Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Por favor, poste aqui todas as dúvidas que você está tendo sobre a instalação, atualização ou configuração do OpenCart v1.x
Bom dia,

Ando há vários dias numa teima com o opencart.
Carrego um imagem no campo "Descrição" e esta desaparece passados poucos dias.
Alguém sabe explicar-me porque razão isto acontece e como resolver?
Preciso de colocar esta imagem adicional, mas a versão que tenho 1.5.1.3 só me permite colocar 1, resta-me o campo "descrição" ....

Obg
Olá,

Muito estranho seu problema, pois nunca vi nenhum registro aqui no fórum de imagens que somem do campo de descrição do produto, fiz um teste em minha loja e vi que ao adicionarmos uma imagem no campo descrição ele pega o caminho completo da imagem, ou seja, não tem como ela sumir repentinamente sem que você tenha a excluído ou retirado do campo descrição.

Poderia colocar o link da sua loja, talvez ajude a resolver o problema.

Espero ter ajudado. :D
Oras, não tem uma guia que chama-se justamente IMAGENS no cadastro do produto?

A respeito da imagem sumir, precisamos saber se você está hospedando-a em um servidor externo de imagens. Se for o caso, é o servidor quem está excluindo a imagem e não a Open que deixa de "chamá-la" na descrição.
Agradeço ambas as repsostas.

Deixo aqui o link de uma imagem que carreguei hoje e, que à semelhança das outras, deverá desaparecer dentro de 1 dia ou 2 :(
http://www.dotsandspots.pt/index.php?ro ... uct_id=708

Esta foi carregada há 3 dias:
http://www.dotsandspots.pt/index.php?ro ... uct_id=680

Já tive que editar os produtos todos 2 vezes. A primeira vez fiz copy/paste da imagem e resultou durante 2 dias. A 2ª vez, carreguei a imagem para o servidor e pensei que tivesse finalmente resultado, mas não..... :(
Já não sei o que fazer.
O opencart tem "manias" no que respeita a caracteres especiais (que o ficheiro não tem). Estou a carregar um jpg de nome "cores". Faço o upload da imagem da seguinte forma: Products > General > Description > Imagem > Informação da imagem > navegar no Servidor > (selecciono a imagem) > ok > save product

O que é que estou a fazer de errado?

O meu cérebro já deu vários nós!!!!
Muito estranho, no caso elas são apagadas do seu servidor ?
Não seria alguma restrição do seu servidor ou alguma modificação que foi feita no OpenCart ?
Onde você hospeda a sua loja ?
Dou suporte a uma loja que tem muito mas muitos produtos cadastrados e com fotos adicionais e nunca tive esse problema de imagens desaparecerem.

Desculpe pelas várias perguntas, estou tentando ajudar. :)
os dois produtos apontam basicamente para a mesma imagem:

dotsandspots.pt/image/data/t%C3%AAxtil/modelos%20e%20cores.jpg
dotsandspots.pt/store/image/data/t%C3%AAxtil/modelos%20e%20cores.jpg

você moveu a loja de /store para a raiz do domínios nos últimos dias?
Renato Frota escreveu:os dois produtos apontam basicamente para a mesma imagem:

Exactamente!!

Será que foi disso? Mas isso só acontece com as imagens que estão na caixa "descrição"? Estranho.
Manoel Vidal escreveu:Muito estranho, no caso elas são apagadas do seu servidor ?
Não seria alguma restrição do seu servidor ou alguma modificação que foi feita no OpenCart ?
Onde você hospeda a sua loja ?
Dou suporte a uma loja que tem muito mas muitos produtos cadastrados e com fotos adicionais e nunca tive esse problema de imagens desaparecerem.

Desculpe pelas várias perguntas, estou tentando ajudar. :)
Não tem qualquer problema. Eu registei-me mesmo para tirar dúvidas, aprender mais, ajudar no que puder e ser ajudada.

Não sei se será alguma restrição do servidor. Mas se for, é estranho estar ok durante uns dias e depois desaparecer.
Não lhe sei dizer onde a loja está hospedada (foi uma pessoa amiga que me tratou disso). Se calhar vou dizer uma grande bacorada, mas é um servidor linux e sei que é nos EUA. Mais, nao sei dizer.
Boa sacada Renato, trabalho de investigação. :lol:

Com certeza foi isso, porque quando você mudou e modificou os arquivos config.php, isso não valeu para as fotos que estavam no campo Descrição, pois nele está armazenado o antigo caminho para as imagens então altere as imagens e o problema vai acabar, a não ser que você altere o local dos arquivos novamente.

Espero ter ajudado. :D
Dizi escreveu:
Renato Frota escreveu:os dois produtos apontam basicamente para a mesma imagem:

Exactamente!!

Será que foi disso? Mas isso só acontece com as imagens que estão na caixa "descrição"? Estranho.
Dizi, quando você copiava e colava, eu até entendo que a imagem viesse a desaparecer. Quando se cola uma imagem assim, ela é convertida em binário de 64bits e colocada assim (http://danilow.wordpress.com/2008/10/21 ... a-no-html/). Pode ser que a função cache do OpenCart acabe apagando esse conteúdo com o tempo (manipular conteúdo binário em meio a conteúdo de texto é complicado, se as funções não forem preparadas adequadamente).

Quando você passou a hospedar e incluí-las da segunda forma, passou a fazer correto. Acontece que ao migrar para o domínio raiz, o vínculo da imagem ficou errado, pois o vínculo vem completo (com http: // e o domínio todo) ao usar o gerenciador para localizar a imagem no disco.

exemplo: http://www.seudominio.com/loja/image/data/X/image.jpg

Se tivesse sido linkado para image/data/X/image.jpg, poderia mover o site pra raiz e a localização relativa continuaria funcionando.

Se você não for mudar o endereço absoluto do site (de /store/ para /) como você agora, não terá problemas em continuar usando o endereço completo.

Em todo caso, vou ver a possibilidade de usar sempre endereços relativos no gerenciador.