Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

#27326
Olá Pessoal! Lendo um pouco sobre os impostos no opencart me vi em uma situação parecida com o pessoal acima.

OK - é possível ir lá no sistema e desabilitar para não exibir na loja "sem imposto R$ x,xx" - até porque isso não é comum no Brasil e nenhum grande ecommerce usa isso por aqui que eu saiba. Aqui o que se exibe é preço final e ponto, impostos é um problema interno pra loja resolver.

Então, eu por exemplo, gostaria de USAR IMPOSTO na loja, configurar o imposto corretamente (icms e etc), aplicar os impostos nos produtos, mas DEFINIR O PREÇO FINAL manualmente. Ou seja, o impostos SERIA CALCULADO REGRESSIVAMENTE AO PREÇO FINAL e não ACRESCENTADO AO PREÇO DO PRODUTO como é feito atualmente.

Talvez eu esteja com o pensamento errado, pois é mais fácil definir um preço do produto e deixar o sistema formar o preço final com impostos, é isso que vocês tem feito?

Informa apenas o custo + lucro e deixa o resto por conta ( + imposto (automatico) + frete por conta do cliente. )
#27337
Acho que seu post tem:

- introdução
- desenvolvimento
- clímax
- conclusão(?)

Sim, é mais fácil e, ao meu ver, mais lógico, definir o preço do custo do produto + custo de envio/manuseio/administrativo + lucro, e os impostos ficarem a cargo da loja.

Mas você até tem um lado de razão, já que o Brasil é o único país onde se paga um imposto X para vender para um cliente de SP e um imposto Y para vender para um cliente do Espírito Santo, por exemplo. Por isso, determinar o preço final (usando uma modificação) até faz um certo sentido, para não dar diferença de preço entre a finalização da compra dos clientes de cada estado (que é a forma utilizada pelas grandes lojas virtuais, elas absorvem o imposto, seja 4% do valor de venda ou 25%).

Mas, falando de maneira pessoal, se eu fosse trabalhar com produtos físicos (hoje não trabalho, por enquanto), eu faria tudo corretamente (com impostos) e deixaria como é originalmente, cobrando preços diferentes para cada estado, pois não acho justo ganhar um valor maior por venda, quando vender para um estado onde pago menos imposto, por ter "inflado" o preço para cobrir o custo das vendas em que pago mais impostos.
#32819
Renato Frota escreveu:Olá, pessoal.

Baseado no guia Configurando o OpenCart, postado pelo Manoel Vidal, estou postando esta contribuição, que visa auxiliar na configuração inicial do OpenCart após a instalação.

Em primeiro lugar, vocês devem ter a loja e a tradução instalada. A tradução da versão 1.5.1.3 está em neste link. Agora, vamos ao passo a passo.

1. Incluir a moeda REAL BRASILEIRO.

Painel Administrativo > Sistema > Localização > Moedas

Você pode excluir as duas moedas adicionais (Libras e Euros) caso não vá trabalhar com elas. Isso é feito marcando as duas caixas de seleção ao lado da moeda e clicando em Excluir, no topo direito.

Depois, você pode optar por editar a moeda US Dollar, para que ela seja a moeda Real, ou incluir uma moeda nova. Eu, particularmente, prefiro editar a moeda USD se não for trabalhar com ela na loja.

Basta clicar no link Editar, na coluna Ação, ao lado do nome da moeda US Dollar, e preencher o formulário da seguinte forma:

Título: Reais (ou Real, como preferir)
Código: BRL (código internacional para Brazilian Real)
Símbolo à esquerda: R$ (adicione um espaço após o cifrão, se quiser os preços assim: R$ 1,00)
Símbolo à direta: deixe em branco
Casas decimais: 2
Valor: mantenha 1.00000000 (são 8 zeros).
Situação: Habilitado

Clique em Salvar, no topo direito.

Obs: se você não vai mais ter a moeda USD na loja, terá um erro ao carregar a loja (pois ela é a moeda padrão salva no banco de dados, e essa informação precisa ser atualizada após deletar/editar a moeda). Para atualizar essa informação, faça:

Vá em Sistema > Configuração > Editar (ao lado da sua loja) > ir até a guia Localização > apenas verifique a moeda padrão, e salve.

2. Situações de Estoque

Painel Administrativo > Sistema > Localização > Situações de Estoque

2 – 3 Days: 2 - 3 Dias (ou outra frase do seu agrado e conveniência - utilizado para produtos que dependem que você não tem em estoque, mas tem disponibilidade para comprar do seu revendedor e enviar dentro de alguns dias para o seu cliente)
In Stock: Em estoque (dispobilidade imediata)
Out Of Stock: Sem estoque (e sem possibilidade de efetuar uma compra, por qualquer razão, para atender um único pedido - seu cliente não poderá comprar!).
Pre-Order: Encomenda (produto que você, habitualmente, não possui disponível e carece de uma encomenda a um fornecedor seu, está aguardando um lançamento - no caso de softwares e jogos, por exemplo - ou que você mesmo produz, mediante a encomenda, para atender o seu cliente).

3. Situações de Pedido

Painel Administrativo > Sistema > Localização > Situações de Pedido

Canceled: Cancelado
Canceled Reversal: Reversão Cancelada (*)
Chargeback: Reversão Solicitada (*)
Complete: Completo
Denied: Negado
Expired: Expirado
Failed: Falho (ou Negado)
Pending: Pendente
Processed: Processado
Processing : Processando
Refunded: Estornado
Reversed: Revertido (*)
Shipped: Enviado
Voided: Anulado

(*) Os pedidos "Chargeback" são associados ao PayPal e outros intermediários de pagamentos que atuam em favor do seu cliente, revertendo um pagamento realizado a você, a pedido do mesmo (ele pode alegar que você estourou o prazo de envio, ou que recebeu o produto errado, por exemplo). Quando está neste status, indica que o dinheiro foi bloqueado na sua conta (mas ainda está em disputa no PayPal). Quando a situação for resolvida, o seu cliente pode informar o PayPal que o pagamento pode ser liberado novamente, então o status muda para Reversão Cancelada. Se o PayPal considerar a reclamação justa e que a compra deve ser cancelada, devolverá o dinheiro ao seu cliente e o status mudará para Revertido. [ só tive 1 compra revertida por chargeback no PayPal, mas foi usando outro sistema de loja, outro módulo. No entanto, foi assim que interpretei lendo os docs do IPN e os Termos de Uso do PayPal - sintam-se livre para fazer qualquer correção ]

4. Países

A tradução de Brazil para Brasil não é tão importante, mas eu vejo como primordial habilitar a obrigatoriedade de CEP para os endereços nacionais. Como as duas coisas são feitas no mesmo lugar, vamos lá.

Painel Administrativo > Sistema > Localização > Países

Edite o nome (Brazil -> Brasil), e altere o último campo (CEP Obrigatório: Sim).

5. Regiões Geográficas

Painel Administrativo > Sistema > Localização > Regiões Geográficas

Edite a entrada "UK Shipping Zone"

Nome: Brasil
Descrição: Todo o Brasil
País: Brasil
Estado: Todas as áreas

6. Impostos

Painel Administrativo > Sistema > Localização > Classes de Impostos

Inclua uma classe:

Nome: Sem imposto
Descrição: Sem imposto
Clique em "Adicionar" (na parte inferior direita)
Região Geográfica: Brasil
Descrição: Sem imposto
Valor do Imposto: 0.00
Prioridade: 1

Clique em Salvar

7. Unidades de Medidas

Painel Administrativo > Sistema > Localização > Unidades de Medidas

Edite, para traduzir:

Centimeter: Centímetro (cm)
Inch: Polegada (pol)
Milimiter: Milímetro (mm)

8. Unidades de Pesos

Painel Administrativo > Sistema > Localização > Unidades de Pesos

Gram: Grama
Kilogram: Quilograma
Ounce: Onça
Pound: Libra

9. Páginas de Informações

Painel Administrativo > Catálogo > Páginas de Informações

Lembre-se de editar não apenas o título, mas também a URL amigável, na guia Dados.

About Us: Sobre nós / URL: sobre_nos
Delivery Information: Informações de Entrega / URL: informacoes_de_entrega
Privacy Policy: Política de Privacidade / URL: politica_de_privacidade
Terms & Conditions: Termos e Condições / URL: termos_e_condicoes

10. Limpando o terreno

Considerando a "simplicidade" da tela de adição de opções, produtos, atributos, etc, eu não vejo vantagem em editar os dados atuais em vez de eliminar todos eles e cadastrar os seus dados do zero. Pessoalmente falando, visualizar os itens que você ainda não editou em meio aos que já estão prontos, atrapalha muito a visualização (especialmente a tela com a listagem de produtos).

A maioria das pessoas começa excluindo os departamentos (categorias), os atributos, para depois excluir os produtos (por ser esta a ordem no menu Catálogo). Por mais bem feita que seja a OpenCart, não consigo realizar essa "proeza". Eu não gosto da ideia de ter um produto cadastrado em meu banco de dados, associado a um departamento que não existe mais. Bancos de dados baseados em Oracle praticamente exigem a criação de uma constraint ("restrição" que impede a exclusão de um registro que está associado a outro) mas, infelizmente, os programadores MySQL não adotam essa metodologia, apesar deste SGBD em questão também possuir esta funcionalidade. Por isso, vamos começar pela exclusão dos itens "finais". Ex: ao cadastrar produtos, seleciono seus atributos (que criei primeiro), então devo excluir os produtos primeiro e só depois os atributos (do contrário, eu teria produtos com atributos não catalogados no banco). Ao cadastrar atributos, defino seu grupo de atributos (obrigatoriamente), então excluo os atributos primeiro, depois os grupos (do contrário, eu teria atributos associados a grupos de atributos não catalogados).

Painel Administrativo > Catálogo > Produtos

Selecione a primeira caixa, no topo da lista, para que todos os produtos fiquem marcados, e clique em Excluir. Serão excluídos 10 produtos. Repita o processo até excluir todos (normalmente a OpenCart instala 19 produtos demo).

Exclua todos os itens, também, nas seguintes telas:

Painel Administrativo > Catálogo > Atributos > Atributos

Painel Administrativo > Catálogo > Atributos > Grupos de Atributos

Painel Administrativo > Catálogo > Opções

Painel Administrativo > Catálogo > Fabricantes

Painel Administrativo > Catálogo > Opções

e, por último, os Departamentos

Painel Administrativo > Catálogo > Departamentos

Ainda há coisas a traduzir ou excluir aqui no painel... por exemplo: banners, grupos de clientes, cupons, etc. Mas isso vocês saberão fazer sem nenhuma dificuldade. Agora vamos à tela de configurações gerais.

11. Configurações

Painel Administrativo > Sistema > Configurações

Guia Opções -> Prefixo da Fatura: alterar para "Fatura-" (suas faturas serão Fatura-1, Fatura-2, etc).

Guia Servidor -> Usar URL Amigável: alterar para "Sim"

Obs: Você deve renomear o arquivo .htaccess.txt para .htaccess (sem extensão) se quiser utilizar URLs Amigáveis.

Guia Servidor -> Chave de criptografia: trocar a chave para um código qualquer, de sua preferência (recomendo que não seja a sua senha!).

Pronto... o que vejo de mais importante, é isso. Vou atualizando conforme arrumar mais tempo.

- changelog -

07/12/2011 - Atualizado texto a respeito da moeda padrão
08/12/2011 - Atualizado link da tradução
Obrigado @Renato Frota ... Muito útil!!!
#35095
Olá, pessoal,

Este me pareceu um fórum que se relaciona com a minha dúvida. Eu gostaria de fazer uma modificação na minha loja com relação a edição das classes "price-new" e "price-old". Alguém saberia informar em que arquivo posso fazer isso? Não estou encontrando.

Abraços,
Eduardo

Ola @felipesujf Se você extrai os arquiv[…]

extensção -> Módulos

Voltou ao normal sozinho

Olá Uso o OpenCart 2 e tenho algumas d&uac[…]

Night games. One night, no worries Real Women P[…]