Página 1 de 1

[DICA] Resolvendo o problema com o Instalador do OpenCart

Enviado: 06 Jul 2016, 23:57
por Manoel Vidal
Olá comunidade! :)

Não é de hoje que muitos colegas estão de cabelo em pé por não conseguir utilizar o Instalador do OpenCart, então resolvi escrever essa dica sobre como resolver levando em consideração a experiência que temos na comunidade sobre o problema.

Vamos lá!

O OpenCart utiliza o método de envio por FTP em seu Instalador para instalar a tradução e extensões.
Para que o envio funcione, na aba FTP nas configurações da loja, menu Configurações > Loja (System > Settings), você deve preencher as configurações corretamente de acesso ao FTP de sua hospedagem, indicando corretamente o diretório onde o OpenCart está instalado.

Se após preencher as informações de FTP, o instalador apresentar uma mensagem de erro, os motivos do erro podem ser:
- Você não configurou corretamente as informações de FTP.
- Sua hospedagem está limitando ou bloqueando a utilização da biblioteca FTP do PHP.

Se você tem certeza que as informações de FTP estão corretas e mesmo assim não funciona, utilize a modificação Instalador sem FTP, segue o link para você fazer o download, mas leia todas as instruções de instalação e configuração antes de instalar e utilizar a modificação:
https://github.com/opencartbrasil/instalador-sem-ftp

Com a modificação instalada tudo deve funcionar, mas caso você note que após o envio de extensões ou tradução, os mesmo não não aparecem em sua loja, mesmo que uma mensagem de erro não seja exibida, isso pode indicar que seus diretórios não tem permissão de escrita, pois todos os diretórios do OpenCart devem ter permissão de escrita, no caso do Linux a permissão deve ser a 755, neste caso, dê permissão a todos os diretórios e tente enviar as extensões ou tradução novamente.

Importante:

Hospedagens de baixa qualidade costumam ter limitações que causam os problemas relatados abaixo:

- Há casos em que você consegue enviar extensões pelo Instalador do OpenCart, mas somente arquivos pequenos, menores que 100 kb. Esse problema é causado por limitação no tamanho do upload de sua hospedagem, neste caso, você deve entrar em contato com o suporte de sua hospedagem e solicitar que aumentem para pelo menos 10 MB o tamanho permitido de arquivos por upload, se eles disserem que não é possível, troque de hospedagem.

- Outro problema comum ao enviar os arquivos pelo Instalador do OpenCart é, ser exibida uma mensagem ligada a pasta tmp ou temp. Esse problema é causado pelo fato da hospedagem utilizar uma única pasta temporária para todos os clientes, neste caso, você deve entrar em contato com o suporte de sua hospedagem, e solicitar que eles criem uma pasta temporário exclusiva para sua hospedagem, se eles disserem que não é possível, troque de hospedagem.

Testando o OpenCart em seu computador?

Se você tiver instalado o OpenCart localmente, ou seja, em seu computador, a configuração de FTP não vai funcionar, neste caso, a única solução é utilizar a modificação Instalador sem FTP, segue o link para você fazer o download, mas leia todas as instruções de instalação e configuração antes de instalar e utilizar a modificação:
https://github.com/opencartbrasil/instalador-sem-ftp

Em resumo, se não deu certo configurando o FTP, utilize a modificação Instalador sem FTP, se não deu certo com a modificação e sua hospedagem não lhe ajudou, troque de hospedagem, pois uma loja precisa no mínimo de uma hospedagem decente. ;)

Espero ter ajudado. :D

Re: [DICA] Resolvendo o problema com o Instalador do OpenCart

Enviado: 23 Mai 2019, 09:24
por Ricardo Leal
Ajudou muito!!! ;) ;) :D :D :D

Muito Grato, @Manoel Vidal