Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Suporte geral sobre problemas técnicos para OpenCart v3.x.
#87607
Pessoal,
Bom dia a todos.
Estou com uma duvida e não estou conseguindo resolver.
.
O seguinte javascript aparece com duas chamada na Pagina do Produto ( Referente ao Recaptcha de Comentários ).

Versão da Loja: OpenCart Brasil 3.0.3.2 versao 1.4.14.

O resultado foi obtido na GTMetrix.com

Os javascript abaixo são exatamente o mesmo e esta sendo feita a mesma leitura dua vezes e consumindo banda ( e tempo duas vezes ).

Uso o tema Default Original apenas com alteraçoes em layout via css. Onde eu poderia mexer para impedir essa chamada duplicada ?

https://www.gstatic.com/recaptcha/relea ... cha__en.js (283.7KiB)
https://www.gstatic.com/recaptcha/relea ... cha__en.js (283.7KiB)
#87654
Olá @MillerSp.

Isso não é um problema causado pelo OpenCart versão Brasil ou não, pois o reCAPTCHA é uma extensão para OpenCart nas versões 3 e o único script que ela carrega é:
//www.google.com/recaptcha/api.js

Em resumo, é o próprio Google através da API do reCAPTCHA que faz esse carregamento duas vezes do script citado por você pelos motivos que só os desenvolvedores do Google sabem.

E como é um script externo controlado pelo próprio Google, você só tem suas opções: deixar como está ou desativar o reCAPTCHA.

Espero ter ajudado. :D
#87686
Olá, Manoel Vidal
.
Obrigado irmão pela atenção e pela resposta.
.
Eu estava desconfiado disso mesmo, mas ainda não tinha certeza.
.
A solução que achei mais interessante nessa situação é a de nas configurações da loja, não permitir comentários de visitantes...
.
Dessa forma fica mais leve para quem navega a primeira vez e depois se o cliente logar o cache já vai ajudar a compensar essa leitura adicional de javascript...
.
E dessa forma o Google não penaliza, pois ainda fica disponível as avaliações dos consumidores.
.
Manoel, obrigado pela resposta, espero de alguma forma também ter colaborado com essa solução que encontrei de lidar com a duplicidade do recaptcha do Google sem afetar o Seo da loja.
Grato
MillerSp

Gente preciso de ajuda urgente. Na migraç&a[…]

Caro @reds , muito obrigado pela resposta.

PHP 8+ incompatibilidade

Toda tradução para a versão 3[…]

Ola @alex3257 Se você precisa apenas ver […]