Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Suporte geral sobre problemas técnicos para OpenCart v3.x.
Galera!

Tenho um e-commerce desenvolvido na plataforma OpenCart, disponível em https://optlaser.com.br/, onde comercializamos transceptores óticos e cabos ópticos. Para a venda dos transceptores, temos a necessidade de identificar a marca do equipamento em que serão utilizados, conhecida como compatibilidade, podendo ser Dell, Huawei, Nokia, entre outras.

Para capturar essa informação crucial e garantir o envio correto do transceptor com a compatibilidade adequada, no OpenCart, utilizei a aba "Opções" ao editar o produto. Criei uma opção chamada "Compatibilidade" e adicionei os "valores", representando todas as marcas que oferecemos suporte. Essas opções são apresentadas na loja como uma seleção múltipla:

https://imgsh.net/a/F3yzTLI.png

No entanto, surgiram alguns desafios ao criar essas opções. Ao configurar os valores, o OpenCart oferece algumas configurações, como Quantidade, Reduzir estoque?, Preço, etc.
https://imgsh.net/a/yJ5DVG2.png

Dado que isso para mim não representa exatamente uma variação de produto, mas sim uma informação adicional, configurei a quantidade para as marcas (que são os valores) como 1 e optei por não reduzir do estoque. A decisão de não reduzir do estoque foi tomada para evitar que o estoque do produto fosse zerado ao atingir a quantidade mínima de 1. No entanto, surgiu um problema em que cada marca (valor) adicionado permite que o cliente adicione o estoque total do produto.
Tomando o produto OPT-CACT-S-SS-E-P7 como exemplo:
https://imgsh.net/a/tnWxzFZ.png

Que possui apenas 6 unidades em estoque, cada opção de compatibilidade permite que o cliente adicione 6 unidades ao carrinho:
https://imgsh.net/a/N00i5ux.png

Isso está causando problemas significativos em relação ao controle de estoque, já que os clientes conseguem comprar mesmo quando excedem o estoque disponível.

Busco uma solução que me permita oferecer a opção de compatibilidade no produto, mas que esteja associada ao estoque total do produto.

Será que vocês conseguem me dar uma luz ou desenvolver algo para tal?

Estou à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Atenciosamente,
Carlos Junqueira.
Por reds
Mensagens Especiais
Ola @carlos.junqueira
Quando uma opção esta marcada para não baixar estoque ela definitivamente não teria poder sobre o estoque real do item, mas o estoque real deveria validar no carrinho.
Em configurações de sua loja, esta marcado para não permitir vender com estoque zero ou negativo?
Em configurações da loja > loja > aba opções
Estoque
  • Exibir quantidade do produto em estoque?
  • Exibir mensagem de produto sem estoque?
  • Finalizar pedido com produto sem estoque?
Olá,
Realmente existe um problema.
Permitir vender com estoque zero ou negativo? Não
Exibir quantidade do produto em estoque? Não
Exibir mensagem de produto sem estoque? Sim
Finalizar pedido com produto sem estoque? Não
Baixar estoque da opção? Não
Está ocorrendo o seguinte... Por exemplo o estoque do produto = 10un com opções A, B, C. Permite 10un A, 10un B e 10un C, totalizando 30un onde consta apenas 10un em estoque.
Se alguém souber uma solução, desde já agradeço.
Por reds
Mensagens Especiais
Ola @dariopencart
Seria necessário ver que ocorre em sua loja, pois normalmente isso funciona sim.
Se o sistema esta marcado para não vender sem estoque, ele deve barrar isso no carrinho, a algo atrapalhando isso em sua loja.
;)
Imagine a seguinte situação:
Cadastro do produto: Celular (10un de estoque). Opcional 1: caixa de presente (0 un não dá baixa em estoque). Opcional 2: caixa de presente com laço (0 un não dá baixa em estoque).
Continua sendo 10un do produto, porem é possível comprar 10un com opcional 1 e 10un com opcional 2.
Por reds
Mensagens Especiais
Ola @dariopencart

Existe uma interpretação nesse sentido,
Se você diz que o sistema não vai controlar estoque pela opção, ele definitivamente vai ignorar isso e validar a compra, pois sub entende-se que se você tem 10 em estoque ele vai permitir o valor cheio em cada opção e não ratear pela quantidade total do mesmo produto no carrinho (não sei se fui claro).
Coloque que SIM "opção baixa estoque" e faça um novo teste, eu não posso afirmar que isso é um erro do OC, mas isso cabe uma boa discussão.

Eu vou correr testes afim de entender isso mais a fundo, mas a principio seria isso.
;)
Olá @reds,
Parece mais simples do que na verdade é. Não diria que seja um erro, é mais uma situação.
Eu acredito que o principal estoque a ser considerado deveria ser sempre o estoque do cadastro do produto, independentemente das opções.
O estoque das opções só deveriam determinar se é possível ou não incluir esse "opcional" no item de acordo com sua disponibilidade.
Veja, essa é a forma como funciona no meu caso, não sei se faz sentido para os demais.
Agradeço sua atenção.
Olá! Tudo bem?

@carlos.junqueira, a solução seria criar um campo extra com as opções necessárias que seria enviado como se fossem as opções, mas sem estarem atrelados a um estoque.
Se quiser conversar a respeito pode entrar em contato, por favor, através do WhatsApp: 15 98152-9807.
carlos.junqueira gostou disso
dariopencart escreveu:Olá,
Realmente existe um problema.
Permitir vender com estoque zero ou negativo? Não
Exibir quantidade do produto em estoque? Não
Exibir mensagem de produto sem estoque? Sim
Finalizar pedido com produto sem estoque? Não
Baixar estoque da opção? Não
Está ocorrendo o seguinte... Por exemplo o estoque do produto = 10un com opções A, B, C. Permite 10un A, 10un B e 10un C, totalizando 30un onde consta apenas 10un em estoque.
Se alguém souber uma solução, desde já agradeço.
dariopencart escreveu:Imagine a seguinte situação:
Cadastro do produto: Celular (10un de estoque). Opcional 1: caixa de presente (0 un não dá baixa em estoque). Opcional 2: caixa de presente com laço (0 un não dá baixa em estoque).
Continua sendo 10un do produto, porem é possível comprar 10un com opcional 1 e 10un com opcional 2.
Olá a todos!
Sim, exatamente essa a questão.

Existe algum solução utilizando as opções do opencart? Ou precisaríamos de um plugin externo?
leandrorppo escreveu: 07 Dez 2023, 13:07 Olá! Tudo bem?

@carlos.junqueira, a solução seria criar um campo extra com as opções necessárias que seria enviado como se fossem as opções, mas sem estarem atrelados a um estoque.
Se quiser conversar a respeito pode entrar em contato, por favor, através do WhatsApp: 15 98152-9807.
Sim, é uma opção válida.
Entrarei em contato contigo para discutirmos.

Olá, Estou tentando criar uma opç&at[…]

Ola @Kyn Leonardo Você pode entrar em con[…]

Notei que não utiliza o checkout nativo sen[…]

O correto é você gravar um log dos da[…]