Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Por favor, poste aqui todas as dúvidas que você está tendo sobre a instalação, atualização ou configuração do OpenCart v1.x
Pretendo fazer uma loja virtual de venda de pizzas. Nessa loja, o cliente poderá comprar, por exemplo, uma pizza media com dois sabores. Tenho 22 sabores de pizza na minha loja. Pra não ficar uma coisa cansativa pensei em criar um produto "PIZZA MEDIA A SEU GOSTO", o qual o cliente informaria os seus dois sabores de pizza de preferência através de dois campos drop down, onde no primeiro campo o cliente escolhe o sabor de uma metade e no outro campo drop down o cliente escolheria o outro sabor. Será que ficaria agradável para o cliente?

A questão mais importante é a seguinte. O valor da pizza média com dois sabores é cobrada pelo valor da metade mais cara. Por exemplo, a metade de uma pizza media X custa R$14,00 e a metade da pizza Y custa R$10,00. Caso um cliente escolha uma pizza com os sabores X e Y, a mesma custará R$28,00(A metade da pizza mais cara é a X e por isso o valor desta pizza média com os dois sabores será 14,00*2=R$28,00). A questão é: COMO PODEREI FAZER ESSA CONFIGURAÇÃO NO OPENCART PARA ELE COBRAR A PIZZA PELO VALOR DA MAIS METADE MAIS CARA?

Agradecido pela atenção!
Olá,

Vou dar a lógica para ajudar na solução.

Acredito que o 1º passo seria cadastrar um produto com o nome "PIZZA MEDIA A SEU GOSTO" com preço de venda "0.00", e nele vincular duas opções com o nome de "Sabores", onde deverão estar listados todos os sabores e seus respectivos preços por metade, assim poderemos montar a pizza de dois sabores; até ai já estamos meio caminho andado.

Uma vez que já temos o produto que poderá ser escolhido ao gosto do cliente, o restante é fazer com que na escolha da opção dos sabores, o OpenCart reconheça qual é o valor mais alto entre as metades e a considere como preço final da pizza, sendo que na seleção dos sabores haverá o preço por cada metade e na descrição do produto você informará ao cliente que o valor final da pizza será o valor de 2x a metade mais cara.

Essa modificação deverá ser feita no arquivo product.tpl, utilizando JavaScript ou JQuery que já é nativo do OpenCart, se você for programador esta ai a lógica, se não for pode solicitar suporte comercial que tenho certeza que não será caro para esta modificação.

Espero ter contribuído para a solução.
Eu acho que pro cliente final, é mais fácil ele entender que a pizza vai custar R$ 28 e não R$ 20, sem se preocupar com quanto custa cada metade.

Ex:

Portuguesa - R$ 28,00
Mussarela - R$ 20,00

Se ele pedir meio a meio, é R$ 28 porque a Portuguesa é mais cara. Simples assim. Não tem que colocar R$ 14 e R$ 10 no meio da conta.

Minha lógica é diferente: crie um grupo de opções, por exemplo, chamado "Meia Pizza". Nele, você coloca todos os sabores possíveis de pizza, recomendo até que numere conforme o seu cardápio.

Depois, na hora de cadastrar cada uma das pizzas, você inclui o campo Meia Pizza na tela de opções, e deixa como Requerido = Não.

Os preços de cada opção, será:
0.00 se a pizza "meiada" for mais barata
1.00 se a pizza "meiada" for R$ 1,00 mais cara
2.00 se for R$ 2,00 mais cara e assim por diante...

Olha o resultado:

http://dev.atendimentoti.com.br/opencart/

As pizzas do exemplo são:

Atum R$ 18,00
Calabresa R$ 15,00
Mussarela R$ 12,00
Portuguesa R$ 16,00

Atum meiada com qualquer outra, continua R$ 18.
Calabresa, meiada com Atum aumenta 3 e vai para os 18. com Mussarela, continua 15. com Portuguesa, aumenta 1 e vai para 16.
E assim por diante...

Se você não for usar mais nenhuma Opção do tipo "Selecione" (Selectbox), pode aplicar esta modificação minha: https://forum.opencartbrasil.com.br/ ... =37&t=1707

Com ela, em vez de aparecer "+ R$ 3,00" na pizza "meiada" de Calabresa + Atum, aparece R$ 18,00 direto.

Se quiser que essa alteração seja dinâmica (atualizar em ajax lá no preço da pizza, de R$ 15 indo para R$ 18 conforme altera a opção de meia pizza), posso fazer pra você por R$ 20,00.

E se quiser me doar um café pela ajuda (e pelo demo que eu montei só pra te mostrar como ficará, rsrs) pode clicar aqui: www.atendimentoti.com.br/doacao.moip :mrgreen:
Outra vantagem disso é que você vai ter mais pessoas pedindo pizzas "meiadas" e que os relatórios de vendas vão ser mais próximos de algo "palpável", pois uma pizza "a seu gosto" seria mais vendida, mas seria difícil extrair dados de cada sabor vendido. Dessa forma que eu sugeri, você vai elevar o número de vendas da pizza A ou pizza B, pelo menos, quando tiver uma meia pizza.

Se você optar por deduzir a quantidade da meia pizza, também dá pra ter um relatório no final do mês, mas tome cuidado, pois não é fácil ver em quantas anda o estoque das "meia pizzas", porque a tela de admin só mostra a quantidade do produto, sem considerar as opções (as meia pizzas).

Recomendo que deixe o estoque das pizzas em um número alto (999) e a contabilização de estoque desativada, continuam sendo gerados relatórios de venda. Se deixar o estoque em 1 unidades, o cliente recebe avisos de baixo estoque quando adiciona 2 pizzas, do tipo Atum + Calabresa e uma só de Atum (ou Atum + outro sabor), pois o sistema entende que são duas pizzas de Atum e, tendo só 1 unidade em estoque, já pega o problema... e os estoques das opções, o ideal é deixar a contabilização de estoque desligada e o estoque em 999 também (em 0 ou em branco também funciona, mas futuramente você pode instalar mods que considerem o valor absoluto sem observar se a subtração de estoque está como sim/não e vai te dar dor de cabeça - acredite em mim).

E dessa forma que eu fiz, você ainda vai ganhar mais pedidos de pizzas "meiadas", porque as pessoas podem entrar em uma determinada pizza para comprar inteira de um sabor, e ver que não custa muito mais caro pegar uma meio a meio (na maioria das vezes nem param pra pensar que estão pagando a mais cara, só veem a diferença de 1, 2, 3 reais e resolvem pedir).
vivian escreveu:vim aqui so para dar os parabens ao Renato
e a iniciativa de deixar o exemplo pra todos
nossa fiquei encantada
bjos :P
:oops:

cuidado, que eu tenho namorada, e é ciumenta.. rsrs.

obs: completa seu perfil.
vivian escreveu:obs: sem dizer que deu fome e vontade de pedir pizza :)
ahhh, isso é verdade! :mrgreen:
Estou impressionado com a rapidez e qualidade das repostas aqui na comunidade OpenCart. Fiz alguns essa mesma pergunta em comunidas do magento e nunca me deram nenhuma resposta. Na labuta com o magento achei ele muito frescurento. Assim resolvi vim para o OpenCart, e com uma comunidade igual a essa vou ficar por aqui mesmo.

Renato, vou comunicar a ideia para o meu chefe sobre a atualização do preço de acordo com cada metade que o usuário escolher e qualquer coisa comunico ao você.

Obrigado a todos!