Com relação a sua pergunta, ter uma loja virtual é como ter uma loja física, exceto que o "prédio" é na verdade um servidor. Todo o restante da estrutura deve ser planejada como qualquer outra empresa, ou seja, é preciso ter produtos, estoque, funcionários, marketing, atendimento, logística, pré-venda, pós-venda, etc. Por ser algo muito fácil de começar, e por existirem muitas histórias de sucesso, as pessoas acabam achando que ter uma loja virtual é a solução para todos os seus problemas financeiros, que é só colocar no ar e pronto - a loja já arrebenta de vendas. Não é bem assim. Planejar uma loja virtual é realmente como planejar uma loja física, e as chances de sucesso podem ser as mesmas se você fizer o mesmo que um empresário "físico".
Na minha opinião todos os que querem abrir um negócio, seja físico ou virtual, deveriam fazer cursos nas áreas da administração e sempre buscar muitas informações. Com isso é possível elevar a taxa de sucesso de um negócio - ou mesmo descobrir antecipadamente que ele não vai dar certo. Ao fazer todo o seu dever de casa, uma loja virtual pode - e deve - dar muito dinheiro ao seu proprietário. A única coisa em que uma loja virtual parece ser melhor do que uma loja física é apenas a estrutura, cujo custo de montagem é bem inferior ao de uma loja física. Mas todo o restante não deve ser ignorado.
Eu tenho uma loja de fotoprodutos em
http://www.produtosexclusivos.com.br. Não foi difícil montar, com Opencart ou outras plataformas consegue-se isso em poucas semanas ou mesmo dias. Mas no momento estou devendo na parte de marketing e por isso a loja não vende tanto quanto poderia. Na verdade comecei apenas como um catálogo para que eu não tivesse de levar meus produtos pra lá e pra cá pela cidade, mas a ideia é expandir e conseguir gerar vendas através de uma maior divulgação, principalmente boca-a-boca. Meu forte ainda é a venda física, aqui no meu escritório, mas a ideia é eliminar isso cada vez mais e partir somente para a virtual.