- 02 Mai 2014, 18:10
senuts, as grandes lojas usam sistemas próprios talvez porque se integrem melhor aos processos que eles utilizam, mas o fato de serem empresas grandes certamente dá vantagem para negociar uma taxa melhor em qualquer plataforma que seja. De qualquer forma eles têm reputação suficiente para que um cliente possa comprar e informar os dados de seu cartão sem medo. Lojas pequenas nem sempre têm essa facilidade, e usar um intermediador ajuda a deixar o cliente mais tranquilo na hora de comprar, ainda mais nos dias de hoje em que existem muitas lojas fraudulentas, a la Neon Eletro.
Uma curiosidade: o Ponto Frio aceita Paypal.
Com relação as taxas, o Paypal custa um pouco mais caro do que Pagseguro, BCash e demais mas há uma vantagem: eles liberam a grana em 24h, enquanto todos os outros o fazem em 14 dias. Isso pode fazer a diferença para alguns lojistas. Mas independente das taxas cobradas, tudo isso deve fazer parte do preço do produto. Se você quer oferecer parcelamento em 12x sem acréscimo, isso terá um custo pra você e você deverá repassá-lo ao preço do produto. Pense: porque você acha que as lojas oferecem descontos de 10, 15, 20% pra quem paga via boleto?
Não há como vender online hoje sem aceitar cartões, então o preço do produto já deve refletir isso. Não dá pra ficar choramingando que a taxa tá alta. Agora, você pode optar por parcelar com ou sem juros. Você não é obrigado a oferecer 12x sem acréscimo. Você pode fazer como a Fast Shop, que parcela tudo com juros mas com isso consegue manter o preço inicial do produto mais baixo do que os outros - e ainda dá uma explicação genial de porque é melhor e mais barato comprar assim com eles, e de porque outras lojas estão te enganando com essa conversa de "sem juros".
Com relação a Cielo você está enganado. A taxa de 5% de adiantamento que lhe informaram é POR MÊS. Isso significa que se você for adiantar uma venda de 1 parcela, você pagará 5%. Se for adiantar uma venda de 2 parcelas, você pagará 7,5%. Se for 3 parcelas, 10%. E assim por diante. Não acredita em mim? Ligue pra Cielo ou pro seu banco e peça uma simulação de venda parcelada, e pergunte o quanto você vai receber. Você vai se surpreender. Agora, porque eu sei disso? Porque quando coloquei uma maquininha da Cielo me informaram a mesma coisa, e eu achei que era uma taxa fixa independente da quantidade de parcelas. Só muito tempo depois é que descobri que essa taxa de adiantamento na verdade era mensal, e nem os atendentes sabiam explicar isso direito.
Então, a menos que eu esteja seriamente enganado, ou que você seja realmente sortudo e tenha uma negociação diferenciada, nesta venda de R$ 2600 parcelada em 12x você receberá R$ 1702,35 com venda a 3% e adiantamento a 5% ao mês. (Será que não seria 5% na venda e 3% no adiantamento? Neste caso o valor final seria R$ 1988,35).
Depois desse episódio eu comecei a fazer planilhas para comparar os custos dessas formas de pagamento usando as mesmas fórmulas usadas por eles para calcular os valores líquidos. E assim eu descobri que 12x sem juros no Pagseguro me sai mais barato do que 12x sem juros na Cielo com adiantamento de parcelas (porque o adiantamento é opcional, você pode optar por não pagar nada a mais mas receber as parcelas mês a mês).
O que posso dizer de tudo isso apenas é que esses intermediadores nos ajudarão muito a baixar as taxas de venda atualmente praticadas. O Paypal está oferecendo para alguns clientes uma taxa de 7% independente da quantidade de parcelas. E até onde eu sei, nenhum outro intermediador, banco ou Cielo ou Rede fazem algo desse tipo.
Então, amigo, intermediadores são uma opção mas não são a única. Não estou discutindo os prós e os contras de cada um. Estou apenas discutindo questões de custo, e posso dizer que sendo bons ou ruins, os intermediadores são uma concorrência para o duopólio Cielo/Redecard e eles é que vão nos ajudar a trazer as taxas pra baixo, porque se depender de Cielo e Redecard isso não vai abaixar nunca. Eles pensam: "pra quê pagar menos se eles aceitam pagar mais?"
Denis Gomes Franco
Canecas, mouse pads e fotoprodutos personalizados com suas fotos e logotipos