Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Suporte geral sobre problemas técnicos para OpenCart v3.x.
#86448
Pessoal, como vocês lidam com a frequência de pedidos abandonados que são gerados?

Quando chegamos no checkout, ele já gera um número do pedido (fica temporariamente em pedido abandonado).
Se o comprador alterar algum dado na página de checkout, como por exemplo, alterar algum endereço de entrega, ou excluir algum produto do carrinho, a página é recarregada, gerando novo número de pedido abandonado.

Isso vai criando uma lacuna de pedidos abandonados no banco de dados, por exemplo, as vezes pulando do pedido 10 para o pedido 14 (isso para finalizar o pedido de um único comprador), sem contar que vai enchendo o banco de dados com dados desnecessários.

O de vocês ocorre isso?
O ideal não seria ao chegar no checkout gerar apenas um número de pedido?
#86474
Isso não ocorre nativamente no opencart, no checkout padrão é gerado número de pedido somente quando você chega no passo "Resumo do pedido"; Com certeza o seu problema é devido esta usando um módulo onecheckout problemático;
#86481
veteranodf escreveu:Isso não ocorre nativamente no opencart, no checkout padrão é gerado número de pedido somente quando você chega no passo "Resumo do pedido"; Com certeza o seu problema é devido esta usando um módulo onecheckout problemático;

Me refiro a chegar ao último passo mesmo, confirmação do pagamento, passo 6. (aqui ele gera o número do pedido temporário)
Se o cliente alterar algo no carrinho, ele gera outro número de pedido abandonado.
Aí o cliente chega no passo 6, e de repente volta de novo para alterar algo, como endereço ou adicionar mais produto
Aí novamente vai gerar outro número de pedido abandonado.
#86486
É exatamente isso que ocorre, não tem nada errado, por segurança assim que chega no passo informado é gerado um pedido com produtos no carrinho e dados do cliente, caso o mesmo alterar qualquer coisa o sistema gera novo pedido com os novos dados
#86500
Só complementando o que o @veteranodf informou, essa gravação do pedido ocorre para garantir o correto funcionamento das extensões de pagamento, que necessitam que haja um pedido com código único além dos dados dos produtos comprados, dados do cliente e endereço, e frete (quando necessário) gravados de modo inalterado. Qualquer alteração nesse modo de funcionamento irá com certeza ocasionar problema no funcionamento das extensões de pagamento.

Outro detalhe é que os pedidos que foram gravados e não foram finalizados pelo cliente, ficam com a situação de pedidos abandonados, assim eles podem ser recuperados por meio de uma extensão que tenha essa função. Quando digo "recuperados", falo de converter vendas não concluídas em vendas finalizadas, uma prática comum no e-commerce, que funciona basicamente através do envio de mensagens para os clientes que não finalizaram o pedido.

Espero ter ajudado. :D

Gente preciso de ajuda urgente. Na migraç&a[…]

Caro @reds , muito obrigado pela resposta.

PHP 8+ incompatibilidade

Toda tradução para a versão 3[…]

Ola @alex3257 Se você precisa apenas ver […]