Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Suporte geral sobre problemas técnicos para OpenCart v3.x.
Avatar do usuário
Por reds
Mensagens Especiais
#86094
Ola pessoal,

EU tenho um site que estava a correr bem, alguns gargalos mas corria.
Recentemente atualizamos para a versão 3x do Opencart

E ai começou uma novo empreite.
o SQL começou a cair por diversas vezes, e realmente eu não saberia como resolver,
Se alguém é um expert em SQL e poder nos ajudar e/ou pode contribuir com dicas de valor para consertar tal ponto, sou grato.

O site corre normal ao tempo todo, com média de 10 a 30 pessoas simultaneamente, esta em um servidor dedicado com 8GB ram.
:(
#86097
Olá @reds.

Se você tiver acesso ao SSH do servidor, comece visualizando os processos ativos do servidor, para ver qual está no topo de utilização da memória, pois nem sempre o banco de dados pode está caindo por excesso de processamento dele, pode ser que outro processo esteja sobrecarregando o servidor e derrubando o banco de dados simplesmente por falta de memória livre.

Se você constatar que o banco de dados não é o processo que mais está mais consumindo o servidor, então ai está a sua primeira pista, ou seja, não é ele o problema.

Se o banco de dados estiver consumindo muito, você deve verificar:

- Se o servidor está sofrendo um ataque DOS/DDOS.
- Se o servidor está contaminado com algum malware.
- Se alguma extensão/modificação está sobrecarregando o servidor.
- Se alguma tarefa agendada está sobrecarregando o servidor.

Algumas boas práticas são:

- Utilizar um bom CDN e firewall como o Cloudflare.
- Utilizar um serviço de e-mail externo, ou seja, não utilizar o servidor para gerenciar/enviar/receber e-mail.

Não posso deixar de indicar a utilização da versão Brasil do OpenCart, pois constantemente estamos aprimorando e otimizando ela, sendo que se já estiver utilizando a versão mais recente, não esqueça de configurar a tarefa agenda que limpa a tabela de sessão:
https://github.com/opencartbrasil/openc ... -agendadas

Espero ter ajudado. :D
reds gostou disso
#86098
@Manoel Vidal

Desconsiderando os pontos
- Se o servidor está sofrendo um ataque DOS/DDOS.
- Se o servidor está contaminado com algum malware.

Em teste os pontos abaixo
- Se alguma extensão/modificação está sobrecarregando o servidor.
- Se alguma tarefa agendada está sobrecarregando o servidor.

No caso tinha uma tarefa agendada com um time muito pequeno achei estranho e coloquei pra roda 1vz dia "Carrinho Abandonado", e parece que fixou o as quedas, mas é cedo pra descansar.
Agora nos testes das extensões pra ver se alguma tem problemas.

Muito obrigado pelas dicas @Manoel Vidal
;)

Night games. One night, no worries Real Women P[…]

@Manoel Vidal Poderia me ajudar com 2 coisas n[…]

Looking for a partner for an unforgettable night? […]

Vou verificar, Obrigado