Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Suporte para módulos, formas de pagamentos e formas de envio para OpenCart v1.x.
#56963
Olá Amigos,

Estou com uma necessidade muito específica que, mesmo depois de testar bastante, procurar extensões, procurar no fórum, não consegui resolver.

O cliente vende produtos pesados, que podem chegar à 20Kg e por isso, ele contratou a transportadora JAMEF para entregar em todo o Brasil.
A JAMEF, por sua vez, passou à ele uma tabela de preços, com este padrão:

• Rio de Janeiro (capital) - até 5Kg R$ X,XX --- de 6 a 20Kg R$ X,XX ---de 21 a 30Kg R$ X,XX ...
• Rio de Janeiro (Interior 1) - até 5Kg R$ Y,YY --- de 6 a 20Kg R$ Y,YY --- de 21 a 30Kg R$ Y,YY ...
• Rio de Janeiro (Interior 2) - até 5Kg R$ Z,ZZ --- de 6 a 20Kg R$ Z,ZZ --- de 21 a 30Kg R$ Z,ZZ ...

Todos os estados seguem o padrão acima, faixas de pesos para Capital, Interior 1 e Interior 2.
Ou seja, Capital, Interior 1 e Interior 2 são um grupo de cidades.

Aí eu perguntei para o cliente quais são as regiões de abrangência de Capital, Interior 1 e Interior 2.
A JAMEF enviou uma tabela, GIGANTE, especificando o estado e quais cidades são CAPITAL, quais INTERIOR 1 e quais INTERIOR 2.

Minha ideia inicial era cadastrar cidade por cidade como sendo uma ZONA GEOGRÁFICA, relacionado ao Estado.
Depois ir na extensão FRETE POR PESO, selecionar a cidade em questão e cadastrar a variação de peso.
Na teoria, funciona perfeitamente, pois o usuário ao calcular o frete vai selecionar País, Estado e ao calcular, irão aparecer as cidades (Zonas) com o valor baseado no peso.

Porém, na prática não vai funcionar, pois o Brasil tem 5.570 cidades, então eu teria que cadastrar todas elas como sendo Zonas Geográficas de determinado estado.
Depois, vou ter que, em cada cidade (Zona geográfica), configurar a faixa de CEP individual dela, sendo que cada cidade (Zona) possui muitas variações de peso.
Vai ser um trabalho descomunal!

Para cadastrar as Zonas Geográficas sendo cidades, eu poderia inserir uma lista direto no banco de dados, talvez adiantasse.
O problema é depois para cadastrar as variações de peso. Eu teria que tomar muito cuidado com os relacionamentos.
Como não tenho muito conhecimento das tabelas do OpenCart, não sei muito bem o que se relaciona com o que e tenho receio de alterar direto no BD.

Outra solução que pensei, bem simples na verdade, é cadastrar 3 zonas geográficas para cada estado, CAPITAL, INTERIOR 1 e INTERIOR 2.
Na descrição eu colocaria as cidades de abrangência. Copiar e Colar praticamente. Muito simples.
Porém, é simples para mim mas não para o usuário, pois ele irá informar seu país e estado, ao calcular, aparecerão as 3 zonas e na descrição de cada zona, a lista de cidades.
Isso para o usuário vai ficar muito, mas muito confuso, pois ele terá que ficar procurando sua cidade no meio de um montão de cidades cadastradas. Vai ficar com layout feio e vai dar muita margem para erro do usuário. E quanto mais confuso, menor o índice de venda. Até consegui fazer uma modificação (via OCMOD) que faz a descrição da zona geográfica aparecer na cotação.

Se alguém tiver alguma solução, que envolva modificação, extensão o até mesmo trabalho direto no banco de dados, inserindo e relacionando as informações, será de grande ajuda.
#56966
Olá,

Fiquei pensando aqui, realmente um trabalhão para fazer, uma dúvida, analisando a tabela, há muita diferença entre o Interior 1 e Interior 2?
Pergunto isso, pois se não houver muita diferença você pode levar em conta o valor mais alto, sendo assim você teria um filtro mais simples para fazer, pois você teria apenas estados, capitais e o resto é interior de cada estado.

Exemplo:

Estado:
- Amapá
Cidades:
- Macapá (Capital).
- Outras cidades (para não ficar Interior).

Levando em conta o exemplo acima, você ainda teria que fazer com que o campo Cidade, fosse do tipo menu e conforme a estado, fosse oferecido as opções capital ou interior, conforme exemplo acima.

A questão de configuração da tabela, ainda teria que ser feito em um módulo específico e o Frete por peso não serviria, pois você tem que especificar o valor para a capital e para o interior, baseado no campo cidade.

Essa é a minha ideia. :)
#56968
Olá Manoel Vidal, obrigado pela resposta.
No RJ, as diferenças são bem poucas.
Mas em outras localidades, passa de R$ 10,00, podendo chegar à R$ 50,00, dependendo do estado.

Segue um print com uma parte da tabela da transportadora:
https://lh4.googleusercontent.com/YMmFn ... w1412-h686

Vou entrar em contato agora com o cliente para ver com ele sobre essas variações.
Depois atualizo com a solução.
#56976
Manoel Vidal escreveu:Ok, me dê em retorno pois tenho interesse me desenvolver uma solução comercial para essa funcionalidade. :D
Ok Manoel,

Eu falei com o cliente e ele disse para juntar Interior 1 e Interior 2 em Outras Cidades, como você havia sugerido.
Então ficará CAPITAL e OUTRAS CIDADES.
Antes de falar com ele eu já havia até mapeado os relacionamentos no banco de dados para inserir de forma dinâmica. Ia dar um trabalhão montar um script para isso.

Agora estou quebrando a cabeça no seguinte:

Para cada estado, criarei 2 Zonas Geográficas, Capital e Outras Cidades.
Então, Rio de Janeiro Capital vai abranger: AREAL, BELFORD ROXO, CACHOEIRAS DE MACACU, DUQUE DE CAXIAS, GUAPIMIRIM, ITABORAI, ITAGUAI, JAPERI, MAGE, MESQUITA, NILOPOLIS, NITEROI, NOVA FRIBURGO, NOVA IGUACU, PETROPOLIS, QUEIMADOS, RIO DE JANEIRO, SAO GONCALO, SAO JOAO DE MERITI, SEROPEDICA, TERESOPOLIS (258 caracteres)

Outras Cidades não precisarei especificar, pois se não tiver em capital, será Outras Cidades.
O problema é que a descrição da Zona só permite até 255 caracteres, que é o máximo VARCHAR aceito no BD. Já não daria para preencher na descrição as cidades abrangidas por CAPITAL.

Tem cidades que ainda é pior, como SP, que na capital tem: ARUJA, BARUERI, BIRITIBA-MIRIM, CAIEIRAS, CAJAMAR, CAMPO LIMPO PAULISTA, CARAPICUIBA, COTIA, DIADEMA, EMBU DAS ARTES, EMBU-GUACU, FERRAZ DE VASCONCELOS, FRANCISCO MORATO, FRANCO DA ROCHA, GUARAREMA., GUARULHOS, ITAPECERICA DA SERRA, ITAPEVI, ITAQUAQUECETUBA, JANDIRA, JORDANESIA, JUQUITIBA, MAIRIPORA, MAUA, MOGI DAS CRUZES, OSASCO, PERUS, PIRAPORA DO BOM JESUS, POA, RIBEIRAO PIRES, RIO GRANDE DA SERRA, SALESOPOLIS, SANTA ISABEL, SANTANA DE PARNAIBA, SANTO ANDRE, SAO BERNARDO DO CAMPO, SAO CAETANO DO SUL, SAO LOURENCO DA SERRA, SAO PAULO, SUZANO, TABOAO DA SERRA, VARGEM GRANDE PAULISTA (590 caracteres)

Fora que a pessoa terá que ficar verificando na lista se a cidade dela está presente. A lista acima, separada por vírgula é uma zona, o usuário vai ficar confuso.

O problema é que para a JAMEF, capital não é só capital. CAPITAL é CAPITAL e adjacências.

Você tem alguma sugestão?

Eu até procurei alguma extensão por faixa de CEP, pois aí tendo a cidade, terei que correr atrás das faixas de CEP.
Mas caí na questão do peso. Encontrei um módulo que cadastra faixa de cep por peso, porém só estável até a versão 1.5 e estou usando a 2.0.1.1

Encontrei uma outra extensão que cadastra por faixa de CEP com suporte para OC 2, mas não menciona o peso.
Enviei um email para o desenvolvedor pedindo mais detalhes da extensão e caso esta não dê para configurar faixa de peso junto do CEP, se ele possui alguma outra para este fim.

Assim que tiver novidades atualizarei o tópico.
#56990
Puxa, agora que vi que postei no fórum do OC 1.5.x. Foi mal, nem vi o título especificando.
Sobre a questão, entrei em contato com um desenvolvedor OC que tem um módulo de frete por faixa de CEP, com variação de peso.
Acho que essa é a melhor forma de resolver o problema.
O módulo é esse:
http://www.joseanmatias.com.br/frete-po ... o-opencart

Agora estou em contato com o TI da JAMEF para ver se eles me mandam as faixas de CEP dos grupos de cidades que eles tem.
Se eles fizerem isso, o meu problema resolvido.

Mas acredito que este módulo pode resolver problemas similares de outras pessoas, pois é um módulo muito bom.
Fiz o teste num login demonstração que o Josean me passou e funciona perfeitamente :D .
#56992
profbaco escreveu:Não sei se já chegou a olhar, mas já viu esta extensão:

http://www.opencart.com/index.php?route ... arch=jamef

Dá uma olhada para ver se atende
Olá profbaco, eu não tinha conhecimento deste módulo. Nem o pessoal da Jamef tinha me avisado.
Acho que daria certo, o problema é a versão suportada. Estou usando a 2.0.1.1 e o módulo é até 1.5.6.1

Mas foi ótimo você ter dito isso. Agora já sei que posso fazer as buscas pela empresa também.
Nem tinha passado pela minha cabeça que poderia existir um módulo para a JAMEF.
#57002
Mas meu amigo... a versão 2.0 do OC ainda está instável. Tem alguns bugs que o pessoal está corrigindo. Eu mesmo estou corrigindo um que é a edição de pedidos. Pega um pedido de um cliente, pra vc ver, e tenta editar ele. Dá erro na tela. A sua loja tem que ser na versão 2.0?
Se for, você abriu seu tópico na fórum errado... :D tem um grupo exclusivo para a 2.0
Acho que este módulo da Jamef daria para adaptar para esta versão, mas teria que testar.
#57005
profbaco escreveu:Mas meu amigo... a versão 2.0 do OC ainda está instável. Tem alguns bugs que o pessoal está corrigindo. Eu mesmo estou corrigindo um que é a edição de pedidos. Pega um pedido de um cliente, pra vc ver, e tenta editar ele. Dá erro na tela. A sua loja tem que ser na versão 2.0?
Se for, você abriu seu tópico na fórum errado... :D tem um grupo exclusivo para a 2.0
Acho que este módulo da Jamef daria para adaptar para esta versão, mas teria que testar.
Sim, eu abri no fórum errado. Depois que eu vi :oops: . Até mencionei isso em um outro post.
Fiz na versão 2.0 por conta do tema default já vir com versão mobile e a administração ser mais bonita.
Agora a loja já está praticamente pronta, o cliente já cadastrou mais de 100 produtos com diversas opções, não tem como mudar.

Sobre o assunto específico, enviei o módulo que você indicou para a JAMEF para saber mais sobre o contrato do cliente, se a integração vai funcionar certinho.
Mais por desencargo de consciência. Vai que...

Aí o desenvolvedor do outro módulo que indiquei, o de faixa de CEP me passou o valor para fazer o módulo da JAMEF funcionar na 2.0.
Depois do retorno da JAMEF vou fechar com ele e tudo vai dar certo ;)
Novato no Sistema

Boa tarde Senhores, Instalei o OpenCart e j&aacut[…]

Caso alguem tenha uma solucao para este conflito, […]

Código nas Pastas

Ola @LeonardoRazon Para editar os arquivos, vo[…]

Menu Topo Fixo

Olá! Tudo bem? Pode ser que seja necess&aac[…]