- 28 Fev 2013, 02:24
#36123
Queria falar algumas coisas sobre o suporte do Magento que estão comentando e o valor de 6 mil reais (embora eu não use o Magento pessoalmente) pois acho que estão lendo errado.
A página deles diz o seguinte:
- A versão Enterprise custa a partir de 14 mil dólares por ano.
- As principais diferenças em relação à versão gratuita são apenas alguns módulos (lista de casamento, programa de fidelidade, eventos particulares, convites, ambiente de simulação, créditos na loja, sistema de edição de páginas avançado, sistema de ajuda de compra via telefone)
- O suporte técnico oferecido na versão Enterprise ajuda em questões de instalação, utilização, configuração e resolução básica de problemas. Ela não inclui desenvolvimento de códigos e módulos, otimização, criação de extensões e interfaces, atualização, migração de lojas e algumas outras coisas. Ou seja: quem acha que vai ter uma super loja toda configurada do seu jeito com este plano vai ter uma bela surpresa.
- Se você quer módulos, configuração, etc, tudo pra deixar a loja do seu jeito sem você ter de se preocupar com nada (além de cadastrar os produtos) então você deverá ou contratar a equipe do Magento para desenvolver os códigos, ou contratar outra empresa como as centenas de empresas disponíveis. Ou simplesmente usar a versão gratuita e comprar os módulos que você precisar. E os módulos custam caro não apenas porque o Magento é voltado para clientes grandes, mas porque é bem mais difícil programar pra ele. Quem já viu a sua estrutura de arquivos sabe que é quase impossível mudar um simples rodapé, que dirá criar um módulo inteiro.
O Magento é voltado para um mercado high-end, ou seja, clientes que querem solidez e estabilidade e têm orçamentos bem largos. Se você tem grana pra comprar uma BMW e sabe que é mais durável e mais confiável, porque compraria um Fiat Uno? Essas empresas querem sentir que serão bem atendidas e querem ter uma segurança por trás de suas operações, e uma forma de se conseguir isso é pagando muito bem os seus fornecedores de tecnologia. O valor pago por um produto ou serviço afeta diretamente a percepção do produto pelo cliente. Uma loja de 20 mil reais parecerá muito melhor que outra loja idêntica de apenas 4 mil.
Grandes empresas usariam o OpenCart. O que falta é uma embalagem premium com atendimento platinum.
Com relação a quem está querendo montar uma loja, a dica é simplesmente usar a plataforma com a qual você se sinta mais confortável, seja ela Magento, Prestashop, OpenCart, VirtueMart, CS-Cart ou qualquer outra. Às vezes um simples botão 'Comprar' do PagSeguro é tudo que se precisa. Cada cliente tem necessidades diferentes, e a pergunta 'Qual a melhor loja opensource hoje?' não tem uma resposta definitiva simplesmente porque cada cliente é diferente. O OpenCart é muito bom pra muitas coisas, assim como os outros sistemas, opensource ou proprietários alugados.
Denis Gomes Franco
Canecas, mouse pads e fotoprodutos personalizados com suas fotos e logotipos