Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Suporte geral sobre problemas técnicos para OpenCart v2.x.
Por Nosfox
Prezados,

Alguém sabe me dizer como faço para tratar as categorias como canônicas, assim como os produtos?

Estou sentindo que o SEO do OpenCart 2 está um pouco mais fraco do que o SEO da versão antiga, pois o tráfego orgânico caiu muito, quando comparado ao fluxo de antigamente. E acho que esse pode ser um dos problemas.

Analisando o Google Analytics hoje, vejo como se fossem páginas separadas:

/decoracao-presentes
/decoracao-presentes?page=2
/decoracao-presentes?page=3

E por aí vai, fora os parâmetros sort, limit, etc. O que gera conteúdo duplicado no site.

Para tentar contornar o problema, bloqueei qualquer url que contenha os parâmetros page, sort e limit, através do robots.txt. Mas acredito que assim o Google passe a desconsiderar o número de visitantes destas páginas, o que diminui a relevância do meu site, aos olhos do buscador.

Enfim, se puderem dar uma luz, mesmo que seja uma ideia que necessite implementação, serei muito grato.
Por valdeir2000
Mensagens Especiais
Adicione o código abaixo em seu robots.txt
Código: Selecionar todos
Disallow: /*?sort
Disallow: /*&sort
Disallow: /*?order
Disallow: /*&order
Disallow: /*?limit
Disallow: /*&limit
Disallow: /*&search
Disallow: /*&description
Disallow: /*&category_id
Disallow: /*&filter
Disallow: /*?page
Disallow: /*?keyword
Por Nosfox
Mas então Valdeir, vamos supor que eu tenho uma categoria com 4 páginas:

decoracao
decoracao?page=2
decoracao?page=3
decoracao?page=4

e cada uma é vista por 100 pessoas em um dia.

Ao deixar de indexar páginas 2, 3 e 4, o Google só iria considerar as 100 visitas à primeira página, não? Assim meu site perderia importância.

No momento eu deixei algumas restrições no robots.txt, mas gostaria de saber uma forma de tratar as categorias igual os produtos são tratados.