Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Suporte geral sobre problemas técnicos para OpenCart v2.x.
#85678
Olá @reds , eu dei uma olhada nos xml e nos ocmod mas não vi nada específico de SEO, só as tradicionais url amigáveis e autocompletar meta tags mas mesmo assim testei desabilitar mas não funcionou. De qualquer maneira não teria lógica aqui porque eu cadastrei algumas categorias a bem pouco tempo normalmente e depois disso com certeza não foi inserido nenhuma modificação, portanto seria estranho deixar de funcionar por uma modificação já instalada quando funcionava normal não acha? O pior é que não aceita uma nova e nem editar uma antiga senão eu colocava no lugar de uma sem muita importância.
#85687
@Smagicas Em muitos casos as modificações efetuadas não entra em ação devido a cache, essa sua versão de loja é bem antiga talvez tenha VQMOD instalado, remova o ache do mesmo caso houver e teste; Faça backup;

vqmod/checked.cache
vqmod/mods.cache
vqmod/vqcache/ "Delete todos arquivos"
#85689
Olá @veteranodf , Realmente a minha loja já é antiga, quando eu instalei eu coloquei a última versão mas opencart atualiza muito rápido em relação ao osCommerce que eu tinha antes que não precisava se preocupar com isso. Eu já verigiquei a possibilidade de colocar uma versão atualizada mas por enquanto não compensa para mim porque eu tenho muitas modificações e melhorias feitas nessa loja para deixar adequada ao que eu preciso, muitas delas feitas por você mesmo e no momento não me compensa o custo benefício já que teria que adaptar bastante uma nova versão para ficar como eu preciso, mas não acredito que esses problemas como esse meu agora seja por ser uma versão mais antiga pois até bem recente funcionava essa questão normalmente, vejo algumas pessoas que ainda trabalha bem com as versões 1.5 numa boa também.

Mas quanto ao problema de não permitir salvar categorias por falta de preencher a Meta Títulos, eu excluo com frequência a pasta Vqcache e os dois arquivos que citou, de qualquer maneira fiz isso agora e testei mas nada mudou. Eu pensei o seguinte para resolver, veja se pode ter uma lógica ou estou errado, para cadastrar uma nova categoria só tem dois campos que são marcados obrigatórios, o nome da categoria e esse Meta Título, se achar onde desabilita essa obrigatoriedade para que esse campo meta título não seja obrigatório eu acredito que salve a categoria normalmente, o problema é achar onde desabilitar para tornar o campo não obrigatório, será que estou certo ou não tem nada a ver o que eu pensei?
#85690
Sobre remover a obrigatoriedade eu te passei os passos a algumas mensagens atrás, deve comentar o código que informei na mensagem, mais como causou problema vou te passar outro método abaixo que irá remover qualquer tipo de validação ao criar ou editar uma categoria;

Arquivo admin/controller/catalog/category.php

Localizar:
Código: Selecionar todos
    protected function validateForm() {
Substituir por:
Código: Selecionar todos
    protected function validateForm() {
        return true;
#85691
Olá @veteranodf , Eu fiz isso agora e pensei que não teria dado certo porque ao salvar a página fica em branco e com um monte de erros como abaixo, mas fica salvo, tanto alterações de nomes em categorias já existentes como novas categorias, fica com esse erro mas resolve porque salva certinho e aparece na loja normalmente. O erro que dá quando aperta salvar é esse:

Notice: Undefined index: meta_title in /home/zsuxozgl/public_html/admin/model/catalog/category.php on line 15Notice: Undefined index: meta_description in /home/zsuxozgl/public_html/admin/model/catalog/category.php on line 15Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/zsuxozgl/public_html/admin/index.php:84) in /home/zsuxozgl/public_html/system/library/response.php on line 12
#85693
Essa dica que passei é um solução provisória que deve utilizar até encontrar o problema, o log informa que não foi encontrado os array "meta_title e meta_description", você deve checar se existe campos com esses nomes no arquivo catagory_form.tpl, caso exista depure o código fonte no navegador e veja se os campos existe, caso existir a única explicação de eles estarem sendo exluídos são modificações de algum xml vqmod, ocmod ou modificações no próprio core dos arquivos admin/{controller,model}/catalog/category.php
#85696
Ok, @veteranodf , obrigado pelas dicas, resolveu o meu problema que eu precisava excluir e acrescentar categoria e não estava conseguindo. Sobre analisar os scripts para achar o problema creio que não seja necessário no momento porque adicionar ou editar uma categoria é uma coisa muito rara de acontecer e como ficou possível acho que não terá problemas, pois para achar a causa eu não tenho conhecimento a tal ponto então é melhor não tentar mexer já que ficou funcionando. Eu não acredito que seja alguma xml ou ocmod porque imagino que se fosse teria dado problemas logo que foram instaladas e sempre funcionou correto, como eu disse eu editei e adicionei categoria bem recente e modificações faz muito tempo que não acrescento mais.

Mas muito obrigado pelas dicas, felizmente funcionou pelo menos para poder adicionar a categoria que eu precisava.
#85719
Olá @veteranodf, como você já me falou 2 vezes sobre a minha loja ser bem antiga e com muitas modificações e vqmod instalado, eu resolvi instalar a última versão 3.0.3.2 para testar e ir mexendo aos poucos até deixar como preciso para poder publicar e trocar pela minha antiga 2.0.3.1, embora visualmente nada tenha sido melhorado e o trabalho para essa mudança é altíssimo. Mas só para informar que o problema de cadastro da categoria parece ser persistente. Nessa loja não tem absolutamente nada instalado a não ser a tradução para o português, a única coisa que baixei e instalei seguindo o tutorial disponiobilizado aqui, no entanto as duas primeiras categorias eu cadastrei sem nenhum problema, já a partir da terceira deu o mesmo erro que na minha loja antiga, só que tentando por umas 3 ou 4 vezes salvar a mesma categoria acabou salvando sem problemas mas nas primeiras tentativas dá o erro que falta Meta Títle. Eu pensei talvez ser por algum problema de assento ou cedilha mas fiz vários testes colocando sem nada disso e com traço separando palavras mas não adiantou, e com acento e cedilha salvou normalmente mas depois de pelo menos umas 3 ou 4 tentativas de salvar. Só por isso eu voltei e dei esse feedback ao post para comentar sobre a experiência que na minha loja antiga sempre fica a dúvida de ser por usar Vqmod ou muitas modificações e nesse caso agora é uma instalação limpa só com a tradução.
#85722
@Smagicas O bug que você esta sofrendo é corrigido pela dica abaixo, agora caso a mesma não entrar em vigor somente você conseguirá verificar, ocmod, vqmod ou até um script jquery pode alterar o comportamento do botão;

Arquivo admin/view/template/catalog/category_form.tpl

Localizar:
Código: Selecionar todos
<button type="submit" form="form-category" data-toggle="tooltip" title="<?php echo $button_save; ?>" class="btn btn-primary"><i class="fa fa-save"></i></button>
Substituir por:
Código: Selecionar todos
<button type="button" data-toggle="tooltip" title="<?php echo $button_save; ?>" class="btn btn-primary" onclick="$('#form-category').attr({'action':'<?php echo $action; ?>'}).submit();"><i class="fa fa-save"></i></button>
Salve e atualize de refresh no OCMOD para atualizar o cache
#85724
Olá, essa dica foi a primeira que você passou no início deste post mas não deu certo. Foi válida a última dica que você passou no arquivo "admin/controller/catalog/category.php" em colocar o return true no trecho protected function validateForm() {
return true; assim eu consegui cadastrar os departamentos, agora não estou mais me preocupando com o erro já que foi possível cadastrar mesmo informando erros.

O que eu postei como feedback acima foi só para informar que a última versão também tem problemas para os departamentos, por isso não tem nada a ver com vqmod ou modificações instaladas na loja. Como eu disse acima eu coloquei a versão 3.0.3.2 e mexi bastante nela para testar e ver a possibilidade de migrar para ela mas confesso que me decepcionei, ainda acho que a minha versão apesar de antiga funciona bem melhor. E olhando pelos comentários no opencart marketplace vejo que tem muitos usuários pelo mundo ainda usando a versão 1.5.

Gente preciso de ajuda urgente. Na migraç&a[…]

Caro @reds , muito obrigado pela resposta.

PHP 8+ incompatibilidade

Toda tradução para a versão 3[…]

Ola @alex3257 Se você precisa apenas ver […]