Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Suporte para extensões de Formas de Envio
#51648
Amigos, peço a vossa ajuda para tentar solucionar um problema que venho pesquisando em vários tópicos e testando diversas sugestões, mas não consigo resolver.

A loja de um amigo usa a versão 1.4.9.3 da opencart. O módulo dos Correios está atualizado pro mais recente disponibilizado aqui no fórum.

Acontece que, sempre que se compra produtos em grande quantidade, o valor do frete calculado é muito caro. Quando se calcula o mesmo frete no site dos Correios, com o mesmo peso, sai muito mais em conta.
Eu suspeito que o problema esteja com as medidas. Verifiquei as medidas cadastradas em todos os produtos do Carrinho e está tudo certinho: tudo cadastrado corretamente, sempre me milímetros. Tudo dentro do limite do que manda a regra dos Correios.

Como posso resolver isso?

Pra se ter uma ideia do problemão, o valor calculado pela loja para um pedido com vários itens e peso total de 6,92Kg foi de R$ 335,98 por SEDEX e R$ 138,58 por PAC.
O mesmo envio calculado manualmente pelo site dos Correios, por PAC, ficaria em R$ 54,70.

Ficarei extremamente grato se puderem me orientar. Desculpe se estou postando sobre algo já resolvido, mas fiz pesquisa no fórum e estou com dificuldade para solucionar o problema.
Editado pela última vez por maecar em 21 Ago 2019, 15:17, em um total de 1 vez.
#51670
#netobg1, a rigor a loja ou o módulo de envio faz a conversão para o cálculo do frete. Se não me engano, o cálculo é feito em milímetros, não é?
Mas, a loja já chegou a usar as medidas em centímetros. Padronizamos tudo em milímetros justamente por causa destes problemas de cálculo de frete. Com a padronização, grande parte dos problemas de cálculo de frete foram resolvidos e aí ficou o problema de quando o carrinho possui muitos itens.
Eu chequei cada produto colocado na listagem do carrinho e garanto que as medidas estavam todas corretas, dentro dos limites impostos pelos Correios. Acredito que o problema seja mesmo a questão da loja somar tudo e o Correio calcular como se cada item fosse embalado separadamente...
O peso dos produtos também está corretamente cadastrado.
A versão da opencart é a 1.4.9.3 e o módulo dos Correios é o mais atual.
#51677
netogb1 escreveu:Já tentou atualizar sua versão para uma mais nova, pelo menos 1.5.5.1? A que ta usando é um pouco antiga.
Então, eu não sei como atualizar sem ter problemas com o banco de pedidos e produtos. As tabelas da versão 1.4.9.x e 1.5.x são bem diferentes e não sei como atualizar sem ter problemas com essa migração dos dados.

Além disso, a loja em questão tem uma série de modificações e personalizações por conta da particularidade do funcionamento do negócio. Algumas coisas ficariam faltando ou deficientes e não temos catalogado cada modificação feita.

Como pesquisando no fórum vi alguns usuários de versões mais avançadas com o mesmo problema, creio que não seja a loja em si, mas sim o módulo de envio, que vai pegar os dados dos produtos, manipulá-los e enviar para o webservice dos Correios.
#52623
O problema já te adianto que não é problema no módulo e sim nas configurações que você informou no módulo, produto, unidade de peso ou unidade de medida na administração da loja. Tire um print screen do cadastro do produto onde tem o peso e as dimensões e também da unidades de medida e unidade de peso desse produto.
#52630
veteranodf escreveu:O problema já te adianto que não é problema no módulo e sim nas configurações que você informou no módulo, produto, unidade de peso ou unidade de medida na administração da loja. Tire um print screen do cadastro do produto onde tem o peso e as dimensões e também da unidades de medida e unidade de peso desse produto.
veteranodf, não acredito que seja problema na padronização de pesos e medidas. Conforme descrevi no primeiro post, a loja está toda corretinha, com medidas e pesos padronizados em milímetros e gramas. O problema com o cálculo do frete muito caro somente acontece quando há muitos itens no carrinho de compras, por exemplo mais que 10 itens. Como a loja vende varetas de madeira que são compridas, acredito que o volume delas esteja fazendo o webservice dos Correios calcular o frete para vários pacotes individuais. Se você entra na loja e compra 1 ou 2 dos mesmos itens, o cálculo é correto. Porém, se entra e compra muitos itens, o cálculo extrapola todos os limites.

Veja abaixo, como exemplo, print das telas de pesos e medidas e 2 produtos:

Imagem

Imagem

Gente preciso de ajuda urgente. Na migraç&a[…]

Caro @reds , muito obrigado pela resposta.

PHP 8+ incompatibilidade

Toda tradução para a versão 3[…]

Ola @alex3257 Se você precisa apenas ver […]