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Procon suspende por 72 horas vendas dos sites Submarino, Americanas e Shoptime
Decisão vale para todo o estado de São Paulo e foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira; B2W é multada em 1,74 milhão de reais

A partir da meia noite desta quinta-feira e até as 23h59 deste sábado, as vendas dos sites Americanas, Submarino e Shoptime estarão suspensas para todo o estado de São Paulo. Em decisão publicada no Diário Oficial estadual desta quarta-feira, a empresa B2W – responsável pelos três portais – foi condenada pela Fundação Procon-SP a pagar multa de 1,74 milhão de reais e a suspender suas atividades de comércio eletrônico por 72 horas após o número de reclamações contra a empresa aumentar 180% em um ano.

Não cabe mais recurso administrativo à decisão, mas a B2W pode entrar na Justiça para tentar impedir a punição. A empresa já havia recorrido da decisão do Procon-SP, publicada no Diário Oficial do Estado em 10 de novembro do ano passado. É que a Fundação dá às empresas para as quais impõe punições o direito de recorrer de suas ações. O Procon, no entanto, decidiu que o recurso da B2W era improcedente.

Procurada pela reportagem do site de VEJA, a rede varejista disse não haver, até o momento, nenhum posicionamento a dar sobre o assunto.

Aviso nos portais – Além da multa e da suspensão das vendas, a empresa será obrigada a publicar nas páginas iniciais dos três sites o seguinte aviso: "O Grupo B2W, em virtude de decisão proferida pela Fundação PROCON – SP, em processo administrativo de n° 2573/2010, está com as atividades de e-commerce suspensas em todo o Estado de São Paulo, por 72 (setenta e duas) horas, a partir de 15 de março de 2012.”

Reincidência – Segundo Renan Ferraciolli, diretor de fiscalização do Procon-SP, não é de hoje que a companhia apresenta problemas em seu atendimento. "A empresa já foi penalizada várias vezes pelo Procon", diz. "Desde 2004, já aplicamos 14 condenações e mais de 7 milhões de reais em multas".

A despeito das mais de uma dezena de multas anteriores, é a primeira vez que a B2W é condenada a ter seus serviços de comércio eletrônico interrompidos. Ferraciolli diz que a multa foi mais severa desta vez porque a varejista não se preocupou em melhorar o atendimento. "Não é só o efeito punitivo, mas também o educativo. A decisão foi reflexo de uma piora no atendimento ao consumidor".

Perguntando sobre as alegações da B2W no recurso da decisão, publicada pela 1ª vez em 10 de novembro de 2011, o diretor de fiscalização disse que a decisão foi mantida porque o argumento foi "o mesmo de sempre". "Ela alegou falhas pontuais e disse que a empresa estava investindo em melhorias", explicou.

Reclamações – O Procon-SP registrou no ano passado 6.233 atendimentos relativos a problemas com os sites da B2W, número 180% maior que as 2.224 reclamações do ano anterior. O diretor de fiscalização da fundação diz que a maioria das queixas são problemas fáceis de se resolver. "É o básico do negócio dela: informar de forma equivocada o preço dos produtos no site, vender um produto sem tê-lo no estoque, não fixar dia e turno de entrega, etc".

“Isso [o aumento do número de reclamações] é um desrespeito ao consumidor", disse o diretor executivo da Fundação Procon-SP, Paulo Arthur Góes, em nota. "Fizemos várias tentativas chamando a empresa para o diálogo no Procon, mas o problema não foi resolvido".

A Fundação Procon-SP informa que o consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação pode procurar um posto em sua cidade ou um dos canais de atendimento disponíveis no site da Fundação. O Procon-SP é um órgão vinculado à Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo.

Prejuízo – A B2W, empresa que controla os sites Americanas, Submarino e Shoptime, teve prejuízo de 28,8 milhões de reais entre outubro e dezembro do ano passado. O resultado foi duas vezes pior que o registrado um ano antes (14,2 milhões de reais) e refletiu justamente os problemas com logística e prazos de entrega – cenário que se prolongou ao longo de todo o ano passado.

No acumulado de 2011, o prejuízo da empresa foi de 89,2 milhões de reais. Em balanço divulgado no começo deste mês, a empresa comentou os problemas. "Tivemos instabilidades em nossa operação logística e de atendimento que nos afastaram em 2011 do nosso maior objetivo: oferecer aos nossos clientes a melhor seleção de produtos e preços competitivos, com a maior qualidade de serviços e o melhor atendimento".

No mesmo dia, o diretor de Relações com Investidores da empresa, François Bloquiau, disse que a B2W estava pronta para voltar a crescer em 2012. “Pretendemos crescer sendo mais estruturados, com sistema integrado e melhor qualidade de atendimento”, disse, em teleconferência. “Vamos voltar a crescer com rentabilidade”. Em 2010, a empresa teve lucro de 33,6 milhões de reais.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/econom ... e-shoptime
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Muito interessante e serve de aviso para quem está abrindo sua loja, digo aviso no sentido de que devemos investir sempre em um bom sistema sim, mas muito mais em um bom mecanismo de suporte aos clientes, principalmente na hora em que estes enfrentarem problemas, é lógico que isso vai além de equipamentos e sistemas e toda loja séria deve fazer uma projeção de crescimento mesmo antes de abrir. :)

Grata Leandro! procurei, e na linha 45 esta outra […]

Erro Mensagem do MySQL: Documentação[…]

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@alex3257 Esse erro se refere a está util[…]

Ola @stomach Isso não é um erro e[…]