Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Suporte geral sobre problemas técnicos para OpenCart v2.x.
#87749
Olá pessoal,

Começou dar um probleminha aqui que não sei o que pode estar causando isso.

Arquivos que envio para a pasta download em system que sempre abriu normal agora dá como "Página não encontrada".

Eu tenho alguns vídeos de explicação associados ao produtos que quando um cliente compra aquele produto associado abre um vídeo mp4 normalmente para ser baixado, esse está funcionando, mas arquivos em pdf ou jpg que são enviados para a pasta download não estão mais abrindo, só dá página não encontrada, eu uso esse recurso para enviar por exemplo a nota fiscal ao cliente e quando ele entra nas informações do pedido tem o botão link para ver e baixar se quiser mas não está mais abrindo.

Sempre funcionou perfeito e do nada não abre.

Eu já conferi o caminho e está certo, o arquivo está sendo enviado normalmente para a pasta mas já tentei agora excluir e reenviar por meio de ftp mas não abre do mesmo jeito.

EDITADO:
Para citar um exemplo, o link abaixo tem um pequeno jpg que deveria abrir como antes, o arquivo já foi checado e está lá certinho:
https://www.shazammagicas.com/system/do ... w_roxo.jpg
Editado pela última vez por Smagicas em 29 Jul 2020, 17:42, em um total de 1 vez.
#87763
Testado arquivo em outras pastas e funciona, como por exemplo na pasta Image é só digitar o caminho no google e o arquivo é aberto. Algum problema apenas na pasta Downloads que o navegador não consegue acessar como no exemplo que citei acima, o arquivo está lá mas o navegador não encontra nada dessa pasta.
#87766
Olá @Manoel Vidal obrigado por responder. A pasta está com permissão 755 sim, tanto a System como a Download. Só os arquivos dentro é que são 644 mas os da pasta Image também são 644 e abrem normalmente. De qualquer maneira eu renomeei o do exemplo que deixei acima para 755 mas não abre de qualquer maneira.
O curioso é que estava tudo normal antes e eu não tenho configurado e nem instalado nenhuma melhoria desde o início da pandemia, só estou abrindo a Admin para gerenciar os pedidos e mais nada, só descobri o problema porque um cliente disse que a nota fiscal dele não abriu, daí fui olhar e nem dos clientes antigos que abria normalmente não abre mais. Mas tudo bem, uma hora o problema acaba aparecendo e por enquanto tenho que enviar manualmente por e-mail a nota para o cliente.
#87821
Olá @Manoel Vidal , seguindo sua sugestão eu olhei no .htaccess e encontrei essa linha abaixo, daí eu deletei ela e atualizei as modificações e agora abre normalmente como antes. O problema é que eu não sei que linha é essa, dá uma olhada e me fala se ela tem alguma importância ou eu posso deixar sem ela:
Código: Selecionar todos
RewriteRule ^system/download/(.*) /index.php?route=error/not_found [L]
#87823
Essa regra existe no .htaccess para proteger este diretório de acesso direto, uma vez que os arquivos para download cadastrados no OpenCart ficam nesta pasta.

Se você só adiciona na pasta arquivos que todos podem acessar, então creio que não haverá problemas. :D
#87827
Obrigado @Manoel Vidal pela ajuda, eu fiquei com uma dúvida sobre essa pasta e gostaria que me explicasse. Eu tenho arquivos sim nessa pasta que não é público, somente pessoas escolhidas podem acessar como por exemplo um cliente exclusivo que adquiriu um determinado produto, portanto quando o arquivo é upado para a pasta em muitos casos fica associado nativamente ao produto correspondente e só quem comprou aquele produto tem acesso através da pasta download na conta dele. Mas eu tenho também módulo externo instalado que fica na admin e quando eu estou alterando o status da venda eu tenho opção de enviar ali arquivos para o cliente ver ou baixar como por exemplo a nota fiscal, portanto são arquivos exclusivos de quem tem o acesso apenas.

A minha dúvida é, pelo que eu entendo para uma pessoa ter acesso ou baixar um arquivo dessa pasta ela tem que ter o nome do arquivo que está na pasta não é assim? Se for é tranquilo porque os arquivos são criptografados como nesse exemplo (12522_35170713498132000137550010000000121348201707.pdf) e assim a pessoa nunca conseguiria baixar sem ter esse nome correto do arquivo, eu entendo assim mas talvez eu esteja errado por isso gostaria que me explicasse. Se for assim como eu imagino não tem problema eu deixar sem aquela linha no .htaccess mas se de alguma maneira alguém puder ter acesso a pasta download no system então eu não posso deixar sem essa linha e preciso achar outra solução para que os arquivos não sejam bloqueados para as pessoas que tem acesso.
#87829
Se você possui arquivos que não podem ser baixados abertamente nesta pasta o ideal é bloquear o acesso direto a ela novamente e criar outra pasta para os arquivos públicos.

Em resumo, o problema de deixar a pasta aberta ao acesso direto com extensões como pdf, zip, etc, é que ela pode ser facilmente varrida de forma automatizada para buscar tudo que tem dentro dela e realizar o download (não precisa saber o nome dos arquivos), por isso a pasta download tem o acesso direto bloqueado no OpenCart.

Espero ter ajudado. :D
#87831
Ok, entendi. Só que infelizmente então não tenho mais como usar a modificação que eu comprei a bastante tempo se deixar essa linha no .htaccess. Provavelmente eu não tinha essa linha antes porque sempre funcionou bem desde que comprei a modificação, talvez seja o Red que colocou porque um tempo atrás ele me pediu os acessos para dar uma olhada e disse que havia configurado o .htaccess e pode ter colocado essa linha e eu não tinha notado o problema. O jeito vai ser fazer manualmente várias coisas, como por exemplo enviar a danfe para o cliente uma a uma por e-mail como algumas coisas mais que precisar. Mas valeu pela ajuda.

Só para deixar registrado a modificação que eu usava e é ótima pois facilita muitas coisas em relação aos recursos nativos para downloads é essa do screnshot:
http://shazammagicas.com/image/img_01.png
http://shazammagicas.com/image/img_02.png
http://shazammagicas.com/image/img_03.png

Gente preciso de ajuda urgente. Na migraç&a[…]

Caro @reds , muito obrigado pela resposta.

PHP 8+ incompatibilidade

Toda tradução para a versão 3[…]

Ola @alex3257 Se você precisa apenas ver […]