Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Suporte geral sobre problemas técnicos para OpenCart v3.x.
Por abatista
#85570
Pessoal boa tarde.

Sou novato no OpenCart, mas tenho conhecimentos em Magento onde desenvolvi vários módulos e funcionalidades. Sou navegador de primeira viagem e decidi logo ir para a versão 3. Minha dificuldade são as documentações bem superficiais do site oficial, poucos módulos para a versão 3.

Vamos lá o pouco que entendi é que não podemos modificar ou não é uma boa pratica modificar um arquivo core, devemos fazer via ocmod ou vqmod. Achei muito ruim isso, por exemplo:, no magento consigo estender uma classe e ou adicionar um novo modulo com as mesmas classes do core e modificá-lo. É isso mesmo não tenho opção de criar fisicamente minhas modificações? Tenho que escrever o tal do xml?

1. Não achei documentação explicando onde coloco meus arquivos de scripts em caso de validações ou outras funcionalidades
2. Nenhum dos módulos free que achei da internet para validação cpf/cnpj funcionaram na versão 3.0.3.2 (Brasil 1.4.3).
3. Tentei converter da versão 2, trocando o .tpl pelo .twig, e modificando alguns arquivos de controle para a versão 3. Mas nada de achar documentação de como converter uma classe do 2 para o 3.
4. Quando instalo uma modificação ocmod, como tenho certeza que a minha classe foi modificada, que as alterações foram de fato criadas?
5. A maioria dos módulos que baixei, mercado livre e outros, mesmo sendo da versão 3 apresentarão problemas e tive que modificá-los, minha experiencia está desastrosa. :( :? :cry:

São tantas duvidas se alguém puder me dar uma orientação de documentação para ler agradeço.

Att
Abraços
Avatar do usuário
Por Manoel Vidal
Mensagens
#85572
Olá @abatista.

O OpenCart tem uma documentação oficial em inglês, segue:
http://docs.opencart.com/en-gb/developer/module/

Também há uma documentação oficial em inglês para OCMOD, segue:
https://github.com/opencart/opencart/wi ... ion-System

Em resumo, o que você precisa para desenvolver para OpenCart é pelo menos conhecimento intermediário em PHP com POO e no modelo de camadas MVC, pois diferente de outras plataformas que tem uma curva de aprendizagem de média a grande e dependem de extensa documentação, o OpenCart tem uma das menores curvas de aprendizado por seguir basicamente os padrões mais simples de POO com MVC, por isso há tão pouca documentação, mas muitos desenvolvedores.

Para criar e editar arquivos do tema, na versão 2 é necessário ter conhecimentos relacionados ao framework CSS Bootstrap, segue:
https://getbootstrap.com/docs/3.3/

E nas versões 3, você também deve ter conhecimentos relacionados ao engine template Twig, segue:
https://twig.symfony.com/

Respondendo as suas dúvidas:

- Se você necessita modificar arquivos do core do OpenCart, o ideal é de fato fazer isso por meio do OCMOD, pois o OCMOD modifica os arquivos criando cópias deles e mantendo os arquivos originais intactos, permitindo que rapidamente ao desinstalar extensões, modificações ou módulos, tudo que foi instalado seja removido.
- Há muitos módulos free para OpenCart, mas mantê-los free demanda tempo e dinheiro, então se não achar free e não conseguir desenvolver, você terá que pesquisar e comprar, pois ninguém vive de vento, e valorizar o trabalho de agências e desenvolvedores é o que mantém a comunidade ativa.
- Mudar extensões de arquivos tpl para twig não fará funcionar arquivos do tema, pois o Twig tem padrão próprio de tags que não permitem a inserção de código PHP em seu conteúdo.
- Para controlar e depurar suas modificações OCMOD, utilize o Editor OCMOD:
https://www.opencartbrasil.com.br/exten ... mato-ocmod
- Adaptação de módulos é uma rotina comum em todas as lojas, principalmente quando módulos não são bem desenvolvidos, ou quando a loja tem muitas modificações conflitantes.

Por experiência, posso lhe dizer que se seu objetivo é desenvolver lojas em OpenCart a custo baixíssimo para vendê-las, esqueça..., não tem futuro, pois o OpenCart apesar de ter o menor custo de desenvolvimento e suporte, ainda demanda um bom investimento em temas e extensões, além de uma boa hospedagem que de longe é essas hospedagens ou revendas de R$ 19,99.

Se você acredita que pode desenvolver tudo o que precisa, isso é bacana, mas sem dúvidas você não irá conseguir, então desenvolva e venda suas extensões e lojas, mas não tenha problemas em sempre que necessário investir no trabalho de outros desenvolvedores, principalmente quando são trabalhos de qualidade, pois comunidade é isso também. ;)

Espero ter ajudado. :D
leandrocs, leandrorppo gostou disso
extensção -> Módulos

quando entro em Extenção -> M[…]

Night games. One night, no worries Real Women P[…]

@Manoel Vidal Poderia me ajudar com 2 coisas n[…]

Looking for a partner for an unforgettable night? […]