Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Assuntos não relacionados com OpenCart.
#22652
Pessoal

Andei procurando e não encontrei resposta, como sei que aqui tem muita gente com experiência resolvi fazer a pergunta:

O que o Frete representa em percentual no comércio eletrônico do Brasil (ou qualquer outro lugar que já tenham feito esse estudo)?

Explicando melhor: O E-commerce movimenta um valor X em determinado tempo. Quanto disso é gasto com o frete? E quanto é destinado à logística reversa?

Alguém sabe de algum estudo feito nesse sentido?

E se puder mandar referência agradeço.

Abraço a todos
#25693
Olá,

Não há uma formula para o frete, em todas as lojas e shoppings com que trabalho, o lojista tem a única preocupação de contratar uma transportadora confiável, que atenda a toda a região em que ele deseja atender, e com custo x benefício que compense para o cliente, pois quem vai pagar o frete e todas as despesas envolvidas no despacho é o cliente.

No que diz respeito a devolução ou troca da mercadoria, as despesas com frete vão depender da política de devolução ou troca de cada empresa, a maioria requer que o cliente envie a mercadoria para a loja por conta própria, e no retorno da mercadoria para o cliente a loja paga o frete.

Em resumo, não há um percentual específico para gastos com frete de devoluções ou trocas, uma vez que essa variante poderia ser calculada baseada na política da empresa, que deve ficar exposta em lugar claro para o cliente, mas muitas empresas já deixam embutido no mesmo % percentual do chargeback este tipo de gasto eventual extra.

Para você ter uma ideia, as grandes lojas e shoppings omitem esta parte do custo com o frete de devoluções e trocas do cliente, pois cada caso para eles será um caso, tipo: Se o cliente aceitar pagar numa boa o frete de envio para loja e envio novamente para ele, ótimo para a loja. Dê só uma olhada como o grande Submarino nem toca no assunto em sua política de troca e devolução: http://atendimento.submarino.com.br/?ac ... lu%E7%F5es

Agora, quanto a estudos para saber o quanto é gasto com frete no Brasil, realmente não há ou se há ainda não foi divulgado, pois é contabilizado apenas o montante comercializado, quais as maiores lojas, setores que mais vendem, etc, alguns link interessantes:
http://www.e-commerce.org.br/stats.php
http://www.avellareduarte.com.br/projet ... 61e1ca.htm
http://www.secundados.com.br/
http://www.webshoppers.com.br/

Espero ter contribuído. :D
#25865
Muito bem colocado Manoel

quando se fala em frete esquecemos a política de devoluções.

Mas nesse caso estou querendo saber de uma forma geral o percentual gasto com frete mesmo.

valeu pelas contribuições..

Isso nos mostra que mesmo com o desenvolvimento do E-commerce no Brasil e no mundo ainda estamos sem informações e estudo relevante sobre o assunto, os blogs que acompanho ficam num papo, muito bom aliás, sobre assuntos que chegam a ser repetitivos, e adentram pouco sobre determinados assuntos que vejo que podem ser importantes para quem está na área se tivesse um aprofundamento bem estruturado em pesquisas. Essa pergunta fiz em outros lugares do ramo e não obtive resposta, apenas aqui que alguns se dispuseram a divulgar.

No meu caso por exemplo o frete chega a representar 45% das vendas.


Obrigado a todos

Gente preciso de ajuda urgente. Na migraç&a[…]

Caro @reds , muito obrigado pela resposta.

PHP 8+ incompatibilidade

Toda tradução para a versão 3[…]

Ola @alex3257 Se você precisa apenas ver […]