Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Suporte geral sobre problemas técnicos para OpenCart v2.x.
#72273
Boa tarde,

Estou tentando melhorar o posicionamento da minha loja no google, porém hoje fui dar uma olhada no google webmaster e na parte do sitemap está mostrando o seguinte erro

Problema: Invalid URL
Descrição: This is not a valid URL. Please correct it and resubmit.
Exemplo: "Tag pai: image", "tag: loc"

Como eu posso resolver isso? Se eu tento acessar o sitemap direto pelo domínio ele funciona certinho, agora quando testo ele pelo webmaster ocorre erros que é uma url inválida.

http://www.caminhodospes.com.br/index.p ... le_sitemap
Avatar do usuário
Por Manoel Vidal
Mensagens
#72279
Olá @Marcelo Fernandes.

Dei uma analisada no seu arquivo sitemap e aparentemente não há nenhum erro nele, está com a estrutura totalmente correta, só posso imaginar que essa mensagem seja referente há algum link quebrado que apesar de estar em seu sitemap, deve está com erro, ou seja, não está acessível, lembrando que pode ser um link de imagem pelo erro mencionado.

Espero ter ajudado. :)
Por Marcelo Fernandes
Mensagens
#72296
Olá @Manoel Vidal

Obrigado por se dispor a ajudar. Onde eu poderia alterar o sitemap? É possível? Como eu iria para tentar corrigir isso? Porque no webmaster está constando 497 url mas somente 197 indexadas.

Uma dúvida também, se eu apago um produto ele pode causar erros no sitemap também? Já que o link do produto não vai existir mais.
Avatar do usuário
Por Manoel Vidal
Mensagens
#72297
Sobre esse índice, ele funciona assim mesmo, pois muitas URLs o Google identifica que são idênticas, então ele utiliza a Canonical TAG para postar somente a URL principal e não lhe penalizar por conteúdo duplicado, em resumo, se está indexando, então está funcionando. :)
Por Marcelo Fernandes
Mensagens
#72299
No webmaster mostra que tenho 497 urls e apenas 197 indexadas, é normal isso @Manoel Vidal ? Não era para ter mais do que isso? Não chega nem a ser a metade de urls que possuo na loja. Tentei com uma segunda loja que estou montando e ela não possuí produtos ainda, apenas alguns de teste e mesmo assim ele apresenta o mesmo erro de sitemaps no webmaster. Seria por causa da versão do OC? Estou usando a verão 2.1.0.2

Eu tentei criar um sitemap em externo, só que quando eu coloco ele no webmaster ele apresenta o mesmo problema de url inválida que o do oc.
Avatar do usuário
Por Manoel Vidal
Mensagens
#72300
Faça um calculo simples para saber se está perdendo muitas URLs:

Some:
Quantidade de produtos habilitados + Quantidade de departamentos + Quantidade de páginas de informações visíveis

O resultado da soma vai dar aproximadamente a quantidade de URLs reais e não duplicadas que você deve ter, lembrando que o Google analisa o conteúdo das páginas e não somente as URLs, ou seja, se ele achar que o conteúdo das páginas é igual (duplicado), ele escolhe a página que estiver com a Canonical TAG e indexa somente ela, outras páginas ele pode não indexar porque não considera que a mesma tenha relevância, em resumo, no final é o algorítimo de análise do Google que vai decidir se vai para o resultado das buscas ou não.

Para não alongarmos muito, uma vez que já expliquei alguns motivos para a não indexação, estude sobre a Canonical TAG, e o algorítimo de indexação do Google por relevância, pois é um assunto bem vasto mas que vale o estudo.

Espero ter ajudado. :)
leandrocs gostou disso
Por MarcosLegal
#72312
Marcelo Fernandes escreveu:No webmaster mostra que tenho 497 urls e apenas 197 indexadas, é normal isso @Manoel Vidal ? Não era para ter mais do que isso? Não chega nem a ser a metade de urls que possuo na loja. Tentei com uma segunda loja que estou montando e ela não possuí produtos ainda, apenas alguns de teste e mesmo assim ele apresenta o mesmo erro de sitemaps no webmaster. Seria por causa da versão do OC? Estou usando a verão 2.1.0.2

Também estou usando a versão 2.1.0.2 e tenho o mesmo problema.
Meu sitemap envia 14614 urls e só tenho 851 indexadas.
Tenho 4000+ produtos e 100+ departamentos.
Estou tentando a 6 meses e nada muda.

Também preciso de ajuda. :(
Avatar do usuário
Por Manoel Vidal
Mensagens
#72358
O sitemap não é garantia de que o Google indexará todas as suas páginas, a única função dele é fornecer seus links para o Google, de forma que o algorítimo de indexação do Google é quem vai decidir se indexa ou não, em resumo, dificilmente vocês conseguiram indexar todas as páginas, e se já está indexando algumas, significa que o sitemap.xml está funcionando.

Aconselho que estudem mais sobre SEO, sitemap e o mecanismo de indexação do Google.

Espero ter ajudado. :)
Por A MS
Mensagens
#79338
Não consigo editar o módulo Sitemap no meu OC 2.3.0.2, eu clico no botão editar para poder habilitá-lo e aparece uma página em branco. Alguém pode me ajudar com alguma dica?

Looking for a partner for an unforgettable night? […]

Olá! Tudo bem? Verifique as configura&cced[…]

Olá! Tudo bem? Trabalho com Opencart h&aac[…]

Imagem do Carrinho de Compras

Olá! Tudo bem? São vários lo[…]