Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Assuntos não relacionados com OpenCart.
Por Hmuller
#32876
Boa tarde colegas,

Recentemente tive um problema com o UOL Host. Ele bloqueou o acesso ao site que colaboro, e só nos informou a razão três dias depois. (A causa foi o alto consumo do processamento do servidor). Tudo bem, nosso site teve um crescimento muito bom, mas achei ***** não nos informarem com antecedência, para evitarmos isso.

Então, estou aqui a caça de uma nova hospedagem.

Quais vocês indicam? Por quê?

Será que devo partir para um VPS? (Detalhe, o site ainda não é tão grande assim, achei que uma hospedagem "normal", compartilhada, seria mais que suficiente).

Compensa contratar um serviço de uma empresa estrangeira? É muito burocrático?


Peço desculpa pela bateria de perguntas, mas queria saber o que vocês me indicam (sou novo nessa parte de hospedagem web).

Abraço
Avatar do usuário
Por unknown1140
Mensagens
#32880
Todo mundo acaba tendo problemas com a UOL... É triste pq eles tinham um ótimo serviço a alguns anos...
O pessoal do fórum tem usado muito o hostgator, e até indico aos meus clientes que não querem/podem contratar uma estrangeira. Nenhum dos meus clientes teve problema, até agora.
O VPS é uma ótima opção, principalmente se você tiver uma projeção de crescimento grande, mas vc deve estudar bem o seu caso para balancear o custo benefício.
Infelizmente na maioria das vezes não vale a pena contratar uma nacional. É muito difícil uma empresa com boa qualidade x atendimento x preço... Tem muitas estrangeiras ótimas, basta pesquisar. As únicas dificuldades normalmente nas estrangeiras são o cartão internacional e o suporte em inglês.
Um provedor que eu gosto muito, confio bastante e uso para uso pessoal é o mediatemple. A hospedagem compartilhada deles é excelente, tem uma ótima potência e apesar de não ser ilimitada - o que é uma vantagem na verdade - tem limites bem altos. Se vc poder investidir,o VPS deles tem um ótimo preço e configurações excelentes. Sem falar na escalabilidade em tempo real, se vc precisar de mais potência, basta um clique para ampliar a capacidade do servidor sem precisar migrar nada...
Também tem o Green Geeks, que é muito interesante pois a energia usada pelos servidores deles é 100% renovável, já tive boas referências porém ainda não testei e não posso falar nada sobre o atendimento.

Espero q ajude :D
Por Hmuller
#32881
Ajudou sim, muito obrigado.

A página estava tendo acessos na casa dos 3 mil diários. A previsão é de crescimento (algo em torno de 5 mil acessos), será que compensa o uso de uma VPS? Por enquanto, só temos um pouco de receitas vindas do google adsense, e estamos negociando alguns patrocinadores.

Por enquanto, um grupo de mecenas está bancando a parada.


E quanto ao serviço da Amazon, o que tu acha?

Muito obrigado.
Avatar do usuário
Por unknown1140
Mensagens
#32889
Achoo que com esta quantidade de acesso, só vai um VPS mesmo. Fiz uns cálculos e vc ultrapassaria os limites da hospedagem compartilhada do mediatemple, o que significa que provavelmente em qualquer outra compartilhada você também vai ter problemas...
Uma outra opção é a Nova Dedicados, ela atualmente está hospedando o site e o fórum aqui da comunidade e os preços são bem bacanas tb. Não tenho nenhuma experiencia com eles mas os preços dos dedicados estão ótimos...
Já ouvi falar muito do Amazon, mas nunca testei então não posso falar nada...

Precisando, estamos aqui.
Por Hmuller
#32995
Então, o grupo lá resolveu utilizar o Amazon mesmo.

Daí estou configurando tudo, muito tranquilo (mesmo sendo a primeira vez que configurei um VPS).

A única parte chata foi configurar o DNS, que, segundo a Amazon, poderia ser feito através do Route 63 (que custa US$ 0,50 por dia).

Mas daí no grupo de grails, um usuário deu uma bela informação: utilizar o próprio registro.br pra configurar o DNS, só precisa indicar o IP fixo. Tiro e queda. O site que eu fiz os testes (e que rodará o opencart, em uma loja própria) tá funcionando.

Achei uma opção muito interessante.
Por Hmuller
#33011
Então.

To usando o serviço grátis da Amazon, que lhe garante uma instância micro, com 750 horas/uso por mês (ou seja, pode ficar on todo o tempo), e 8 gb para armazenar os arquivos, e um IP (que não tem custo, desde que associado a uma instância ativa).

E quanto ao atendimento, ainda não tive que usar. Mas posso reportar aqui minhas impressões, conforme for usando.
Por Hmuller
#33014
Antes escrevi um baita texto, mas a conexão caiu e eu perdi.

Bom, vamos de novo.

Conforme relatei, o pessoal que colabora no site achou que a Amazon fosse a melhor opção. Mas como nenhum deles tinha conhecimento pra fazer isso, eu abracei a causa. Fiz meu cadastro lá, utilizando meu cartão de crédito (apesar da Amazon possuir um serviço grátis por um ano, o cartão é necessário) e me cadastrei.

Para ler mais sobre o serviço grátis, leia http://aws.amazon.com/pt/free/. Bom, escolhi a instância "micro", que possui 638 mb de memória RAM (salvo engano), escolhi a imagem (existem diversas imagens, umas já com wordpress instalado, outras cruas. Nem procurei uma já configurada, escolhi uma crua). Como era só pra testes, e eu to pra lançar uma loja virtual, instalei o opencart (depois de instalar o MySQL, o cURL, o php5..., o apache2 (talvez esse tenha vindo instalado, não lembro)). Beleza, dei as permissões, instalei tudo certinho.

Até o momento, eu acessava o opencart através de um endereço DNS público que a Amazon disponibiliza. Para configurar o DNS, a Amazon disponibiliza o serviço Route 53, mas é pago (US$ 0,50 por dia, mas continua sendo pago, e eu, bolsista do governo :/). Então fui pesquisar no google. No fórum do gRails-Br, um cara sugeriu uma coisa mais simples: utilizar o próprio serviço do registro.br para configurar o DNS.

Para fazer isso, só tive que criar um Elastic IP (o modo como eles chamam os IP por lá). Detalhe engraçado sobre o Elastic IP é que ele é grátis se estiver associado à uma instância em execução. Se tu criar um Elastic IP e não usar, será cobrado US$ 0,24 por dia. Isso que é legal na Amazon, tu paga somente pelo que usa, quando usa. Por exemplo, se tu usar uma instância "big", e sabe que ela não será usada em um determinada período, tu pode desligar ela, poupando dinheiro.

Mas voltando ao assunto, criei meu IP lá, fui no site do registro.br e colei o IP lá. Depois do período de transição, meu site apontava corretamente pro servidor que eu mesmo configurei na Amazon.

Só não colo o site aqui, porque ainda estou configurando ele. Mas quando terminar as configurações, coloco ele lá na sessão de avaliação.

Bom, essa foi minha experiência com a Amazon. Foi bem tranquilo, levando em conta que eu nunca tinha instalado um servidor somente pelo terminal antes.

Night games. One night, no worries Real Women P[…]

@Manoel Vidal Poderia me ajudar com 2 coisas n[…]

Looking for a partner for an unforgettable night? […]

Olá! Tudo bem? Verifique as configura&cced[…]