Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

#68714
Olá comunidade!

Ao testar a finalização do pedido, alguns usuários reclamam que não aparece nenhuma opção de frete, somente a mensagem "Não há opções de frete disponíveis...". Essa mensagem, não diz que há um problema no OpenCart com frete, ela informa que não há um tipo de frete disponível, que se encaixe nos requisitos para atender o endereço do cliente, por isso, fiz um checklist para que você verifique se configurou corretamente tudo que é necessário para que as opções de frete fiquem disponíveis em sua loja.

Vamos lá!

Verifique se você cadastrou uma região geográfica para o Brasil, caso não tenha cadastrado, acesse a administração da loja e vá no menu Configurações->Dados Auxiliares->Regiões geográficas, clique no botão Adicionar, e preencha os campos do formulário conforme abaixo:
Região geográfica: Brasil
Descrição: Todo o Brasil
Clique no botão Adicionar região geográfica.
País: Selecione Brasil
Estado: --- Selecione ---
Clique no botão Salvar.

Verifique no cadastro dos produtos, se você preencheu as informações referente a dissensões e peso do produto, essas informações são individuais para cada produto, e ficam no formulário de dados do produto, na aba Dados, nos campos "Dimensões (C x L x A)" e "Peso", sendo que é muito importante que você preencha as informações de dimensões em centímetros, e o peso em quilogramas, não esquecendo de selecionar os campos abaixo:
Unidade de medida: Centímetro (Centimeter)
Unidade de peso: Quilograma (Kilogram)

- Exemplo de pesos para cadastro:
1Kg - Cadastre no produto o valor: 1.000
500Gr - Cadastre no produto o valor: 0.500
50Gr - Cadastre no produto o valor: 0.050

- Exemplo de dimensões para cadastro:
1m comprimento x 30cm largura x e 50cm altura - Cadastre no produto os valores: 100 x 30 x 50
70cm comprimento x 60cm largura x e 10cm altura - Cadastre no produto os valores: 70 x 60 x 10

Verifique nas configurações da loja, se a unidade de peso padrão é o quilograma, e se a unidade de medida padrão é o centímetro, para isso, vá no menu Configurações->Loja, clique no botão Editar, na aba Localização, localize os campos abaixo e configure conforme o exemplo:
Unidade de medida padrão: Centímetro (Centimeter)
Unidade de peso padrão: Quilograma (Kilogram)
Depois clique no botão Salvar.

Verifique se você instalou e configurou uma extensão de frete para a loja, para isso, vá no menu Extensões->Fretes, e instale, configure e habilite os fretes que você deseja utilizar em sua loja.

Pronto! Seguindo esse checklist, dificilmente você verá a mensagem "Não há opções de frete disponíveis...".

Importante: O OpenCart não vem nativamente com extensões de frete para Correios ou transportadoras brasileiras. Para utilizar estas opções de frete, você deve localizar as extensões que você deseja utilizar, baixar, instalar, configurar e habilitar, para poder utilizá-las.

Bônus!

No caso da extensão dos Correios, é muito importante que além do checklist, você configure os dados da extensão corretamente, e ao simular o frete na loja, você utilize um CEP válido que não seja o mesmo que você configurou na extensão dos Correios; e lembre-se que os Correios tem limite de peso e dimensões, e que não transporta qualquer mercadoria.
Para mais informações, segue os links:
https://www.correios.com.br/para-voce/p ... -e-de-peso
https://www.correios.com.br/para-sua-em ... restricoes

Espero ter ajudado. :)

Gente preciso de ajuda urgente. Na migraç&a[…]

Caro @reds , muito obrigado pela resposta.

PHP 8+ incompatibilidade

Toda tradução para a versão 3[…]

Ola @alex3257 Se você precisa apenas ver […]