Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Suporte geral sobre problemas técnicos para OpenCart v1.x.
Eu quis dizer que o seu cliente, na minha opinião, está marcando toca ao montar uma loja "que só faz orçamento". Claro que não é culpa sua, você só está fazendo o que ele está te pedindo, mas eu fico abismado com o comportamento de certos "empresários" (sim, entre aspas).

Eu pessoalmente odeio lidar com lojas desse tipo, que disponibilizam um catálogo enorme de produtos e depois pedem que você solicite orçamento. Por um motivo muito simples: JÁ PEDI ORÇAMENTOS EM ALGUMAS LOJAS E FORAM ME RETORNAR SOMENTE UNS TRÊS MESES DEPOIS. A resposta da atendente? "Ah, mas se você não receber uma resposta, então liga pra gente ou manda um e-mail". Eu? Ficar atrás de uma loja? E pra quê ter um sistema de orçamento online se ele não funciona?

Ok, terminei o desabafo :D agora vamos voltar à discussão... Eu acho que ele está perdendo uma oportunidade de vendas com isso. Quer dizer, ele nunca vai saber quantos clientes gostariam de comprar com ele mas não o farão porque preferem comprar em uma loja que venda diretamente, sem precisar pedir orçamentos antes. Não que eu conheça os clientes dele melhor do que ele, mas é a minha opinião. Não vejo porque não disponibilizar os preços. Ou se pelo menos ele quer controlar quem vê os preços, ele podia pelo menos esconder os preços e só disponibilizá-los depois que o cliente fizer um cadastro e ele aprovar.

Mas enfim, cada um faz do jeito que achar melhor. Só acho que ele pode estar perdendo vendas.
denisgomes escreveu:Eu quis dizer que o seu cliente, na minha opinião, está marcando toca ao montar uma loja "que só faz orçamento". Claro que não é culpa sua, você só está fazendo o que ele está te pedindo, mas eu fico abismado com o comportamento de certos "empresários" (sim, entre aspas).

Eu pessoalmente odeio lidar com lojas desse tipo, que disponibilizam um catálogo enorme de produtos e depois pedem que você solicite orçamento. Por um motivo muito simples: JÁ PEDI ORÇAMENTOS EM ALGUMAS LOJAS E FORAM ME RETORNAR SOMENTE UNS TRÊS MESES DEPOIS. A resposta da atendente? "Ah, mas se você não receber uma resposta, então liga pra gente ou manda um e-mail". Eu? Ficar atrás de uma loja? E pra quê ter um sistema de orçamento online se ele não funciona?

Ok, terminei o desabafo :D agora vamos voltar à discussão... Eu acho que ele está perdendo uma oportunidade de vendas com isso. Quer dizer, ele nunca vai saber quantos clientes gostariam de comprar com ele mas não o farão porque preferem comprar em uma loja que venda diretamente, sem precisar pedir orçamentos antes. Não que eu conheça os clientes dele melhor do que ele, mas é a minha opinião. Não vejo porque não disponibilizar os preços. Ou se pelo menos ele quer controlar quem vê os preços, ele podia pelo menos esconder os preços e só disponibilizá-los depois que o cliente fizer um cadastro e ele aprovar.

Mas enfim, cada um faz do jeito que achar melhor. Só acho que ele pode estar perdendo vendas.
denisgomes,

O site dele é de BRINDES. Ou seja, ele não pode colocar preços simplesmente porque tem vários fornecedores que disponibilizam produtos parecidos. Nenhum catálogo (mostruário de brindes) disponibiliza preço. Salvo, para envio de E-mail Marketing que também faço para esse cliente, e, em alguns raros casos, se os sites forem dos próprios fornecedores.

Por trabalhar com BRINDES, ele não vende produtos diretos. O cliente escolhe a quantidade, preenche o cadastro e recebe o E-mail de confirmação do pedido. Ele (o ADMIN) recebe o E-mail do orçamento do cliente. Abre o ADMIN > Vê quem orçou e o que orçou, entra em contato (telefone ou E-mail) dizendo que vai enviar o orçamento em breve. Depois, entra em contato com o fornecedor do produto escolhido, faz o pedido. O fornecedor diz o preço. O ADMIN informa o valor do orçamento ao cliente. Se o cliente aceita, fecha-se o pedido. O cliente recebe o pedido depois de "X" e paga depois de "Y" dias. O ADMIN recebe a comissão dele. Todos ficam felizes: eu, porque fiz funcionar como ele queria, o cliente, satisfeito com seu lote de brindes, o admin que ganhou mais uma comissão sobre o volume de vendas e o fornecedor que vendeu esse volume. ;)

É assim que uma loja de vendas convertida em uma de orçamentos de brindes vive seu dia a dia.

Mas, neste caso específico optei pelo Open Cart por vários motivos:

Por facilitar o acesso dos clientes e do admin:
- Ele já tem uma carteira de mais de 2.500 clientes cadastrados. Onde, muitos são compradores há mais de 10 anos. É intuitiva e fácil de administrar e se cadastrar;

Pela suas características:
- Consigo adaptá-lo da forma que quero, com o layout que quero;
- Nele, eu tenho a opção de URL´s Amigáveis e tags. Ela precisa muito disso para facilitar o SEO nos buscadores;
- É robusta. Aceita uma enorme quantidade de produtos cadastrados;
- Segurança.

Cara, eu era assim como você. Também não aceitava certos clientes e atitudes. Mas, meu cliente VIVE disso. Ele mesmo atende TODOS os pedidos e não deixa passar nada. Está conectado na Internet mais de 12 horas/dia. Então, precisamos entender e aceitar que muitas vezes os clientes precisam de soluções viáveis e que eles entendam o funcionamento.

O open cart não foi desenvolvido para ser um site de orçamentos. Mas, eu estou tão envolvido, alterando tanta coisa nele, que está se tornando uma loja de orçamentos. Quem sabe, depois de pronto, não disponibilizo como uma versão Open Cart para Orçamentos?

Ele ainda não está 100% finalizado, mas, ainda assim dá uma passada nele: http://ccrbrindes.com.br

Grande abraço!
Bom dia galera, eu preciso fazer um site que é só para orçamento e preciso somente de 3 campos na finalização do checkut, "Nome" "Email" e "Telefone", a forma de pagamento será na entrega, e não preciso que o cliente fique cadastrado no site. O site é de uma empresa de aluguel de material para festas. É possível fazer isso? Como eu faço?