Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Assuntos não relacionados com OpenCart.
Avatar do usuário
Por denisgomes
Mensagens
#36133
Moises, concordo que mandar cópia do cartão é extremamente arriscado, mas já vi algumas lojas fazendo isso como forma de comprovar que o dono do cartão é mesmo quem está fazendo a compra. Mas realmente não é necessário chegar a esse extremo, uma carta assinada talvez possa ser suficiente, e de qualquer forma isso tudo poderia ser feito somente na primeira e não em toda compra. A loja tem que ter alguma coisa pra se apoiar pra evitar o chargeback.

Sobre comprar pouco e muito, isso é então uma faca de dois gumes. Só disse que a loja deve considerar isso suspeito e deve sempre confirmar antes de enviar a compra, seja ligando pro cliente, seja mandando com AR, etc.
Por levifelipe
#38345
Nenhuma empresa de intermediação de pagamentos garante devolução dos pagamentos mesmo que você envie as mercadorias com AR+MP, procure no RECLAME AQUI.

O CHARGEBACK cedo ou tarde acontece, mesmo que seja em uma loja pequena, eu sofri por várias vezes, e eu posso dizer que é um RISCO REAL, não há estatísticas porque as operadoras não querem passar uma imagem negativa delas mesmas, mas considere que se o seu produto for "DA MODA", como por exemplo: smartphones, tablets, roupas de marcas internacionais, etc, o risco mais que DOBRA.
Avatar do usuário
Por denisgomes
Mensagens
#38347
@levifelipe, quem vende produtos populares tem mais problema com cartões roubados, é fato. Mas o PagSeguro oferece a análise de risco a cada venda, e isso serve para garantir a segurança das duas partes, e não apenas do proprietário do cartão de crédito. No entanto essa análise de risco tem regras (https://pagseguro.uol.com.br/regras-de-uso.jhtml). Elas especificam o seguinte:

10.2. Vendedor poderá ser debitado pelo chargeback quando:
10.2.1. Não enviar resposta aos questionamentos de Cobrança no prazo de 36 horas quando solicitado;
10.2.2. Informar AR e código de Rastreamento inválido (Correios e transportadoras) e ou sem assinatura do recebedor;
10.2.3. Efetuar a entrega do produto em endereços diferentes dos cadastrados na PagSeguro;
10.2.4. Efetuar o cadastramento na PagSeguro (Conta não Cadastrada / Pessoal) em nome do comprador e esta vir a ser contestada pelo portador do cartão (regra não se aplica a lojas físicas).

Ou seja: se algum cliente fizer uma compra e depois, por e-mail ou telefone, pedir pra entregar em outro endereço (porque não há como enganar o PagSeguro) então você terá, sim, problemas com chargeback - o AR e o MP sozinhos não vão te ajudar pois se o endereço de entrega no AR for diferente do endereço do PagSeguro eles vão dar ganho de causa pro cliente. As desculpas para o cliente fazer isso podem ser as mais variadas: 'Não fica ninguém nesse endereço durante o dia' ou 'É um presente pra um parente meu' ou 'Eu estarei viajando e vou estar lá' ou qualquer outra. Já aconteceu comigo uma vez, mas felizmente a venda não foi contestada.

Resumindo: use o bom senso na hora de vender. As empresas que podem ter problemas com chargeback quase sempre usam um serviço de análise de risco como o FControl, mas isso já está embutido no PagSeguro. Basta seguir as regras. Se o "cliente" pedir alguma coisa suspeita, é melhor perder a venda e aguentar e-mails mal educados dele do que perder a mercadoria e o dinheiro.

É uma situação chata, é claro, pro vendedor quando isso acontece e não é culpa dele. Mas lembre-se de que os intermediadores de pagamento precisam agradar ambos os lados. Não é interesse deles proteger mais os clientes do que os vendedores ou vice-versa. E o bom senso deve continuar prevalecendo, tanto pra quem vende quanto pra quem compra.
Por andim10
#45220
Olá Pessoal!

O Chargeback existe e está cada dia pior !

Infelizmente, se as operadoras de cartão, e Intermediadores de Pagamentos não fizerem algo eficiente para proteger os lojistas a conta vai sair cara a ponto de derrubar lojas virtuais com anos de existência !

Usei muito Mercado pago e pra mim em questão de chargeback pode ter certeza que vai ter todo mês ! Eles dificultam muito conversar sobre o assunto para fazer algo para melhorar !

Pagseguro usei bastante tempo também e tive dois apenas porém de uma só vez e em valores bem alto para o meu negócio ! Porém gostei do atendimento do pagseguro e eles ainda cancelaram o Chargeback após apenas o envio do Código de rastreamento e interação que o cliente fez comigo por email !

Bcash estou utilizando apenas agora !

Tenho interesse em usar Cielo mais parece ser bem complicado implantar no site !

A dica é ler bastante sobre o assunto e se vender produtos com alto valor é melhor ter serviços de anti-fraude ou seguir as regras dos intermediadores de pagamentos e o que puder para evitar ter esses problemas !
Avatar do usuário
Por denisgomes
Mensagens
#45223
Chargeback é uma realidade, sim, mas acredito que seja um problema para lojas que não fazem o devido acompanhamento de suas vendas para evitar clientes que estejam usando cartões fraudados. Às vezes uma simples conferência de endereço ("porque um cliente de São Paulo tá mandando entregar na Bahia?") pode ser suficiente.

Eu vendo tudo pelo PagSeguro, inclusive em vendas por celular (retirei a maquininha da operadora) e nunca tive nenhum problema. A Cielo andou mudando muitas coisas em sua interface e agora a venda é processada dentro do ambiente deles, reduzindo, acredito, as chances de chargeback. O que sei é que existe um módulo de Cielo para Opencart, caso você queira implantar na sua loja (Redecard também). Mas o PagSeguro está com um bom argumento a favor deles: taxas menores em relação a Cielo e Redecard.
Por andim10
#45494
Olá,

Realmente , se seguir alguns procedimentos básicos é possível antecipar e não cair nessas fraudes, No caso 100% de segurança nunca vai ter !

De todos também eu prefiro o Pagseguro , mais estou testando a Cielo agora , em relação a taxas a cielo é melhor para quem vende on-line o problema é apenas que não liberam todas as bandeiras , tem uma ótima opção de vender em algumas vezes sem juros com praticamente o mesmo valor da concorrência o problema dessa opção é que você recebe parcelado , em relação ao chargeback eu vou descobrir agora lendo os manuais e regras e na prática !

Abraços!
Avatar do usuário
Por denisgomes
Mensagens
#45496
andim10, que taxa você conseguiu com a Cielo? Eu usava Redecard e fazia antecipação pelo Itaú, pagava 4,20% nas vendas até 6x, e mais 2,89% ao mês pela antecipação, contando desde a primeira parcela e recebendo em 2 dias. No Pagseguro pago 4,99% nas vendas e mais 1,99% ao mês pela antecipação, contando a partir da segunda (mas isso é só porque eu faço vendas parceladas sem juros, eu poderia deixar esses juros pro cliente) e recebendo em 14 dias. Fiz as contas e é muito mais barato no Pagseguro em qualquer situação, por isso concentrei tudo lá, inclusive as vendas físicas.
Avatar do usuário
Por denisbr
Mensagens
#45497
denisgomes escreveu:... Eu vendo tudo pelo PagSeguro, inclusive em vendas por celular (retirei a maquininha da operadora) e nunca tive nenhum problema...
Como você essas vendas por celular, você adquiriu o Leitor de cartões do PagSeguro?
Avatar do usuário
Por denisgomes
Mensagens
#45499
@denisbr sim, mas eles também aceitam venda digitada (sem leitor). Há também outros oferecendo isto: a iZettle, a Akatus, a Payleven e a Rede (antiga Redecard), e agora também a Cielo, que acabou de lançar um leitor de crédito e débito. Só que eles estão com pu**ri* - cobrando MENSALIDADE. Absurdo.

Gente preciso de ajuda urgente. Na migraç&a[…]

Caro @reds , muito obrigado pela resposta.

PHP 8+ incompatibilidade

Toda tradução para a versão 3[…]

Ola @alex3257 Se você precisa apenas ver […]