Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Assuntos não relacionados com OpenCart.
Por imprimil
#8764
Pessoal gostaria de saber a opinião de vocês sobre a confiabilidade dos leilões de 1 centavo que estão proliferando.
Após ler alguns contratos de adesão, fiquei com a pulga atrás da orelha, pois em alguns casos estão sendo leiloados produtos que, conforme eles mesmos, podem estar em falta e você só pode trocar por uma outra mercadoria pelo valor do lance final, ou seja:
- se arrematei um determinado produto por, digamos 32,30, só posso resgatar esse valor COMPRANDO outra mercadoria, ou seja ganho o leilão e não posso ter o bem.
Portanto fica aqui um espaço para discutir essa NOVIDADE.
Avatar do usuário
Por Renato Frota
Mensagens
#8766
Numa análise "instantânea", eu diria que as pessoas que trabalham com isso devem ser muito sem caráter. Mesmo fazendo tudo "direito" (sem pegadinhas como essa que você citou) já é algo muito indigno de receber confiança pois, sabidamente, a maioria das pessoas não entenderá 100% como funciona o sistema e serão "enganadas", perdendo dinheiro em lances.

Mas, pensando com mais frieza, acho que, se tudo for MUITO, mas MUITO bem explicado para o consumidor (e não havendo pegadinhas como a que você mencionou), pode ser que dê certo, para os dois lados. Mas é um negócio de alto risco. Se você não tiver o número de lances esperado num produto, você estará pagando (e caro) para entregar o produto, sem retorno.

Resumo: se você escolher trabalhar com isso, não te recrimino, se você se comprometer a entregar os produtos aos vencedores dos leilões, sem desculpas. E fica o alerta: é muitíssimo arriscado! Até porque, um produto não entregue é uma pessoa falando mal e, hoje em dia, uma pessoa "xingar muito no twitter" (e no reclameaqui.com.br) é suficiente para o seu negócio ir por água abaixo.

-edit-

Só pra esclarecer para quem não conhece, estamos falando de leilões onde você compra os "lances" previamente por, digamos, R$ 0,25 (R$ 10,00 = 40 lances), e depois oferta eles em produtos que iniciaram em leilões de R$ 0,01. Independentemente do valor em que o leilão esteja, você tem 1 "lance" descontado da sua conta. O produto encerra após 30 segundos, 1 minuto ou 5 minutos sem lances, dependendo do valor do bem (quanto mais caro, mais prazo de espera para um novo lance).

Uma coisa que me recorreu agora: eu lembro de ter lido em algum lugar, que existem sistemas programados para dar lances fantasmas em produtos que ainda não atingiram sua cota mínima de lances, evitando que o dono da loja tenha prejuízo. Exemplo: produto custa no mercado R$ 500,00. Enquanto não receber 125 lances verdadeiros (125 * R$ 0,25 = R$ 500,00), sempre que o prazo de encerramento está se esgotando, um usuário "fantasma" dá um lance falso, alguns centavos acima do último lance, para o leilão não ser encerrado. Não dá pro cliente comum saber quantos lances no histórico do produto são verdadeiros. Isso complica ainda mais a história... procure no reclameaqui.com.br, tem reclamações aos montes por lá.
Por imprimil
#8780
Renato Frota escreveu:Resumo: se você escolher trabalhar com isso,
Não, Renato, não pretendo trabalhar com esse sistema, é que meu filho viu isso e achou interessante. Num primeiro momento confesso que eu também, mas após analisar mais profundamente, fiquei resignado e imaginando as possibilidades de um sistema assim ser manipulado. Como você citou a respeito dos lances "fantasmas", pode inclusive ser manipulado manualmente, simplesmente o proprietário do sistema criando cadastro de 2 ou 3 pessoas encarregadas de dar lance.
O motivo do tópico, é justamente de esclarecer dúvidas e alertar para que não se entre em mais uma das milhares de falcatruas que infelizmente povoam a internet. E isso sem mencionar o fato que é um sistema que pode se tornar viciante, como um jogo de roleta ou pôquer.
Amigos, continuem a postar suas opiniões sobre esse e outros assuntos do gênero, creio que é uma forma de contribuirmos para o nosso benefício coletivo.
Por otaku
#12132
ola!
voce se refere aos leiloes em sites como http://www.mercadolivre.com.br e http://www.ebay.com?
eu ja comprei coisas nesses leiloes. uma vez o preco era bem baixo. tinha que dar lance, isso tudo.
eu nao entendi bem, pq supostamente teria ganho o leilao, mas parece que os lances nao deram o valor minimo pedido pelo vendedor.
entao o mercadolivre coloca 1 centavo, mas na verdade o produto tem um preco que eles nao mostram.
nao entendi bem a funcao de se vender de mentira por 1 centavo, mas em todo o caso, nao compro mais assim.
achei bem frustrante, na verdade... ou talvez seja dificuldade mesmo. tentei tambem em sites tipo www.groupon.com.br e demorei bastante pra cosneguir alguma coisa...
Editado pela última vez por otaku em 15 Fev 2012, 13:46, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Por Renato Frota
Mensagens
#12508
otaku,

no caso do mercadolivre e do ebay, os leilões começam em 1 real mas o lances são gratuitos (o vendedor é que paga de 4 a 10% de comissão ao site quando conseguir vender).

O que você enfrentou foi o "preço mínimo". O vendedor pode estipular um preço mínimo para vender o produto. Exemplo: anuncio um celular usado que tem o valor de mercado em R$ 800 (novo) e cerca de R$ 600 usado. Como os leilões "a partir de R$ 1,00" tem mais visibilidade, por ter uma categoria própria, eu posso anunciar um celular com preço mínimo de R$ 2,00 a R$ 600,00.

Supondo que o preço mínimo seja de R$ 450,00, se o ganhador do leilão der o último lance em R$ 440, a negociação é cancelada (o vendedor paga a comissão sobre os R$ 440, mesmo que decida não vender por esse preço) e vendedor/comprador não precisam se qualificar. Se encerrar em R$ 450,00 ou mais, o vendedor é "obrigado" a vender pelo preço combinado (ou você poderá negativá-lo).

Os leilões que mencionamos antes, são a partir de R$ 0,01 e você (comprador) é quem paga para dar os lances. O "vendedor" do produto é sempre o dono do site (algumas vezes, em parceria com lojas). Não há um histórico publico de compras, não há relatos reais de negociações concretizadas... é um negócio obscuro.

Obs: o Mercado Livre vai e volta com muitas opções. Há algum tempo, o "preço mínimo" não existe mais. O valor que encerrar o leilão, o vendedor tem que vender o produto, ou será negativado.

Night games. One night, no worries Real Women P[…]

@Manoel Vidal Poderia me ajudar com 2 coisas n[…]

Looking for a partner for an unforgettable night? […]

Vou verificar, Obrigado