Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Suporte geral sobre problemas técnicos para OpenCart v1.x.
Por brunobld
Tenho uma situação que é o seguinte, o produto é um modelo de camiseta feminino e masculino, e dentro de um só produto eu desejo colocar a disposição a seguinte grade:

MASCULINO
P / M / G

FEMININO
P / M / G

Porém, é para que a pessoa escolha apenas um dos dois... ou um tamanho masculino ou um tamanho feminino. Se eu coloco "obrigatório" na configuração da opção se escolher apenas uma delas, o OpenCart irá falar que precisa colocar a outra opção. E se eu deixo os dois sem a obrigação, há perigo da pessoa adicionar ao carrinho sem o tamanho e o OpenCart não falará do erro.

Uma referência/exemplo, seria isso: http://www.camiseteria.com/product.aspx?pid=1645
A diferença é que neste caso, ao clicar no tamanho já vai ao carrinho, coisa que não é possível isto em meu template sem uma modificação.

Alguma solução?
Por Manoel Vidal
Mensagens Curtidas
Olá,

Porque você não cadastra duas opções, uma com o sexo (masculino, feminino) e outra com os tamanhos (P,M,G) e tornar obrigatório o preenchimento, assim seu cliente será obrigado a escolher as duas opções.

Espero ter ajudado. :D
Por brunobld
Gabriel e Manoel, obrigado pelo toque dado. Não tinha pensado com esta lógica e será o melhor jeito mesmo, além de resolver meu problema.

Abraços!
Por brunobld
Gabriel Martins escreveu:Nesse caso acho que não teria como fazer isso..

Uma alternativa seria você colocar dois campos obrigatórios, onde um selecionaria o sexo e o outro o tamanho.

Na minha loja eu fiz assim, segue o link: Unimartin.com.br/camiseta
Gabriel, fui fazer na pratica e voltou a confundir um pouco.

Por exemplo, eu tenho uma Babylook (modelo Feminino) tamanho P. Tenho apenas 3 peças dessa em estoque. Onde eu colocaria esse estoque como "3"?

Pois da forma que fiz (que é onde deu esse bug que reportei), consigo colocar na seleção das camisetas masculinas, o que tenho de cada uma, por exemplo 10 camisetas P masculinas. Nesse modo que você falou, eu teria a opção quantidade quando selecionasse o modelo (Masculino ou feminino) e de novo quando selecionar o tamanho (P/M/G/GG).

E outra coisa é que para masculina minha medida vai até GG e para feminina vai até G. Nesse caso correria um risco de a pessoa escolher FEMININA GG, sendo que ela nem existe.
Em "opções" dos produtos é possível configurar a quantidade de ítens que cada opção vai ter.

Se a versão do seu OpenCart for 1.5.x é desta forma:
Imagem

Caso você utilize a versão 1.4.9.x então será algo semelhante a isto.

O ideal seria você fazer assim, em "Valor/nome da opção"coloque por exemplo..
Tamanho:
P
M
G
GG (Somente masculino)

Na minha loja eu faço algo parecido, mas é com as cores, dê uma olhada e observe na opção Modelo: http://unimartin.com.br/vestuario/camis ... uct_id=109

Pelo meu ponto de vista essa é a única saída, a não ser que você faça modificações nos código, mas daí já é uma parte avançada.

Abraço! ;)
Por brunobld
Total sentido, e parece que é a única forma mesmo Gabriel. É que minha questão é diferente.

Hoje meu OpenCart está configurado da forma que você falou, porém está assim nas opções:

Camiseta Masculina
P / M / G / GG

Long Babylook Feminina
P / M / G

Como você falou, eu coloquei as quantidades pra cada opção. Mas nesse meu caso, corro o risco do cliente comprar só a quantidade, sem discriminar o tamanho da peça e o modelo. Que gera um gasto de tempo entrando em contato para confirmar isso.

Ai surgiu essa minha questão, que você sugeriu fazer primeiro uma opção para o MODELO e depois o TAMANHO, deixando o GG (somente masculino). Até ai perfeito.

A dúvida que surgiu, é:

Se eu tenho 3 camisetas P (Masculinas) e 2 babylooks P (femininas). Eu teria que colocar na opção P o valor de 5. Correto?

Porém, eu não corro o risco de vender 5 masculinas, ou 5 femininas? Ou qualquer que seja a proporção sendo diferente 3 masculinas e 2 femininas?

Isso que está me encucando aqui. Que a quantidade não seria linkada ao modelo, e sim uma coisa geral.

Você nunca teve problemas com isso? Imagino que seu problema é ainda maior pois você tem as cores. Ou você faz os produtos por encomenda?

Uma solução que vejo, que não é nem tão avançada, é deixar da mesma forma que está atualmente, só que mudar o modo de como colocar no carrinho, ao invés de caixa de seleção ou button radio, fazer um botão link, tipo isso:

http://www.camiseteria.com/product.aspx?pid=1646

Abraços!
Na verdade nunca tive problemas com isso, configurei de boa..

As únicas coisas que são por encomenda são as camisetas, o restante é com estoque mesmo.
Bom, vamos ficar no aguardo, quem sabe nas próximas versões do OpenCart já não vem com recursos melhores pra esse tipo de coisa, afinal da versão 1.4.x pra 1.5.x mudou muita coisa.

Abraço!
Simples, na verdade vcs estao falando em grade de produtos...isso o opencart nao tem.
Para fazer uma gambiarra de grade cadastre repetido e um mesmo campo Masculino para todos tamanhos...e depois feminino para outra combinacao de tamanhos...é a unica forma, ate concordo que ´por ser uma loja virtual é muito estranho ja nao terem pensado em montar grade de produtos, algo obvio em qualquer varejo isso ja deveria ter como padrao na ferramenta.

Thiago Ideali