Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Suporte geral sobre problemas técnicos para OpenCart v2.x.
Por reds
Mensagens Especiais Curtidas
Ola pessoal,

Lendo algumas questões sobre versão do arquivo na web, eu tenha notado essa requisição junto a ferramenta de analise de velocidade do google.
Eu tenha resolvido adicionar um pequeno trecho de código, junto ao arquivo do css e afins.

- Esse é um arquivo normal de folhas de estilo
<link href="catalog/view/theme/default/stylesheet/stylesheet.css" rel="stylesheet">

- Adicionado para pegar a hora e colocar junto quando compilar
<link href="catalog/view/theme/default/stylesheet/stylesheet.css?v=<?php echo date('his'); ?>" rel="stylesheet">

- Esse é o arquivo de saida montado no navegador
<link href="catalog/view/theme/default/stylesheet/stylesheet.css?v=013131" rel="stylesheet">

Se alguem tiver uma dica melhor, so compartilhar conosco ;)
Por Manoel Vidal
Mensagens Curtidas
Olá @reds.

Não creio que isso adicione alguma melhoria no carregamento da loja, mas sem dúvidas é um ótimo recurso para quem faz constantes atualizações no CSS da loja ou de extensões, e precisa que o navegador sempre carregue uma versão atualizada do arquivo CSS, pois ao adicionar o parâmetro após a extensão do arquivo, o navegador do usuário entende que se trata de um novo arquivo, e como ele não tem no cache, ele baixa novamente, assim o navegador sempre vai baixar o arquivo CSS novamente, e o mesmo para arquivos javascript.

Em resumo, ao adicionar o parâmetro no final, o navegador sempre vai fazer o download novamente do arquivo CSS ou JS.

Eu utilizo essa técnica em minhas extensões, mas adiciono um parâmetro com a versão da extensão, assim sempre que a extensão for atualizada, caso eu tenha feito atualizações no CSS e JS que acompanham a extensão, o usuário ao acessar a loja verá imediatamente a alteração.

Ficaria algo como:
<link href="catalog/view/theme/default/stylesheet/minhaextensao.css?v=1.0.0" rel="stylesheet">

Espero ter ajudado. :)
reds gostou disso
Por reds
Mensagens Especiais Curtidas
Muito bom @Manoel Vidal
É realmente uma ótima forma de controlar as versões dos arquivos, ainda mais pros templates que nunca paramos de mudar, rsrs

Espero que ajude ao pessoal!
:ugeek: