Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Suporte geral sobre problemas técnicos para OpenCart v1.x.
Tenho algumas lojas hospedadas e todas causavam o mesmo erro;

Notice: session_start() [function.session-start]: ps_files_cleanup_dir: opendir(/tmp) failed: Permission denied (13) in /home/www/system/startup.php on line 19

Durante a manuseio no painel administrativo ou na loja ocorria este erro, porem não é sempre que acontecia.

Fui até o arquivo startup.php e na linha 19 adicionei um 0. Assim o erro não apareceu mais.

ex:linha 19 session_start(0);

Acredito que este erro é muito comum para muitas pessoas, por que todas lojas hopedadas por mim tinham este problema.
Editado pela última vez por dilsonsantana em 01 Jun 2011, 12:11, em um total de 1 vez.
Por m.lirangi
poxa, vlw mesmo!!! esse erro vive acontecendo comigo, mas como é só dar refresh e some eu achava que era algo na minha maquina.
vou arrumar e ver... abs
Por dilsonsantana
m.lirangi escreveu:Vixi, fui procurar o starup.php e descobri q ele não está na library, mas direto em system... é assim mesmo ?? :shock:

Realmente m.lirangi, me enganei na hora de postar, o Startup.php está na pasta System.

Desculpe pelo engano.
Olá pessoal!
Eu fiz o que o Dilson falou e não adiantou... toda e qualquer loja que instalo vive dando este problema, seja qdo estou na administração, seja quando estou testando a loja. Não é possível que isso ocorra somente com alguns usuários... alguém tem alguma solução pra isso?!!
Estranho, uso muito as versões 1.4.9.6 e 1.5.1 e nunca tive esse problema, a linha a qual se refere a modificação apenas trata de não exibir nenhum erro referente ao início da sessão, fica até um pouco difícil ajudar pois uma modificação mal feita ou mesmo um módulo mal desenvolvido pode atrapalhar o correto funcionamento da sessão.

Uma outra coisa muito comum, porém, não frequente seja que o provedor de hospedagem não permita que scripts php limpem as sessões já abertas ao iniciar uma nova sessão, o que ocasionaria no erro citado.

O erro acontece tanto em ambiente local quanto no ambiente de produção?
m.lirangi escreveu:Olá pessoal!
Eu fiz o que o Dilson falou e não adiantou... toda e qualquer loja que instalo vive dando este problema, seja qdo estou na administração, seja quando estou testando a loja. Não é possível que isso ocorra somente com alguns usuários... alguém tem alguma solução pra isso?!!
Ola Vidal!
Esse erro aconcece acho que em todas as lojas q ja viz... vou verificar isso.
Desculpe, mas nao entendi oq vc quis saber com a pergunta: O erro acontece tanto em ambiente local quanto no ambiente de produção?
Como faço pra verificar se é problema da hospedagem, tem alguma dica?
Se for algum módulo ou modificação, sabe como faço pra descobrir qual é?!
Obrigada e bom dia@
m.lirangi escreveu:Ola Vidal!
Esse erro aconcece acho que em todas as lojas q ja viz... vou verificar isso.
Desculpe, mas nao entendi oq vc quis saber com a pergunta: O erro acontece tanto em ambiente local quanto no ambiente de produção?
Como faço pra verificar se é problema da hospedagem, tem alguma dica?
Se for algum módulo ou modificação, sabe como faço pra descobrir qual é?!
Obrigada e bom dia@
Olá, m.lirangi

Onde você hospeda? O problema está na hospedagem, certamente.

Me envie uma MP com seu e-mail ou MSN para a gente trocar umas idéias.
O erro mencionado foi:

Notice: session_start() [function.session-start]: ps_files_cleanup_dir: opendir(/tmp) failed: Permission denied (13) in /home/www/system/startup.php on line 19

Traduzindo:

Aviso: session_start() [função "iniciar sessão" do php]: limpeza de diretorio: abrir diretório (/tmp) falhou: Permissão negada (13) em /home/www/system/startup.php na linha 19.

Ou seja, a função session_start() do php foi chamada, e o procedimento interno de limpeza de diretório de temporários (definido como /tmp nessa hospedagem) falhou, com o retorno de "Permissão negada" ao executar a abertura do diretório.

Isso pode ser:

a) diretório de temporário cheio (no caso de servidores linux com /tmp em partição diferente da /home)

b) problema de permissões no /tmp (devem incluir o seu usuário, o usuário apache ou o grupo nobody na permissão do /tmp)

c) processamento muito alto, limitação do opendir pelo número de inodes (mais raro)

A mudança para session_start(0) não afeta nada. Como pode ser visto em http://br.php.net/manual/pt_BR/function ... -start.php a função session_start() não requer parametros e, caso receba algum, ele é ignorado (void).

----

Outro erro frequentemente associado a essa mesma linha, diz "session already started", que significa "a sessão já foi iniciada". Nesse caso, algum módulo está iniciando sessão "por conta própria", sem chamar a classe global de sessões. Nesse caso, colem o erro completo aqui para eu identificar o módulo e corrigir.