Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Suporte geral sobre problemas técnicos para OpenCart v2.x.
Por luizlima
#68487
Olá,

Sou novo por aqui e estou pesquisando uma solução de e-commerce para integração com meu próprio sistema ERP.
Estou avaliando o nopCommerce e o OpenCart.

Gostaria de saber algumas questões:

- Posso instalar diversas lojas em um único servidor? (possuo um servidor cloud)
- Posso instalar o MSSQL como database? Posso ter um banco de dados para cada loja?
- Vou precisar ler e gravar informações no banco de dados , isso é possível?

Se der tudo certo, irei comprar as extensões: Rede/Cielo/Frete e Anti-fraude.

Abs
Por veteranodf
Mensagens Especiais
#68497
Seja bem vindo ao fórum;

* Pode instalar várias lojas em um único servidor desde que o mesmo seja de boa qualidade, com espaço e memória;
* Sim o opencart possui suporte para essa base de dados, nunca testei não sei se é estável, o ideal e instalar uma demo e fazer testes;
* Se essa base de dados for estável poderá fazer o que desejar na mesma;

Só para você ficar ciente o opencart é feito em cima do PHP e esse outro que você postou em cima o ASPX, ai só depende do seu conhecimento nas duas linguagens para escolher a que você terá mais facilidade, eu mesmo adoro o opencart, plataforma simples de trabalhar, core muito estável, muitos módulos gratuitos e outros profissionais pagos e mão de obra barata comparado com outras plataformas;

Existe diversos módulos para a loja opencart, aqui mesmo na comunidade vende alguns módulos que você necessita segue link caso optar por trabalhar com essa plataforma https://www.opencartbrasil.com.br/busca&search=pagamento
Avatar do usuário
Por Manoel Vidal
Mensagens
#68500
Olá.

Vamos as respostas:

- Posso instalar diversas lojas em um único servidor? (possuo um servidor cloud)
Resposta: O OpenCart tem suporte para multi lojas, onde todas as lojas são gerenciadas em um único painel administrativo, ou seja, se você for o dono de todas as lojas vai funcionar perfeito, mas se o que você deseja são várias lojas para vários donos administrarem, então o OpenCart não tem esse recurso.

- Posso instalar o MSSQL como database? Posso ter um banco de dados para cada loja?
Resposta: Sim, mas nunca testei, pois sempre utilizamos MySQL. Pode, mas tendo instalações diferentes, no caso de uma única instalação utilizando o sistema multi lojas, você só utilizará 01 (um) banco de dados.

- Vou precisar ler e gravar informações no banco de dados , isso é possível?
Resposta: Se o que você deseja saber é se o OpenCart tem API para integrar com outros sistemas, a resposta é não, mas temos outra solução que serve ao mesmo objetivo Rest API:
https://github.com/opencartbrasil/opencart-rest-api

Espero ter ajudado. :)
Por luizlima
#68529
Muito obrigado pelas respostas!

Meus clientes não irão administrar o e-commerce pelo painel administrativo, todas as operações serão feitas pelo meu ERP.
As integrações que preciso são as seguintes:

- Quando os pedidos cairem na base do OpenCart e forem aprovados pelo gateway, os mesmos deverão ser inseridos automaticamente na base do meu ERP.
- Quando o estoque for alterado no meu ERP, o mesmo deverá atualizar a base do OpenCart (o problema é que meu estoque é atualizado via trigger, por isso que gostaria de acessar a base do MSSQL no OpenCart)

O que mais me chamou atenção no OpenCart é que as customizações de integração com Cielo e Rede já estão desenvolvidas e homologadas.

Fico no aguardo do comentário de vocês.
Estou aberto a mudanças conceituais no meu sistema, num futuro distante vamos remover as regras das triggers do banco e colocar na aplicação (nesse caso eu consigo atualizar o estoque e preços pela WebAPI.

Abs
Avatar do usuário
Por Manoel Vidal
Mensagens
#68541
@luizlima É possível criar uma rotina no OpenCart para cada vez que um pedido for adicionado, ele atualizar o ERP do seu cliente.

Vamos lá!

Você tem pelo menos duas abordagens:

- A primeira é baseada em seu ERP ser na nuvem, e possuir uma API para integração com outros sistemas; esse seria o mundo ideal, pois seria fácil integrar com o OpenCart com o ERP.
- A segunda é baseada em seu ERP ser offline, instalado na empresa dos clientes, neste caso, o ideal é criar um app (aplicativo, programa, etc), que será instalado nos servidores dos clientes, este app é que fará a sincronização entre ERP e o OpenCart.

As duas abordagens já são amplamente utilizadas por ERP para integrar com OpenCart, teria que avaliar qual o seu caso, e verificar o que se encaixa na realidade de seus clientes.

Espero ter ajudado. :)
Por luizlima
#68561
Manoel,

Eu até posso criar a API para receber os dados do OpenCart, vai resolver o problema dos pedidos.
Mas ainda assim fico com o problema do estoque, o cliente não quer ter um estoque separado para o e-commerce.
O estoque no ERP ocorre dentro das triggers do banco, ou seja, não consigo startar API.
O ideal é que eu grave direto na tabela do OpenCart.

Existe alguma documentação sobre as tabelas do OpenCart?
Avatar do usuário
Por Manoel Vidal
Mensagens
#68562
Entendi, se é possível a criação de uma API para comunicação com o ERP, basta criar uma extensão para o OpenCart que dispare essa informação para o ERP.
Sobre a questão das tabelas, estamos sem uma documentação atualizada sobre elas, mas basicamente, todas as tabelas com o nome "order", armazenam os dados do pedido, e nas "product" os dados dos produtos.

Mês que vem teremos uma documentação atualizada em português para devs. :)
Por dbrazoli
Mensagens
#68585
VeteranoDF, bom dia.
Me interessei pela Rest API.
Tenho um módulo de emissao de NFE, desktop ainda, e queria incialmente, integrar as vendas da loja com o meu backoffice.
Tipo: Opencart finalizou um pedido, gerar o registro na minha base de faturamento.
Esta Rest API me ajudaria nisso ? Onde posso encontrar material de apoio ?
E obrigado mais uma vez por sua colaboração, compartilhando o seu conhecimento.

Grato.
Daniel.

Gente preciso de ajuda urgente. Na migraç&a[…]

Caro @reds , muito obrigado pela resposta.

PHP 8+ incompatibilidade

Toda tradução para a versão 3[…]

Ola @alex3257 Se você precisa apenas ver […]