Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Suporte geral sobre problemas técnicos para OpenCart v2.x.
É o seguinte, eu tenho uma loja antiga Oscommerce que está no meu domínio principal e já bastante divulgado em um servidor a muito tempo. Agora eu montei uma OpenCart 2.0.3.1 por ser muito mais moderna em um domínio provisório em um outro servidor, esta está acessível mas como o domínio não tem nenhuma divulgação nunca recebeu visitas mas está tudo funcionando e configurado. O que eu preciso é que a loja nova OpenCart passe para o meu domínio principal já divulgado para que eu possa excluir a loja antiga. Eu já pesquisei e achei um tutorial de mudança de servidor mas não sei se é o meu caso pois achei difícil por ter que criar banco de dados e eu não tenho conhecimentos para isso.
A minha pergunta é, é fácil eu transferir a loja nova para o meu domínio principal que está em outro servidor ou é mais fácil eu direcionar o DNS do meu domínio principal para o servidor onde está a loja OpenCart e transferir o domínio apenas na loja? Outra coisa, basta fazer uma restauração de backup inicial da loja OpenCart ou tem configurações mais técnicas que tem que ser feito? Se existir um tutorial desse tipo de loja pronta com DB por favor me informe.
Para este vai ter que fazer os seguintes procedimentos:
Se usar a forma manual (1 procedimento)

1 - Backup da loja completo
2 - Backup do Banco de dados

Servidor 2
Acesse o CPANEL (crie um banco de dados e um usuário, atribua as permissões necessárias)
Veja e configure a versão do PHP e demais bases para receber a loja
Crie um FTP para acesso posterior
Através do FTP carregue o backup.zp da loja, ja com o backup no servidor acesse o cpanel ---> gerenciador de arquivos
---> Selecione backup.zip e click em extrair, aguarde
---> Edite o config.php e admin/config.php com os dados do novo servidor
---> Acesse o CPANEL --> PhpMyAdmim, selecione o banco click em importar, selecione seu backup do sql e aguarde
---> Acesse sua loja na nova casa

* Alguns pequenos erros devem ocorrer devido a cache de sistema e/ou cache de vqmod , mas tudo se resolve.
*Lembrando que a outras formas de ser feito, a exemplo eu uso um reconfig.php para parte do processo, mas a formas automáticas para transferência entre servidores, consulte as funções no CPANEL de sua hospedagem.
*Não sou fã de redirecionamentos, pois nem sempre é legal, muitos clientes podem não gostar e a demais coisas que implicam neste sentido, porem é uma pratica a sua escolha.

:ugeek:
Obrigado reds, mas então é mais complicado do que eu imaginei, vou ter que apelar para um programador que faz isso num tapa, eu nem vou me atrever a tentar.
Eu imaginava que seria só excluir no meu servidor da loja antiga todas as tabelas do DB pelo phpmyadmin e as pastas todas referentes a loja e então pedir a restauração do backup da loja nova do outro servidor e configurar o config.php. Além de alterar a versão do PHP que na minha loja antiga funciona com 4.4 e na OpenCart tem que ser 5.3, mas é melhor deixar quem tem as manhas fazer isso.

Valeu!
Smagicas escreveu:Obrigado reds, mas então é mais complicado do que eu imaginei, vou ter que apelar para um programador que faz isso num tapa, eu nem vou me atrever a tentar.
Eu imaginava que seria só excluir no meu servidor da loja antiga todas as tabelas do DB pelo phpmyadmin e as pastas todas referentes a loja e então pedir a restauração do backup da loja nova do outro servidor e configurar o config.php. Além de alterar a versão do PHP que na minha loja antiga funciona com 4.4 e na OpenCart tem que ser 5.3, mas é melhor deixar quem tem as manhas fazer isso.

Valeu!
Caso precisar entre em contato através email: julio@agenciaprai.com

Ok, reds. anotei e caso eu tenha alguma dificuldade eu entro em contato sim.
Eu estive pensando aqui, no cpanel tem a opção de instalar qualquer loja através do Softaculous App Installer, eu já instalei algumas lojas para testar e acabei desinstalando todas. Mas se eu instalar a OpenCart ela já cria o Banco de Dados e todas as pastas da loja, apesar que só tenho a opção de instalar a versão 1.5 ou a última 2.2, e a minha loja montada é 2.0.3.1 mas acho que não terá problemas. Assim que possível vou instalar uma OpenCart pelo Softaculous, daí entro no phpmyadmin e excluo todas as tabelas e importo o backup que fiz do DB da minha loja no outro servidor, daí vou no gerenciador de arquivos e excluo todas as pastas e carrego pelo FTP, pode ser pelo FileZilla todas as pastas que eu tenho do backup da loja que tenho. Entro no Config.php da loja e do admin e altero o usuário e login. Você não acha que pode dar certo?
Smagicas escreveu:Tópico resolvido, encontrei um profissional que resolveu em minutos o problema. Pode fechar i tópico.
Desculpe-me mas não tenha recebido quaisquer mensagens sua e/ou emails.

Por fim, que bom que tudo tenha se resolvido e você poder apreciar o Opencart