Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Assuntos não relacionados com OpenCart.
#48246
Não sei como podem pensar em algo assim, é um absurdo:
Devolução do valor pago em dobro em caso de atraso.
http://ecommercenews.com.br/artigos/cas ... -de-atraso

Dependemos dos Correios que na maioria da vezes agem com total descaso ao cliente e a bomba vem para nossas mãos.

Exemplo: Abri uma reclamação no site dos Correios no dia: 14/11/2013 e me responderam só hoje, 08/02/2014, e ainda por cima dizendo que devolverão apenas R$ 4,62 do valor do frete, nem quero a devolução do dinheiro pago, só queria que eles enviassem a encomenda para o cliente, mais nada.

Enviei via SEDEX e foram entregar após 15 dias. Sendo que mesmo em áreas de risco o prazo máximo é de 8 dias úteis após a postagem para a entrega.
Prezado Cliente: Em atenção a manifestação registrada no Sistema Fale com os Correios, informamos que o objeto reclamado foi entregue em prazo superior ao contratado, motivo pelo qual estamos providenciando o devido ressarcimento, de acordo com as normas e valores vigentes de indenização. Esclarecemos que o crédito eletrônico será realizado em até 10 dias úteis, contados a partir desta data, no valor de R$4,62 em conta corrente de titularidade do remetente OU, caso o objeto tenha sido postado em Contrato, ao Detentor do Contrato com os Correios, desde que não ocorra inconsistência nos dados bancários informados neste PI ou já existentes em nosso cadastro.
Editado pela última vez por leandrorppo em 07 Fev 2014, 23:58, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Por denisgomes
Mensagens
#48249
Por favor mude o título do tópico pois o artigo trata de um projeto de lei e não de uma lei.

A princípio esse projeto de lei parece mesmo absurdo, mas acho que cabe destacar que o objetivo parece ser o de punir os abusos cometidos por um punhado de lojistas que insistem em nem mesmo fazer o básico, que é entregar o produto ao cliente que o adquiriu. E aí é aquele velho ditado: todos pagam pelas ações de uns poucos mal intencionados (estou me referindo aos lojistas ruins, ok? aqueles que realmente demoram pra postar ou que de fato dão golpes em seus clientes; ou ainda aqueles que insistem em vender prometendo postar imediatamente mesmo sem ter o produto em estoque simplesmente porque tem preguiça de atualizar o estoque da loja virtual e porque não quer perder vendas).

Espero que essa lei não passe. Mas é bom lembrar que já temos uma lei com objetivo semelhante: a lei estadual (SP) 14951/2013, que obriga as lojas a estabelecer uma data e turno para entrega e cumprir o prazo. A lei não especifica sanções mas sendo lei acredito que deixa qualquer empresa vulnerável a um processo por atraso na entrega. Na prática essa lei só mudou o prazo prometido: se antes a loja prometia 4 e entregava em 5 (por conta de algum atraso pequeno), hoje ela promete 15 e entrega em 6 (por exemplo), e aí o consumidor fica todo felizão porque veio "na metade do prazo". Pode reparar: todas as lojas agora dão prazos enormes pra entrega. Quando comprei uma TV nova há poucos meses me prometeram quase 1 mês para a entrega (veio na metade disso). Ou seja: se essa lei absurda passar, as lojas vão jogar o prazo ainda mais longe que é pra não errar MEEEEESMO.

Com relação ao atraso, leandrorppo, diz aqui nas normas postais que eles devolvem de 20% a 100% do valor da postagem (ou do objeto, se for declarado). Enquanto isso pode não ser suficiente a você pelos transtornos causados, isso parece consistente com o CDC que diz que um serviço prestado de forma parcial pode ter o seu valor reduzido também parcialmente. Por outro lado você está livre para abrir um processo contra eles caso julgue necessário. Neste ínterim, simplesmente prometa um prazo maior para os seus clientes e/ou oriente-os com relação a possíveis demoras, como o caso das regiões metropolitanas em que há muitos assaltos e os Correios estão usando um esquema diferente de entrega que pode atrasar em até 15 dias.
#48250
Alterei o título.

Concordo plenamente com o texto que cita que em vez de corrigirem os serviços de entrega, se preocupam em jogar toda a responsabilidade em cima do lojista, sendo quê, quando os Correios atrasam, oferecem míseros R$ 4,62, enquanto o vendedor (eu) teria que ter pago ao cliente, se a lei já existisse: R$ 359,80.

Em regiões com muitos assaltos o prazo máximo é de 8 dias úteis após a postagem.

No caso dessa postagem que me responderam hoje, nem queria o dinheiro de volta, mas com certeza foi um transtorno sem tamanho porque a venda foi feita através do Mercado Livre e se não fosse o "jogo de cintura" em enviar diariamente e-mails sobre o status e como estava correndo atrás para que a encomenda fosse entregue, teria com certeza levado um ponto negativo de forma "injusta".

Para falar a verdade, nem lembrava mais que tinha aberto a reclamação e hoje vieram com a resposta. Aliás, até estranhei terem respondido.
#48251
Como disse, é só prometer um prazo maior. Se o Correio dá 2 dias, prometa 3 ou 4. É a única opção viável no momento. E querendo ou não, gostando ou não, temos de ir levando a situação pois os Correios são os únicos que atendem a todos os municípios. Existem transportadoras que cobrem boa parte do Brasil, mas 100% dos municípios, só eles.

Então, faça como as grandes lojas. Jogue o prazo nas alturas ;)
#48252
Dá para manter como está, sigo os prazos dos Correios e explico ao cliente quando ocorrem erros, geralmente eles entendem.

Os Correios dificilmente mudarão o sistema e pensarão em melhorias no geral exatamente por não terem com quem concorrer de forma justa.

Aí temos que infelizmente "aceitar" o descaso que eles têm conosco.
#48256
Também acho que não irá para frente, mas caso aconteça, o que terão de processos de defesa para conseguir o valor dobrado pago de volta e colocando a culpa nos Correios não estará escrito, no final, o tiro sairá pela culatra.
#48257
@AllexWesley, greve de correio e banco já virou rotina, agora é pelo menos 1x por ano. Fico até imaginando se os sistemas de loja virtual por aí já não possuem um botão 'Greve dos Correios' pra ativar ou desativar um aviso geral na loja... :D

Night games. One night, no worries Real Women P[…]

@Manoel Vidal Poderia me ajudar com 2 coisas n[…]

Looking for a partner for an unforgettable night? […]

Vou verificar, Obrigado