Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Suporte geral sobre problemas técnicos para OpenCart v1.x.
Por pedromunhoz
Galera, em primeiro lugar me desculpe caso esteja postando em lugar errado e peço que movam o tópico caso tenha feito isto.

Já tinha ouvido falar do OC há algum tempo, mas ultimamente tenho me envolvido mais com o sistema e achei bem interessante. A minha dúvida é a seguinte: estava pretendendo hospedar uma lojinha pequena, apenas para vender alguns artigos variados e talvez algumas cosias que a minha noiva faz de artesanato e gostaria de saber se seria necessário ao hospedar e colocar a minha loja no ar registrar um CNPJ para a mesma? Ou posso vender como se fosse um Mercado Livre da vida?

Agradeço a ajuda de todos. Obrigado!
Pedro, para vender online não é necessário ter CNPJ. Você pode fazer tudo usando seu CPF, até mesmo criar contas no PagSeguro, BCash e MercadoPago para receber os pagamentos dos clientes via cartão de crédito ou boleto.

Por outro lado, cedo ou tarde você terá de obter um CNPJ caso o seu negócio se profissionalize. Dependendo do que você faz você pode abrir uma MEI - Microempreendedor individual, que te permite ter um CNPJ pagando uma mixaria, mas com limite de faturamento de 60 mil reais por ano. A sua noiva fazendo artesanato certamente se encaixaria no modelo do MEI. E ter um CNPJ é importante pois permite a você emitir notas fiscais, além de passar um pouco mais de seriedade sobre o seu negócio.

E mudando um pouco de assunto, você deve observar que apenas ter uma loja online não indica que você conseguirá alcançar os clientes que deseja. Abrir uma loja virtual é diferente de abrir uma loja física em que as pessoas te vêem na rua e entram para conhecer seus produtos. É necessário adquirir divulgação na internet (paga ou gratuita) para que a loja tenha sucesso, e isso pode levar meses ou anos. Pode ser interessante considerar um começo em outro lugar que já ofereça essa divulgação, como o MercadoLivre ou (no caso de artesanato) o ELO7.