Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Suporte geral sobre problemas técnicos para OpenCart v1.x.
Bom dia pessoal.

Com a ajuda dos desenvolvedores dos módulos que adquiri, montei eu mesmo a minha loja Opencart. Não sou expert em desenvolvimento Web, e por isso às vezes apanho.

Por algum motivo do desconhecido, desde que lancei minha loja, o banco de dados cresceu 30 vezes, ou seja, quando eu cadastrei todos os produtos e deixei a loja pronta, ele tinha 1.9 MB, e agora, 2 meses depois, sem ter acrescentado nenhum produto e tendo feito menos de 100 vendas, o banco de dados aumentou para 30.6 MB!! :shock: Estou preocupado pois não tenho ideia do que pode ter acontecido. Não sei se tem algum tipo de lixo sendo acumulado lá. Não sei se isso tem a ver com algum tipo de cache (eu utlizo a extensão NitroPack)...

Alguém tem alguma dica que possa me ajudar a descobrir o que está acontecendo?

Estou utilizando o Opencart 1.5.6.1 --> Endereço do site: http://novaintima.com.br

Obrigado!
Olá,

Tudo indica que algum módulo externo que você instalou pode está fazendo acumulo de informações no banco de dados, realmente fica difícil de saber, a dica que lhe darei tem também um efeito didático que será benéfico para você, uma vez que você é o responsável por sua loja, é que você faça uma nova instalação do OpenCart em uma pasta separa com outro banco de dados, e compare a quantidade de tabelas e os seus conteúdos entre o banco de dados da nova instalação e o da sua loja atual, assim talvez fique mais fácil você identificar onde está o problema, fora que você vai conhecer um pouco mais sobre como deve ser a estrutura padrão do banco de dados da sua loja.

Espero ter ajudado. :D
Olá, Manoel. Obrigado pela dica.
Realmente é algo misterioso. Já dei uma passada pelas tabelas do banco e ainda não achei onde estaria toda essa informação.
A loja não está mais lenta por esse motivo, mas me preocupo caso o banco continue crescendo assim.
Se alguém já tiver tido algum "problema" parecido, e souber o que gerou essa "engorda" da base de dados, agradeço muito!
Não chega a ser misterioso, uma vez que você descarta a possibilidade de dados em excesso nas tabelas só resta um responsável, o índice. Dependendo da quantidade de índices no banco de dados, você pode fazer com que o banco de dados cresça muito rápido pela necessidade de manter muitas informações em cache, e dependendo de que informações ele está armazenando em cache, isso pode resultar em vários megas de dados só de cache de índices, dados estes que você não verá visualmente nas tabelas, pois são armazenados e organizados no engine do banco de dados. O OpenCart por padrão só vem com índices de chaves primárias, o que gera pouquíssimos dados de cache, mas muitas modificações e extensões que prometem turbinar sua loja geralmente fazem isso enchendo seu banco de dados de índices, pode ser este o caso de sua loja.

Manoel Vidal escreveu:Não chega a ser misterioso, uma vez que você descarta a possibilidade de dados em excesso nas tabelas só resta um responsável, o índice. Dependendo da quantidade de índices no banco de dados, você pode fazer com que o banco de dados cresça muito rápido pela necessidade de manter muitas informações em cache, e dependendo de que informações ele está armazenando em cache, isso pode resultar em vários megas de dados só de cache de índices, dados estes que você não verá visualmente nas tabelas, pois são armazenados e organizados no engine do banco de dados. O OpenCart por padrão só vem com índices de chaves primárias, o que gera pouquíssimos dados de cache, mas muitas modificações e extensões que prometem turbinar sua loja geralmente fazem isso enchendo seu banco de dados de índices, pode ser este o caso de sua loja.

Acertou na mosca, Manoel! É exatamente o que aconteceu. Eu exportei o banco de dados no formato SQL, e ao abrir o arquivo no bloco de notas, notei uma seção de índice gigantesca, ocupando mais de 90% do arquivo. E realmente foi o NitroPack que criou isso tudo.
Obrigado pela ajuda e um grande abraço!