Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Assuntos não relacionados com OpenCart.
Por thiiix7
Boa Noite Pessoal,

Queria saber se alguem pode compartilhar os E-commerces Open Source's que voces conhecem alem do Open Cart?

Para conhecimento, sei desses:

Magento
Prestashop
Oscommerce
Ubercart
Virtuemart (Joomla)
Zen Cart
Por denisgomes
Sua lista já está bem completa com os sistemas mais usados, exceto pelo OsCommerce que já morreu e esqueceram de enterrar. Segue abaixo a lista de sistemas que já vi por aí mas que não necessariamente testei. Todos são open source mas nem todos são gratuitos como o OpenCart.

Abantecart
Agoracart
Alegrocart
Avactis
Batavi
Bitcart
Broadleaf Commerce
CRE Loaded
CS-Cart
CubeCart
EC-Cube
Eclime
Free Shopping Cart
Freeway
Interchange
Interspire (não é mais vendido)
Jadasite
Kartris
Karzina
KonaKart
LiteCommerce
MivaMerchant
nopCommerce
Open Solution
OscMax
Oxid eSales
PinnacleCart
Potion Store
Satchmo
Shopalong
Shopizer
Spree
TomatoCart
TradingEye
X-Cart
Zeuscart
Zingiri

Eu pessoalmente uso o CS-Cart.

Também existem plugins de comércio eletrônico para Wordpress:
WP E-Commerce
WooCommerce
Cart66
Eshop
Jigoshop
Quickshop
Yak Shopping

E também para o Drupal:
DrupalCommerce

Também é possível criar pequenas lojas online usando HTML comum (ou qualquer CMS) e botões de venda do PagSeguro, do Paypal, do BCash, etc. É só criar um botão para cada produto e o sistema cuida do resto, inclusive o carrinho de compras e o frete.
Por thiiix7
Legal esse CS-Cart. Ela parece ter uma cara de Opencart. rsrsrs

Vi que a versão Grátis é a ULTIMATE, porém pelo site na tabela que compara as versões mostra varias funcionabilidades que ela não tem.

Você denisgomes como usuario dela, a versão grátis é boa?
Por denisgomes
thiix7, não se engane. O CS-Cart tem muito mais recursos.

O pessoal do CS-Cart mudou o esquema de licenciamento. A versão Ultimate existe em duas edições: grátis e paga. Os recursos adicionais são liberados quando você paga a licença. Eu uso a licença paga, que valeu cada centavo na minha opinião.
Por unknown1140
denisgomes escreveu:thiix7, não se engane. O CS-Cart tem muito mais recursos.

O pessoal do CS-Cart mudou o esquema de licenciamento. A versão Ultimate existe em duas edições: grátis e paga. Os recursos adicionais são liberados quando você paga a licença. Eu uso a licença paga, que valeu cada centavo na minha opinião.
Denis, em relação ao sistema de templates, vc sabe quais as vantagens do cs-cart sobre o opencart?
O sistema do oc é super trabalhoso, até meio tosco e super inflexível, de um jeito q se vc não usar o (tosco) HTML do oc quase nenhuma extensão funciona.
No CS-Cart tb tem este tipo de absurdo ou ele é um sistema mais consistente onde vc pode modificar o html tranquilamente sem ter problemas com as extensões?
Sabe se ele é mais fácil de desenvolver temas tb?
Por denisgomes
unknown11400, o sistema de templates do CS-Cart é bem diferente. De fato a aparência e as funcionalidades são bem separadas, e a loja funcionará exatamente da mesma forma e com a mesma disposição dos elementos independente do tema utilizado, pois ele opera com uma estrutura de blocos com elementos aninhados em uma forma lógica.

Por exemplo: no OpenCart o arquivo que controla a aparência da página do produto é o PRODUCT.TPL, que contém todas as instruções para desenhar a página inteira, além de chamar os arquivos HEADER.TPL, FOOTER.TPL, etc. No CS-Cart existe uma hierarquia: cada elemento da página, como o cabeçalho, o rodapé, o menu, o título do produto, as fotos, as opções do produto, a quantidade, o preço, etc, estão em arquivos separados, de modo que as alterações em um não afetam os outros - ou seja, se você alterar algo na área da descrição do produto, a sua sidebar não vai deixar de funcionar. A princípio pode parecer mais complicado, mas na verdade não é. Além disso o CS-Cart possui dois editores de templates: você pode editar os arquivos diretamente pela área de administração (sem usar FTP ou algo do tipo), ou pode ativar o modo de design para ver a hierarquia do template na loja ao vivo e fazer alterações no código fonte ali mesmo.

Fora isso o CS-Cart ainda tem um sistema de blocos. Se você observar os templates prontos para CS-Cart à venda por aí, notará que todos eles têm mais ou menos a mesma disposição dos elementos, mais ou menos tudo do mesmo jeito. Isso é porque toda a disposição da loja e o posicionamento dos elementos pode ser controlada diretamente pelo admin. Assim o lojista, e não necessariamente o designer, pode fazer alterações à sua vontade e quando quiser. Por exemplo: quer colocar um aviso no cabeçalho? É só criar um bloco de texto, acrescentar as informações (não é necessário entender de HTML) e arrastar esse bloco pro cabeçalho. Quer uma lista de produtos que você escolheu numa barra lateral do lado direito? É só criar um bloco de produtos, escolher os produtos e arrastar pra barra lateral. Ou para qualquer outro lugar da loja. Na verdade dá pra dividir a loja em até 16 colunas... Você poderia ter 3 barras laterais do lado direito e 2 do lado esquerdo se quisesse ;)

No Opencart para fazer isso seria necessário entender de HTML e editar vários arquivos diferentes, e depois enviar tudo via FTP.

Resumindo: dá pra customizar toda a aparência da loja sem sair do admin do CS-Cart e sem entender muito de programação. E na versão 4 que saiu há pouco tempo ainda tem mais um recurso: personalizar cores e fontes da loja sem nem mesmo tocar no CSS ou no HTML. O layout da minha loja hoje é apenas o template padrão do sistema com pequenas modificações, e a loja nova na versão 4 está sendo montada e irá ao ar futuramente.

Não me levem a mal. Gosto do Opencart e recomendo para as pessoas por ser um bom sistema. Mas o CS-Cart é ainda melhor. Só é uma pena não ter uma comunidade de usuários brasileiros.
Por unknown1140
denisgomes escreveu:unknown11400, o sistema de templates do CS-Cart é bem diferente. De fato a aparência e as funcionalidades são bem separadas, e a loja funcionará exatamente da mesma forma e com a mesma disposição dos elementos independente do tema utilizado, pois ele opera com uma estrutura de blocos com elementos aninhados em uma forma lógica.

Por exemplo: no OpenCart o arquivo que controla a aparência da página do produto é o PRODUCT.TPL, que contém todas as instruções para desenhar a página inteira, além de chamar os arquivos HEADER.TPL, FOOTER.TPL, etc. No CS-Cart existe uma hierarquia: cada elemento da página, como o cabeçalho, o rodapé, o menu, o título do produto, as fotos, as opções do produto, a quantidade, o preço, etc, estão em arquivos separados, de modo que as alterações em um não afetam os outros - ou seja, se você alterar algo na área da descrição do produto, a sua sidebar não vai deixar de funcionar. A princípio pode parecer mais complicado, mas na verdade não é. Além disso o CS-Cart possui dois editores de templates: você pode editar os arquivos diretamente pela área de administração (sem usar FTP ou algo do tipo), ou pode ativar o modo de design para ver a hierarquia do template na loja ao vivo e fazer alterações no código fonte ali mesmo.

Fora isso o CS-Cart ainda tem um sistema de blocos. Se você observar os templates prontos para CS-Cart à venda por aí, notará que todos eles têm mais ou menos a mesma disposição dos elementos, mais ou menos tudo do mesmo jeito. Isso é porque toda a disposição da loja e o posicionamento dos elementos pode ser controlada diretamente pelo admin. Assim o lojista, e não necessariamente o designer, pode fazer alterações à sua vontade e quando quiser. Por exemplo: quer colocar um aviso no cabeçalho? É só criar um bloco de texto, acrescentar as informações (não é necessário entender de HTML) e arrastar esse bloco pro cabeçalho. Quer uma lista de produtos que você escolheu numa barra lateral do lado direito? É só criar um bloco de produtos, escolher os produtos e arrastar pra barra lateral. Ou para qualquer outro lugar da loja. Na verdade dá pra dividir a loja em até 16 colunas... Você poderia ter 3 barras laterais do lado direito e 2 do lado esquerdo se quisesse ;)

No Opencart para fazer isso seria necessário entender de HTML e editar vários arquivos diferentes, e depois enviar tudo via FTP.

Resumindo: dá pra customizar toda a aparência da loja sem sair do admin do CS-Cart e sem entender muito de programação. E na versão 4 que saiu há pouco tempo ainda tem mais um recurso: personalizar cores e fontes da loja sem nem mesmo tocar no CSS ou no HTML. O layout da minha loja hoje é apenas o template padrão do sistema com pequenas modificações, e a loja nova na versão 4 está sendo montada e irá ao ar futuramente.

Não me levem a mal. Gosto do Opencart e recomendo para as pessoas por ser um bom sistema. Mas o CS-Cart é ainda melhor. Só é uma pena não ter uma comunidade de usuários brasileiros.
Só em ser diferente do sistema do oc, provavelmente já é melhor (sério, é um dos sistemas de templates mais arcaico, trabalhoso, problemático e inflexível q eu já vi e olha q eu não sou muito novo no meio).
Acho q deu pra entender, ele funciona com algo parecido como posições de módulos, o q é muito bom.
Mas se eu quiser criar o meu template, provavelmente vou ter q seguir um modelo pré-definido né? Pq acredito q colunas e etc têm q seguir o padrão do sistema ou dá problemas né?

Já faz um tempo q eu procuro alternativas aos sistemas q eu uso, pois tenho achado-os muito trabalhosos para mim q tenho q fazer os templates do zero e ainda me adaptar a um sistema nada prático pra mim e complicado para os meus cliente q às vezes têm dificuldade em até mesmo instalar o Google Chrome no próprio PC.

No cms já achei algumas boas alternativas ao Joomla e ao Wordpress. Faço td mais rápido, o resultado é melhor e o cliente fica mais satisfeito pq o gerenciamento é bem mais simples. Ainda não achei um e-commerce pra facilitar a minha vida e a do cliente, tava pesquisando alguns em Ruby on Rails, mas ter q aprender uma linguagem nova não é muito animador pra quem ta querendo praticidade. Porém o cs-cart parece ser uma boa opção.

Mas em relação a integração com correios, pagseguro e o básico pro brasileiro, ele já tem td pronto, ou tem q desenvolver ainda?

Vou olhar ele com mais calma depois.
Por denisgomes
Eu não sei como seria possível criar um template pro CS-Cart do zero. Acredito que os existentes são todos baseados em cima do original, digo, pra não ter que criar os arquivos e as estruturas e etc. Eu realmente não me aprofundei nisso. Só o que posso dizer é que, a meu ver, você não terá tantos problemas quanto (possivelmente) no Opencart para desenvolver o template. Com todas as ferramentas embutidas que ele possui, é muito fácil personalizar a loja.

E falando de templates, existem pessoas que convertem layouts desenhados em PSD para Opencart, e vários outros sistemas. Pode ser uma opção pra você não perder tempo com isso - faça o que sabe, terceirize o que não sabe.

Tanto o CS-Cart quanto o Opencart são fáceis de usar e acho que seus clientes não teriam dificuldade nenhuma. E dentro do Joomla e do Wordpress também existem soluções de comércio eletrônico, como o Virtuemart e o WP-ecommerce, respectivamente, embora não sejam tão boas quanto uma solução dedicada.

Com relação a integração do CS-Cart, infelizmente não há uma comunidade brasileira tão grande e unida e por isso não há nenhum tipo de módulo brasileiro para ele, exceto o PagSeguro que foi criado pela Visie. De Correios eu ainda não vi, mas tenho certeza de que dá pra achar alguém que possa criar, ou você mesmo criar caso esteja inspirado a tal. De qualquer forma ele traz embutido o módulo de frete por peso x região, e com ele você pode programar toda a tabela do Sedex manualmente (e/ou do PAC, ou de Transportadora, ou de motoboy, etc). É trabalhoso, mas é uma opção para quem não quer depender do webservice dos Correios - já vi uns tópicos aqui no fórum de gente querendo usar uma tabela manual assim.
Por unknown1140
Ter q usar somente o tema dele como base é um limitador muito grande, principalmente pq ele usa o Bootstrap, q eu não gosto nem um pouco. Simplesmente customizar a loja pra mim não é o suficiente, pois sou designer/front-end coder e criar o template do zero é muito importante pra mim, principalmente com os layouts q eu faço q na maioria das vezes vão muito além do q qq tema padrão (sem arrogância, é só parte do meu trabalho mesmo, ir o mais longe possível). Sempre terceirizo qd preciso, isto não é problema, mas na verdade estou até pensando em desenvolver uns temas pra ganhar um dinheirinho e tb oferecer a criação de temas customizados, mas trabalhar com o Bootstrap pra quem faz questão de um bom código não dá mesmo... Sei q seria possível usar o q eu quisesse pra desenvolver, mas ter q ficar "hackeando" o sistema é péssimo.

Conheço o Virtuemart e posso falar sem dúvidas q é pedir por dor de cabeça. Ele é tosco, difícil de usar, de configurar e é cheio de bugs. Além da performance não ser boa (como a do próprio Joomla) e gerar um código super bagunçado e nada otimizado. O WP-commerce e o woo commerce não cheguei a testar a fundo, mas tb queria evitar o wp por vários motivos.

Como ainda não testei o cs não posso falar, mas ainda tem muita coisa confusa no oc q podia melhorar muito. Além do problema do sistema arcaico de template q eu citei...

Não ter as soluções para o mercado brasileiro realmente é um problema, mas se aparecer um cliente q precise, basta inserir o valor do desenvolvimento no orçamento e ser feliz.

Até agora o sistema mais interessante q eu testei foi o Shopify, apesar de ser saas. Muito fácil de usar e o sistema de templates parece ser bem tranquilo...

Vlw Denis!
Por lichique
denisgomes, ate que enfim conheci alguém que usa o cs-cart e gosta muito, preciso da sua ajuda.
Vc poderia me ajudar?
Sou leiga no assunto ainda, mas estou tentando me informar para decidir.
Tenho um ecommcer ja na plataforma tray (www.trendorfina.com.br) e estou muito insatisfeita la, porque eles cobram caro e a assistência deles é péssima.
Ai, me indicaram estas tecnologia que poderei montar meu site do meu jeito e adorei a ideia, porem como disse sou leiga e estou procurando saber como funciona ainda.
Nem consegui instalar ainda o cs-cart.
Mas preciso saber como poderei usa-lo aqui no brasil, como na forma de pagamento do brasil, inclusive a forma de parcelamento no cartão e boleto, alem do frete ser adaptado aos correios.
Vc poderia me ajudar? Onde acho estes módulos?
Ou vc me indicaria o prestashop ou mesmo o open cart?
Agradeço sua atenção,
Livia Almeida