Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Suporte geral sobre problemas técnicos para OpenCart v3.x.
Por CaioLima
Bom dia !!

Pessoal estou com o seguinte problema, tinha um produto com apenas uma unidade, por incrível que pareça, duas clientes ao mesmo tempo adicionaram o produto ao carrinho, o sistema liberou as duas para o checkout e efetuou as duas vendas, sendo assim meu estoque ficou negativo -1 .... Tem algo que possa ser feito nesses casos, essa é a segunda vez que acontece isso, geralmente quando lanço promoções !!

Obrigado.
Por CaioLima
CaioLima escreveu: 22 Set 2020, 10:30 Bom dia !!

Pessoal estou com o seguinte problema, tinha um produto com apenas uma unidade, por incrível que pareça, duas clientes ao mesmo tempo adicionaram o produto ao carrinho, o sistema liberou as duas para o checkout e efetuou as duas vendas, sendo assim meu estoque ficou negativo -1 .... Tem algo que possa ser feito nesses casos, essa é a segunda vez que acontece isso, geralmente quando lanço promoções !!

Obrigado.

Preciso na verdade que de baixa assim que adicionar o item ao carrinho, pois esse processo do checkout pode demorar, com isso outra pessoa pode comprar junto
Por reds
Mensagens Especiais Curtidas
Ola @CaioLima

Esse tipo de ação nunca vimos,

- Já olhou em sua configuração se esta marcado para não permitir a venda de produtos sem estoque?
- O produto quando esgotado esta definido se esgotado como algo "esgotado" ou "fora de estoque".
- Já testou os status definidos para baixar estoque se esta funcionando de forma correta?

Todo caso uma forma seria pedir o login ou o cadastro antes de adicionar ao carrinho com isso o sistema ganha tempo.
Ou no caso quando o cliente passar pelo carrinho que seja feita uma checagem de estoque dupla, assim além da checagem padrão o sistema faz uma nova verificação antes de prosseguir para o checkout.
:D
Por CaioLima
Bom dia @reds tudo bem ?

Sim o sistema está configurado correto, não deixando vender sem estoque, dando baixa, tudo certinho.

Eu fiz um monte de testes, o sistema barra em todo o momento, simulo uma compra com cliente X e outra ao mesmo tempo com cliente Y, em toda situação o sistema não deixa vender, apenas se os dois estiverem na página de checkout, o que eu entendi disso.

O sistema verifica o estoque quando você avança ao checkout e ele da baixa no estoque quando conclui o pagamento no checkout, nesse meio tempo onde o cliente esta escolhendo forma de envio e de pagamento, se outro cliente adicionar o produto ele consegue comprar, porque novamente o sistema verifica e realmente tem 1 item disponivel, porque ele só vai baixar quando o primeiro cliente concluir.
Por reds
Ola @CaioLima

Entendo sua observação,
acredito que seria necessário construir uma função que verifique se outro cliente esta logado e tem o mesmo item no carrinho,
tal função precisa segurar o cliente 2 quando o cliente 1 conclui a compra, ou ate mesmo exibir uma mensagem que o item esta indisponível.
Por veteranodf
Uma possibilidade é o "Status de processamento de pagamento" esta configurado incorretamente, sendo assim quando o cliente fizer o pagamento não haverá baixa de estoque, geralmente a baixa deve ser no status "Processando", acesse os módulos de pagamento e veja se os status estão configurados corretamente conforme a ordem de processamento do pagamento;

Veja também as configurações no menu Configurações > Gerenciar Lojas > Editar aba "Opções" em "Situação do pedido em processamento" deve selecionar os status que o estoue deve da baixa!
Por CaioLima
veteranodf escreveu: 04 Out 2020, 23:55 Uma possibilidade é o "Status de processamento de pagamento" esta configurado incorretamente, sendo assim quando o cliente fizer o pagamento não haverá baixa de estoque, geralmente a baixa deve ser no status "Processando", acesse os módulos de pagamento e veja se os status estão configurados corretamente conforme a ordem de processamento do pagamento;

Veja também as configurações no menu Configurações > Gerenciar Lojas > Editar aba "Opções" em "Situação do pedido em processamento" deve selecionar os status que o estoue deve da baixa!
Bom dia, está certinho, a baixa no estoque acontece. O problema é antes, no checkout, eu preciso que ao adicionar o produto no carrinho a baixa do estoque seja feita, e caso a pessoa não comprei após um determinado periodo ele volte ao estoque.
Obrigado
Por veteranodf
Eu te entendi, mais o desejado não é possível pois em todos passos do checkout são realizadas consultas de estoque, e caso for removido o estoque no primeiro passo até quem esta comprando não conseguirá prosseguir com os passos; Analisando seu caso consigo imaginar somente uma solução, no passo final do checkout fazer uma função jquery com consulta de estoque dos itens comprados a cada 05 segundos, e caso ocorrer do estoque ficar off direcionar automaticamente o comprador para o carrinho;