- 28 Fev 2013, 01:36
#36122
Li o tópico do começo e quero acrescentar algumas coisas na esperança de que seja útil.
Não vendo online diretamente com a administradora mas pretendo um dia devido à maior velocidade no recebimento e menores taxas. E o que sei sobre este assunto é o seguinte:
1. O chargeback só ocorre quando o cliente pede estorno da cobrança por não reconhecer aquela dívida. Não sei quais são os índices de chargeback em geral, mas sei que isso pode ocorrer pelos seguintes motivos: a. os dados do cartão foram roubados, o dono legítimo viu a cobrança indevida e pediu estorno (com razão, já que não foi ele quem comprou); b. o cliente se esqueceu de que comprou aquilo (isso ocorre com mais frequência se o nome que aparece na fatura é bem diferente do nome da loja em si).
2. Para evitar o chargeback basta tomar algumas pequenas precauções: pedir CPF e RG, cruzar os dados informados, ligar pro cliente e até mesmo pedir uma carta de autorização assinada com cópia do cartão. Dependendo do valor do pedido, pode-se usar aviso de recebimento. Mas o mais importante é usar o bom senso, como por exemplo: porque um cliente de São Paulo mandaria entregar na Paraíba? - ou: porque o nome na entrega é "Fulano de Tal" se o nome do cartão é "Ciclano da Silva"?
3. O PagSeguro e outros cobram uma taxa maior porque eles usam sistemas anti-fraude para tentar combater o chargeback. Se você quiser receber com cartões diretamente pela administradora você também poderá ter o seu próprio sistema anti-fraudes, com você mesmo fazendo as verificações ou usando serviços como FControl ou ClearSale, que cobram um pequeno valor pela liberação ou não da venda. Alguns até podem oferecer garantias de que não ocorrerá o chargeback de jeito nenhum. O custo de uma solução dessas (junto com o custo do cartão) ainda pode ser menor do que as taxas do PagSeguro, mas cada caso é um caso.
4. Use o bom senso também nos pedidos: o cliente sempre comprou coisas pequenas e de repente surgiu um pedido de uma geladeira grande e uma TV de plasma? Tem coisa errada, melhor verificar se é isso mesmo...
5. Não aceitar cartões de crédito é uma solução para os chargebacks mas isso pode trazer outros problemas. Você nunca vai saber se um cliente legítimo iria comprar mas não o fez porque você não aceita cartão. Além disso alguns clientes podem enxergar lojas que só aceitam depósito ou boleto como golpes e não como empresas sérias. Isso sem contar o fator da conveniência na compra. Mas é claro que quem decide tudo isso é o lojista e nenhum está obrigado a aceitar cartões, a questão limita-se apenas a decidir se o lojista quer atender a esta parcela de clientes que prefere (ou só quer) comprar via cartão, ou ainda que quer parcelar suas compras. "Ah, mas assim tá bom, eu vendo melhor e não me preocupo". Sem dúvida. Mas poderia vender ainda mais, bastando apenas se precaver.
Eu não acho que o chargeback seja um problema sério para os pequenos lojistas DESDE QUE eles tomem cuidado e não pensem que aceitar cartões diretamente pela administradora é o mesmo que aceitar via PagSeguro. O contrato das administradoras é bem claro: o risco é inteiramente do lojista, e se o lojista não tiver alguma documentação que comprove que o cliente realmente solicitou aquela compra então o chargeback ocorrerá. Se o lojista tiver como provar que a compra é legítima, o chargeback não ocorrerá.
Resumindo a história: se você quer aceitar cartões mas não quer se preocupar, use o PagSeguro ou outros intermediários (e lembre-se sempre de enviar as mercadorias somente para o endereço que consta no Pagseguro). Se você quer ter taxas menores e prazo mais rápido em troca de uma mão de obra um pouco maior, faça direto com a administradora.
Denis Gomes Franco
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