Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Suporte geral sobre problemas técnicos para OpenCart v2.x.
Olá pessoal,

Minha OC 2.0.3.1 está com uma coisa estranha que não sei o que acontece. No Painel de Controle do admin em Clientes Online, se eu clico em ver mais... no relatório de clientes online aparece vários visitantes e seções da loja onde ele passou, no entanto eu estranhei porque vi que um deles havia passado por um produto que a muito tempo eu não tenho mais, aliás nunca tive nessa loja OC, daí fui verificar com atenção um por um e ví que os endereços dos links que informa de onde ele passou é da minha antiga loja que era uma plataforma Oscommerce, esta loja já foi excluída faz tempo e a OpenCart foi montada em outro servidor. Descobri isso porque a minha antiga loja era montada dentro de um diretório chamado "loja" e a OC eu montei diretamente na raiz, portanto ao clicar em um link que informa onde o visitante passou informa página não encontrada, claro pois o meu domínio com o diretório "loja" não existe mais já a vários dias.

Alguém sabe por que isso acontece? A única coisa mais lógica que eu pensei é de ser robots e não visitantes e por isso pega de alguma forma os endereços nos buscadores durante um tempo até que seja efetuado a troca dos meus links lá, eu digo isso porque tenho recebido do google mensagens dizendo que tem aumentado muito os 404 de páginas não encontradas na minha conta lá, eu entrei no google webmasters para ver e todos os links não encontrados são da antiga loja com o diretório "loja" mas informa que se aqueles links não existirem mais não é necessário tomar nenhuma ação, imagino que com o tempo os próprios robots vão trocando automaticamente, mas tem lógica ficar aparecendo esses links na minha loja OpenCart que nada tem a ver com isso?
Olá.

Sobre aparecer as URLs antigas nos visitantes online, não há nada de errado, pois o OpenCart identifica a partir de qual URL estão chegando em sua loja.

Em resumo, não é problema no OpenCart, mas sim com o fato das URLs antigas ainda existirem nos buscadores como o Google, e eles podem está sendo acessados por robôs de busca, ou mesmo visitantes que fizeram uma busca no Google, encontram a URL antiga, e clicaram nela.

Uma forma de tentar agilizar o processo de indexação das novas URLs, é ativar o sitemap do OpenCart e enviar a URL do sitemap para o Google através do Google Webmaster:
https://www.google.com/intl/pt-BR/webmasters/

E notificar o Google que as URLs antigas não existem mais, mas como aqui não é o foco desse assunto, faça uma boa pesquisa no Google ou consulte uma agência especializada sobre o assunto.

Mas de fato, não tem nada haver com o OpenCart. :)
Ok, Manoel.

Sua recomendação do sitemap foi a primeira coisa que fiz, habilitei no meu admin e criei um novo arquivo xml e troquei o antigo em minha conta do webmasters google, o novo da OC já está quase todo indexado lá. Quanto a informar o google não é necessário, como eu disse na abertura do tópico eles mesmo informam não ser necessário nenhuma ação caso as urls não existam mais.

Mas ok, isso não é assunto aqui, pode deixar o tópico como resolvido e contratarei a agência para saber porque a OpenCart informa visitantes em links que não existem na minha OC, se não existem não tem como ter visitantes portanto informa errado. Quando eu estava na antiga plataforma Oscommerce o assunto de Who is online era assunto dos fóruns da referida plataforma, tanto é que existia uma quantidade grande de módulos de addons para este tema naquela plataforma, o que eu usava por exemplo me informava em tempo real todas as informações de cada cliente na loja, por exemplo se estava com carrinho ou não, se tinha produtos no carrinho, quais os produtos estavam no carrinho, área geográfica, cliente ou visitante, humano ou robot, enfim, informações completas. Na OpenCart realmente esse tema acho que é precário pois já procurei exaustivamente um tempo atrás por extensões ou módulos para essa área de Who is online e curiosamente não encontrei nada nem mesmo apenas parecido com todos existentes da antiga plataforma. Mas isso também é coisa para agências resolver e criar.

Obrigado.
Creio que sua confusão relacionada a esse recurso do OpenCart é compreensível, pois você não está vendo os clientes online, mas sim os últimos acessos na sua loja nos últimos 60 minutos, escrevi uma dica sobre isso na área de tutoriais e dicas aqui do fórum, segue o link:
viewtopic.php?f=68&t=14497

Sobre uma boa extensão de acompanhamento online, realmente não conheço nenhuma bem completa com os recursos que você mencionou.

O motivo de não termos uma boa extensão para acompanhamento online, é o fato de que os lojistas estão utilizando ferramentas como o Google Analytics e similares, para acompanhamento de usuários online, interação social, estatísticas, métricas, funis e conversões, pois uma ferramenta de coleta bem configurada como o Google Analytics e similares, é muito mais útil para conversão do que uma extensão que sobrecarregará desnecessariamente o servidor (banco de dados) da loja com a coleta de informações para saber quem está online, onde está, e o que tem no carrinho.

Não me entenda mal, não quis ser grosso com você, só que você tem que pesquisar bastante no Google sobre as novas tendências de coleta e análise de dados com o objetivo de conversão, e como ferramentas como o Google Analytics e similares podem lhe ajudar no gerenciamento inteligente dos dados com o objetivo de aumentar suas conversões.

Contratar uma agência especializada para lhe apoiar nesse assunto, não seria algo absurdo, pois esse é um assunto muito amplo, por isso citei que esse não é o foco do fórum OpenCart Brasil; uma agência especializada lhe informaria que não é preciso você esperar o Google apagar suas antigas URLs, que tem como reaproveitá-las para gerar novas vendas, ao mesmo tempo que é possível informar ao Google que elas não existem mais ou que mudaram para outra URL, entre muitas outras práticas que seriam realmente úteis para sua loja.

Observação: Se diz: no OpenCart. É errado: na OpenCart. ;)

Espero ter ajudado. :)