Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Por favor, poste aqui todas as dúvidas que você está tendo sobre a instalação, atualização ou configuração do OpenCart v1.x
Por amaralwebdesigner
Olá amigos. Já trabalho com Virtue Mart há muito tempo e tenho conhecimentos avançados em Virtue. Porém agora estou iniciando estudos em Open Cart. Haja vista que entre Magento,Presta Shop e Open - decidi estudar o Open Cart devido a facilidade de operação e com isto conseguirei resultados eficientes em meus projetos.
Minha dúvida inicial é somente uma: "como customizar em termos de cores o template? Vi um tutorial onde a mudança ocorreria em images em settings - Mas parece que nesta versão atual esta operação mudou de endereço. Entao gostaria de poder customizar algumas partes do template .. como por exemplo .. cor de background e menus e módulos...e emfim customizar geral.

Em todos os CMS que tentei diversificar (Magento , Presta SHop , Open ) encontrei no Open uma facilidade enorme de operação . Tanto é que consegui fazer a maioria dos passos necessários para o funcionamento do mesmo.
Uma coisa negativa que encontrei no Open cart é a respeito de um template ou extensão de uma versão não servir para outra. No Joomla um template da versão 1.5 - serve para toas as atualizações do 15 - Agora já estamos no Joomla 2.5.

Um outro ponto bem positivo que encontrei aqui no Open Cart - é a respeito dos valores das extensões e templates.. Sendo este fator. um ponto negativo no Magento e Presta Shop que tem um valor altissimo de suas extensões..

Bem amigos.. fico feliz de participar da comunidade de vocês . Sou Free lancer, e tenho conhecimentos avançados em e-commerce com Virtue. Mas diante das incertezas que o Vrtue está vivendo resolvi também ter uma outra opção - a qual definir para ser com Open Cart.
Por Renato Frota
Os templates do Open também são compatíveis dentro de suas sub versões. Templates do 1.4.0 (que não alteressem arquivos do core) continuaram funcionais até 1.4.9.6 (assim como os da v 1.5.0 funcionaram até 1.5.1.2). Só na 1.5.1.3 surgiram novas necessidades (e nem tantas), com a melhoria do sistema de Opções de produto.

O fato é que, como o OpenCart ainda é muito novo (e é muito flexível) muitos "themers" incluem funções que não são nativas do opencart, na maioria das vezes usando gambiarras, porque eles são DESIGNERS, não programadores. Se você quer um OpenCart pra funcionar atualizando sempre, o ideal é você desenvolver seu próprio tema, ou escolher um tema que não tenha muita "frescura" em relação ao original. Faça você as suas frescuras, usando o vQmod (que permite alterações visuais e de código sem precisar alterar os arquivos padrão do OpenCart), de preferência.

Quanto a personalizar o template, nunca foi possível via administração. Você devia estar vendo o tutorial de algum tema com módulo de controle próprio. No template padrão (e na maioria dos demais) você tem que editar direto no CSS ou nas imagens.
Por thallescard
Bem vindo amaralwebdesigner,

Realmente como o renato falo, no opencart você deve editar o tema manualmente, no painel você pode apenas selecionar qual tema usar, voce pode ate fazer varias cores do mesmo tema, salva-lo como um tema novo e troca-lo de acordo a necessidade pelo painel, mas editá-lo só manualmente ainda...
Muito obrigado pelas respostas. Se bem que no Joomla também a maioria das customizações são feitas no CSS. Mas realmente achei o Open fantástico e com um modelo de operação bem simplificado e com resultados excelentes. Sou um veterano no Virtue Mart - e vi no Open Cart algumas funcionalidades muito legais e até melhoradas em relação ao que usamos no Virtue. Tentei alguns outros sistemas = mas nao encontrei nada tão bom quanto o Open Cart.

Ter esta comunidade ativa é realmente muito bom mesmo. Isso significa que o futuro já é uma certeza para todos que trabalham com esta ferramenta. Ainda estou na casa do conhecimento - mas pretendo em breve fazer a minha primeira loja com Open Cart. Para que fique no aspecto portal devo usar o bridge AYO e interligala ao Joomla.. Mas podem ter a certeza Open Cart tem tudo para ser tão grande como é alguns outros CMS