Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Suporte geral sobre problemas técnicos para OpenCart v3.x.
Pegue os INSERT da tabela "oc_zone" localizados no arquivo default de instalação "install\opencart.sql" e rode em seu banco de dados, mais antes limpe essa tabela "oc_zone"; A outra solução é cadastrar os estados manualmente;
oi @veteranodf , desativei todas as extensões, e continuou com o mesmo problema. Mas resolvi, criando um novo pais USA , deixei desabilitado. Pelo fato de ter outro pais, o menu suspenso é aberto. Não sei porque, mas funcionou.
Olá,

Eu estou com exatamente o mesmo problema, eu uso o módulo nativo de frete grátis acima de uma valor configurado e funciona perfeito desde muito tempo, só que agora eu preciso habilitar apenas para região Sul e Sudeste pois os fretes para regiões do Norte ficaram muito caros. O problema é o mesmo do amigo do tópico no menu suspenso só tem todas as regiões, então seguindo as dicas do veteranodf em outro tópico eu fui no Dados Auxiliares/Regiões Geográficas e criei um menu de frete grátis mas com o país Brasil selecionado não tem opções de estados para escolher, só todas as regiões. Então segui a dica do amigo aqui e criei um outro país, assim selecionando o Brasil aparece os estados para selecionar, eu criei de todos os estados do sul e sudeste mas mesmo selecionando no módulo frete grátis esse campo que criei nas regiões geográficas o frete grátis não funciona para estados nenhum, só volta a funcionar se selecionar Todas as Regiões. Não sei o que fazer para poder configurar os fretes grátis em determinados estados sem ser diretamente no módulo dos correios.

EDITADO:
Não havia reparado que o tópico era resolvido e reabri, eu imagino que talvez seja porque quando instalei a loja eu excluí todos os países e seus estados pois só trabalho com o Brasil, então fiquei apenas com o País Brasil e todos os seus estados instalados, e pelo que percebi o amigo também fez isso pois se instalou o país Usa e deu certo é porque só tinha o Brasil. Realmente depois que instalei um país o Brasil habilitou para escolher os estados mas não funciona. Eu tenho a minha 2.0.3.1 original vou tentar descobrir quais arquivos são os países e tentar subir novamente.
@Smagicas Quando se trabalha com regiões geográficas o simulador de frete deve repassar "país, estado e cep" para os módulos de frete, somente assim o sistema irá funcionar corretamente, caso o seu simulador repassar apenas o cep esta errado, alguns módulos de frete o cliente deve esta logado para funcionar perfeitamente; Cheque se o seu problema não é esse;
Olá @veteranodf , seguindo as suas dicas eu fiz testes agora aqui e realmente, no checkout funciona certinho, nos estados que eu criei nas regiões geográficas ele habiolita o frete grátis nos pedidos acima do valor configurado no frete grátis, criei uma conta teste com um estado do Norte e ele não habilita. Nesse caso então o sistema de frete grátis por região está funcionando sim, o grande problema é que no simulador nativo no carrinho de compras não mostra a opção do frete grátis, mesmo que seja daqui de São Paulo ele só mostra os fretes tarifados e isso é ruim pois muitos clientes podem desistir e sair sem clicar em fanalizar o pedido pensando que o frete vai ser cobrado. Nesse caso então não sei como eu poderia corrigir isso para mostrar corretamente no carrinho de compras como mostra na finalização do pedido.

EDITADO: Vi agora que o calculador do cep no carrinho de compras na minha loja não mostra o campo de seleção de país e estado, só o campo de cep. Verifiquei e vi que usava uma extensão daqui do Opencartbrasil para corrigir esse problema pois para quem só trabalha no Brasil não tem sentido esses campos lá, mas de qualquer maneira desabilitei e funcionou pois nesse caso para calcular tem que informar o estado e então funciona o frete grátis por região de estados normalmente. Você matou a charada e assim está funcionando, pena que para isso tenha que desabilitar a extensão que oculta países e estados desse cálculo. E nos testes eu percebi que não importa o cep que informa, o que manda é o Estado, mesmo que colocar um estado do sul e um cep do norte o que manda para o frete grátis é só o estado.
veteranodf gostou disso