O frete, usando este método, é completamente baseado no sistema de Zonas (o que está definido como Estados em minha tradução). O CEP é completamente ignorado.
Hoje, nós temos a seguinte configuração no OpenCart:
Zonas: Acre, Bahia, etc. (Estados)
Geo-Zonas (hoje traduzido como Regiões Geográficas): Brasil (válido para todo o país).
Porque 1 única zona? Porque o OpenCart não precisa de uma zona geográfica para basear o preço da postagem, uma vez que os módulos usam webservices para calcular o frete baseados unicamente no peso e no CEP e retornam o valor para o OpenCart.
O que são, então, as Regiões Geográficas? Simples!! Elas servem para agrupar estados (zonas "menores") em faixas de preço de postagem.
Exemplo:
Eu estou em São Paulo/SP (Capital). Para postar um produto para a capital do RJ, MG, PR ou SC, o preço é o mesmo (300g R$ 28,40, 1kg R$ 32,30, etc). Para o interior desses estados, o preço também é o mesmo (300g R$ 43,40, 1kg R$ 46,40, etc).
Então eu posso criar as zonas capital/interior desses 4 estados (8 zonas no total, sendo RJ-Capital, RJ-Interior, MG-Capital, MG-Interior, PR-Capital, PR-Interior, SC-Capital e SC-Interior) e agrupá-las em 2 Regiões Geográficas, chamadas "RJ/MG/PR/SC-Capital" e "RJ/MG/PR/SC-Interior". Os preços serão definidos para essas 2 Regiões Geográficas, e valerá para todos os clientes que escolheram as zonas desses 4 estados (as 8 zonas aparecem pro cliente, e os preços são definidos baseados nas 2 regiões geográficas - assim você não precisa configurar o preço em 8 zonas).
Os preços serão definidos no módulo integrado de Frete por Peso (já incluso no OpenCart), seguindo o formato
Peso:Valor,Peso:Valor,Peso:Valor. Se você for até a tela do módulo neste momento, deve haver somente a Região Geográfica "Brasil". Depois de configurar as Zonas e Regiões, você verá as Regiões ali, para configurar os preços.
Inclusive, indo até a página de configuração desse módulo, vi que estava bem estranha a explicação. Aperfeiçoei a tradução e atualizei no tópico:
https://forum.opencartbrasil.com.br/ ... php?t=1408
Estou estudando um meio de criar um módulo que se baseie nessa tabela dos correios, mas que tenha atualização automática de preços e, se possível, no CEP do sujeito para selecionar a Zona (Estado), pois esse método manual tem uma falha: se o cara mora em Campinas, pode colocar no estado "SP-Capital" e o frete será calculado menor. A diferença, nesse caso (postando de São Paulo) é pouca. Mas se o cara mora no interior do AC e coloca AC-Capital no Estado, o frete fica quase R$ 25 reais menor para um produto de 5 kg (R$ 110,90 contra R$ 134,50). Outro detalhe, é que os Correios consideram Capital algumas cidades circunvizinhas ou "Divisa de Estado" alguns CEPs do interior de estados vizinhos, cobrando como Interior do próprio estado. Ex: de SP capital para Extrema-MG (cidade que faz fronteira com SP), é cobrado o mesmo que para SP-Interior -- [chutei essa cidade, não sei se ela se aplica ao caso].