Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Por phdorocha
#72576
Olá pessoal,

Estou tentando criar um módulo para pagamento integrado com o boletobancario.com seguindo o seguinte exemplo:

https://code.tutsplus.com/tutorials/cre ... -cms-22393

Só que pelo que entendi esse exemplo foi feito na versão anterior, eu até criei os arquivos nas pastas corretas e mesmo assim dá erro ao tentar instalar a extensão.

Erro: Internal Server Error!

Como posso criar um módulo para a versão 2.3.0.2?
Por veteranodf
Mensagens Especiais
#72603
O melhor lugar para aprender sobre opencart é no site do desenvolvedor, segue link da documentação http://docs.opencart.com , a a primeira coisa a se fazer é você entender como se forma a estrutura de módulos, após isso você pode começar a fazer testes até desenvolver o seu primeiro, mais se você já tiver o conhecimento básico uma dica que te dou é pegar um módulo de pagamento nativo no opencart e duplicar o mesmo, quando falo duplicar não é copiar e mudar o nome dos arquivos, para duplicar um modulo você tem que modificar completamente a estrutura das funções e direcionar o mesmo para outro template, somente após isso você vai moldando o mesmo para chegar no que necessita;
Castro gostou disso
Por phdorocha
#72605
veterano, obrigado pela dica. Muito grato pela ajuda.

Um coisa que eu não observei no exemplo é onde devo definir as informações do banco. O script para preparar o banco.

Vou tentar seguir a sua dica, se tiver mais informações e poder compartilhar eu agradeço muito. Já trabalho com PHP e alguns Frameworks (Yii, Laravle, Bootstrap) e alguns CMSs.
Por veteranodf
Mensagens Especiais
#72607
Vamos colocar como exemplo o opencart 2.3.x.x, vou criar o módulo de pagamento teste

Admin, deve ter os seguintes arquivos, vou numerar cada um e explicar abaixo;
1) admin/controller/extension/payment/teste.php
2) admin/language/pt-br/extension/payment/teste.php
3) admin/view/template/extension/payment/teste.tpl

O 1 é responsável por instalar o modulo na admin e receber os dados dos arquivos 2 e 3, sendo que o arquivo 3 é o responsável pelas configurações do módulo, todos os inputs do mesmo serão salvos na tabela setting do bd automaticamente após você salvar o módulo, por isso você não precisa criar uma função para salvar os campos;

Agora na frente da loja

Deve ter os seguintes arquivos;
1) catalog/controller/extension/payment/teste.php
2) catalog/language/pt-br/extension/payment/teste.php
3) catalog/model/extension/payment/teste.php
4) catalog/view/theme/default/template/extension/payment/teste.tpl

No checkout o opencart busca o arquivo 1 "controller", o arquivo controller se comunica com o arquivo 3 "model", o arquivo model é responsável por comunicar com o banco de dados para fazer simples checagem como se o módulo esta ativo, se o valor do carrinho é suficiente para habilitar o módulo, no último passo do pedido opencart busca o arquivo 4 "tpl" que é o responsável por armazenas os campos tipo número do cartão, titular, data de validade etc, to citando exemplo de módulo de cartão de credito, o que desejar colocar nesse arquivo pode, por último tem o botão confirmar desse arquivo que é o responsável pela função que irá se comunicar com o arquivo 1 "controller" e arquivo 4 "model";

A estrutura do opencart não é complexo, realmente só vai pegar o jeito com muito estudo e treino, minhas explicaçções não foi da melhores mais espero que possa te ajudar;
Por phdorocha
#72622
Poderia sugerir qual extensão padrão do OC posso usar como base para criar uma extensão integrando com boleto bancário gerado pela API do boletobancario.com?
Por veteranodf
Mensagens Especiais
#72623
Qualquer extensão de pagamento você pode utilizar como base, como informei você tem que entender como funciona a lógica de criar a extensão, informei todos passos, como seu conhecimento sobre o opencart é reduzida aconselho comprar a extensão pronta tem essa caso desejar adquirir algo profissional.
Por jucelio
#73064
boa tarde Amigos, estou passando por algo parecido, estou a pouco tempo estudando o opencart e como bom programador logo após entender os processo visuais de cadastros fui estudar a estrutura, peguei um bom tuto na internet que funcionou perfeitamente na versão 2.2.x , mas o mesmo processo não funciona na versão 2.3.x , simplesmente o modulo não é carregado ,não apresenta erro , mas o modulo não fica disponível para uso.

Verifiquei na documentação do opencart e a estrutura que é apresentada http://docs.opencart.com/developer/module/ não é a correta , já que os módulos estão dentro de extension...

Alguém do fórum já está desenvolvendo módulos para 2.3.x e saberia informa se tem algum detalhe na criação de modulos para essa nova versão fora o fato de te que implementar o novo caminho nas chamadas do modulo "extension/module/meu_modulo" .... já conferir meu modulo com os padrões e estão com as mesmas configurações ...

Detalhe , estou gerando os arquivos diretamente nas pastas , não estou usando o processo de instalação de extenções...

Esse é o link do siste que achei um bom tuto que funciona perfeitamente na versão 2.2.x : https://code.tutsplus.com/pt/tutorials/ ... -cms-26155

Não sei se é permitido da referencia de outros sites, caso não seja os moderadores podem se sentir a vontade para remover o link ....
Por veteranodf
Mensagens Especiais
#73075
O processo é esse mesmo, lembre que também deve mudar o nome da class controller e model, ex: versões 2.1.x.x e 2.2.x.x usava a class ControllerModuleNOMEDOMODULO a 2.3.x.x passou para class ControllerExtensionModuleNOMEDOMODULO

Night games. One night, no worries Real Women P[…]

@Manoel Vidal Poderia me ajudar com 2 coisas n[…]

Looking for a partner for an unforgettable night? […]

Vou verificar, Obrigado