Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

#10107
Olá colegas da OCBr.

Com o fim de ajudar aos colegas iniciantes que tem dificuldade com a configuração de e-mail segue uma dica resumida de como resolver o problema para a maioria dos servidores de hospedagem.

Tente a seguinte configuração por SMTP:

Primeiro acesse a administração de sua loja e vá no menu Sistema > Configurações edite sua loja e vá na aba Geral localize o campo E-mail: e nele coloque o e-mail* que vai ser responsável por receber as notificações do OpenCart, depois vá na aba E-mail, localize o campo Protocolo de E-mail: e selecione SMTP, depois preencha os campos abaixo conforme sua hospedagem.

1ª Opção para quem tem Hospedagem:

Protocolo: SMTP
Parâmetros do Protocolo: -[email protected] (Note que é o -r junto com o usuário SMTP)
Servidor SMTP: smtp.seudominio.com.br
Usuário SMTP: [email protected]
Senha SMTP: sua senha
Porta SMTP: 587
Tempo de Conexão SMTP: 5

2ª Opção para quem tem servidores Linux (modifique apenas os campos abaixo o restante fica como na 1ª Opção):
Protocolo: SMTP
Parâmetros do Protocolo: -r
Servidor SMTP: localhost

3ª Opção para quem tem Revenda com cPanel:

Protocolo: SMTP
Parâmetros do Protocolo:
Servidor SMTP: mail.seudominio.com.br
Usuário SMTP: [email protected]
Senha SMTP: sua senha
Porta SMTP: 587
Tempo de Conexão SMTP: 5

4ª Opção para quem tem Revenda com Plesk:

Protocolo: SMTP
Parâmetros do Protocolo:
Servidor SMTP: tls://smtp.seudominio.com.br
Usuário SMTP: [email protected]
Senha SMTP: sua senha
Porta SMTP: 587
Tempo de Conexão SMTP: 5

Importante: O e-mail da loja, deve ser o mesmo que está no campo "Usuário SMTP", isso é uma restrição da Locaweb.

Para UOLHost: Testado e Aprovado!

Servidor SMTP: smtp.seudominio.com.br
Usuário SMTP: [email protected]
Senha SMTP: sua senha
Porta SMTP: 587
Tempo de Conexão SMTP: 10

- Em alguns casos pode-se manter o Protocolo Mail e adicionar as linhas abaixo no final do arquivo .htaccess
php_flag mail_filter 0

Para GMail ou Google Apps: Testado e Aprovado!

Importante: Por padrão o envio de e-mail está desativado nas contas GMail, então ative o envio de e-mail na conta antes de tentar enviar e-mail pela loja.

Servidor SMTP: ssl://smtp.gmail.com ou ssl://smtp.googlemail.com
Usuário SMTP: [email protected] ou [email protected]
Senha SMTP: sua senha
Porta: 465

Pode ser necessário executar este procedimento também: http://www.opencartbrasil.com.br/forum/ ... =41&t=4925

Para demais servidores: Teste as opções abaixo!

Servidor SMTP: smtp.seudominio.com.br ou ssl://smtp.seudominio.com.br ou mail.seudominio.com.br
Usuário SMTP: [email protected]
Senha SMTP: sua senha
Porta SMTP: 587, 465, 26 ou 2525 *Teste as portas uma de cada vez.

Se não funcionar tente ainda adicionar a linha extension=php_openssl.dll no seu php.ini.

Observações:
* O Usuário SMTP: da aba E-mail deve ser o mesmo do campo E-mail: da aba Geral.
Uma minoria dos servidores de hospedagem não permitem o envio de e-mail a partir de e-mail que não tenham a terminação do domínio hospedado, ou seja, você só pode enviar e-mail da sua loja se cadastrar nela um e-mail válido (que exista), como por exemplo [email protected].

É isso, espero ter ajudado :D
#19774
Então cara, eu tava utilizando a propria conta de e-mail do dominio hospedado na locaweb. E estava quebrando a cabeça ontem o dia inteiro tentando editar a library mail.php para atender os requisitos da locaweb.

Como tenho conta também no gmail. usei as configurações que vc passou e funcionou, então coloquei um encaminhamento de e-mail na conta do gmail para conta que quero e resolveu meu problema..

Sua ajuda foi muito util. Valeu!!
#21555
Complementando a sua contribuição, Manoel, é importante os usuários saberem que alguns servidores de e-mail limitam a quantidade de e-mails enviados num determinado período. A minha hospedagem, por exemplo, tem limite de 100 mensagens por hora. Numa loja pequena isso pode não ser um problema, mas numa loja maior com muitos envios o sistema pode falhar ao enviar os e-mails e/ou pode atrapalhar o Outlook ou o webmail do usuário. Essa limitação existe para evitar que o servidor fique sobrecarregado e que os clientes utilizem o servidor para fazer spam (que, diga-se de passagem, é proibido em qualquer hospedagem). E sim, enviar newsletters, mesmo que os clientes tenham pedido, pode ser considerado spam pela hospedagem.

Portanto é sempre recomendável verificar o limite de envios de sua hospedagem atual. O Google Apps provavelmente tem um limite maior, mas ainda sim deve ter algum. Fica a dica.
#23437
byleonardo escreveu:oi,
Como faço para testar se deu certo no email?

Simule compras por depósito por exemplo, envie msg na aba contato ou realize o cadastro de novos clientes. Utilizando de preferência algum email que tbm tenha acesso. Assim, verificará se o cl. tbm recebe as msgs.

Valeu Manoel. Abraço

Dê uma analisada na estrutura da tabela &quo[…]

Integração ERP

Olá @Filipe Zefeirno . Tem sim, por&eacut[…]

Ola @Leandro Felipe Após editar o arqui[…]