rcriche escreveu:sim lippert o padrão é o módulo do carrinho estar ou na coluna da esquerda ou na da direita, sendo que é possível fazer esta mudança pelo admin.
Coloca-lo no header teria que mexer nos códigos - provavelmente nos arquivos do controller além dos templates é claro - Como eu estou apenas iniciando no opencart, porém, eu não consegui achar a referência para o módulo em lugar nenhum.. nem no site/forum oficial
Alterar o posicionamento do carrinho somente pelo css seria, ao meu ver, uma baita gambiarra... afinal ele está posicionado em um elemento totalmente diferente e eu não gostaria de fazer este tipo de coisa - apesar de ser uma solução. 
Olá rcriche.
O que você quer é totalmente possível, e não precisa fazer nenhuma gambiarra

. Fiz isso em minha loja, coloquei no topo da loja um resumo do carrinho onde aparece a quantidade de itens e o valor total, e ao lado aparece o carrinho completo como padrão, ficou muito bacana.
Como você já sabe, vai precisar mexer em códigos PHP do controller e em arquivos tpl, em css nem tanto, pelo menos eu não precisei.
O arquivo que controla o carrinho e o logo possui todo o código de sua exibição é o
cart.php que está em
catalog/controller/module/
A dica que posso lhe dá é que você precisará identificar o código dentro do arquivo
cart.php que você necessita e acrescentá-lo no arquivo que é responsável pela exibição do topo da loja que é o
header.php que está em
catalog\controller\common, e fazer as chamadas no arquivo de layout
header.tpl que está em
catalog\view\theme\default\template\common.
Boa empreitada.
Sempre em frente...