Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Suporte geral sobre problemas técnicos para OpenCart v1.x.
Caros colegas,

Quando faço atualização no OPÇÕES, todos os clientes que tem o respectivo produto em seu carrinho de compras perdem as informações sobre a OPÇÃO selecionada, ou seja, o produto perde a informação anteriormente selecionada de tamaho, cor, etc.

Alguém mais se deparou com isso? Como resolveu? (estou utilizando a versão 1.4.9).

Agradeço antecipadamente quem puder me responder.

Abs,

Yen
Caro Julio Cesar,

Primeiramente agradeço pelo seu pronto retorno.

Está parecendo mais um BUG do que de procedimento operacional porque mesmo não tendo ninguem comprando e o site fora do ar, todos os produtos que sofreram alguma alteração e que estavam no carrinho perderam as informações de OPCOES.

Até SALVAR o produto SEM ALTERAR NADA, as informações sobre Opções do respectivo produto que estavam em qualquer carrinho se perderam.

Se você ou alguém deste forum tiver alguma dica ou mesmo algum procedimento para contornar isso, por favor me diga.

E se alguém puder fazer um teste em sua loja e me dizer se também tem o mesmo problema, eu agradeceria também.

Grande abraço,

Yen
yenshen escreveu:Caro Julio Cesar,

Primeiramente agradeço pelo seu pronto retorno.

Está parecendo mais um BUG do que de procedimento operacional porque mesmo não tendo ninguem comprando e o site fora do ar, todos os produtos que sofreram alguma alteração e que estavam no carrinho perderam as informações de OPCOES.

Até SALVAR o produto SEM ALTERAR NADA, as informações sobre Opções do respectivo produto que estavam em qualquer carrinho se perderam.

Se você ou alguém deste forum tiver alguma dica ou mesmo algum procedimento para contornar isso, por favor me diga.

E se alguém puder fazer um teste em sua loja e me dizer se também tem o mesmo problema, eu agradeceria também.

Grande abraço,

Yen
Isso é normal. Sempre que você abrir o carrinho ele reprocessa os produtos contidos nele, inclusive as opções. Se você fizer modificações, então é natural que estas opções sumam porque ao finalizar a compra o sistema não iria encontrar essas opções para salvar no pedido.
Caro Julio e demais colegas,

Se é normal perder as informações de OPÇÕES quando faço atualização de produto, talvez eu esteja utilizando incorretamente o OpenCart.

Neste caso, gostaria da ajuda de vocês para saber como configurar corretamente a seguinte situação:

- Tenho roupas e calçados, com tamanhos e cores diferentes e cada item tem uma quantidade em estoque. Ex: camiseta modelo X cor vermelha tamanho P (5 unidades), M (7 unidades), G (3 unidades) e camiseta modelo X cor branca P (3 unidades), M (5 unidades), G (7 unidadas).

Na opinião de vocês, qual a melhor forma de cadastrar produtos para que:
1- ao efetuar a venda, o estoque a ser baixado seja do produto vendido. No exemplo acima, supondo que seja vendida uma camiseta modelo X cor vermelha tamanho P, o estoque deste idem caia para 4 (vejo que hoje o sistema reduz o estoque total da camiseta modelo X e não o estoque da cor vermelha tamanho P)
2- se o pagamento não for efetivado e eu tiver que cancelar a venda, o sistema retorne o estoque desta camiseta modelo X cor vermelha, tamanho P para 5 unidades novamente (o inverso do item 1 acima)
3- se eu fizer uma alteração no produto (que pode ser qualquer coisa desde descrição, preço, quantidade que tenha chegado a mais para o estoque, etc.), eu não perca as informações que estiverem nos carrinhos das pessoas que estiverem fazendo compras ou que tiverem seus carrinhos guardados porque estavam logadas no sistema
4- que eu possa fazer atualizações de produtos no sistema no momento que produtos chegam para disponibilizá-los para vendas.

Me desculpem pela pergunta extensa, mas como a situação relatada faz parte do dia-a-dia de qualquer operação de e-commerce gostaria de ouvir dos colegas aqui como resolvem esta questão. Eu acho que estou indo pelo caminho errado na hora de configurar os produtos na minha loja.

Agradeço imensamente quem puder me dizer como resolveu esta questão em sua loja.

Grande abraço,

Yen
Você não consegue usar o OpenCart para controlar estoque quando tem mais de 1 opção no mesmo produto (ex: cor e tamanho).

O Interspire Shopping Cart faz isso, criando uma "mescla" das duas opções e fazendo uma tabela de opções para o produto, nesse molde:

Cores: vemelho, azul, amarelo
Tamanhos: P, M, G

Tabela: Verm-P, Vem-M, Verm-G, Azul-P, Azul-M, Azul-G, Amarelo-P, Amarelo-M, Amarelo-G

No OpenCart, você precisa anunciar as cores separadamente (3 produtos separados), e colocar somente a opção de tamanho.

Na configuração do produto, deixe a quantidade total de camisetas daquela cor e na opção do tamanho, a quantidade específica daquele tamanho, para aquela cor.

Exemplo: camiseta vermelha: 10 unidades. Opções P: 5 unidades, M 3 unidades, G 2 unidades. Deixe a opção "baixar estoque" marcada na tela de opções.

Ao vender uma camiseta Vermelha-P, o estoque da camiseta Vermelha cairá de 10 unidades para 9 unidades e a opção P cairá de 5 unidades para 4 unidades.

Sugestão: cadastre as camisetas Azul e Amarela como produtos relacionados da camiseta Vermelha, as camisetas Amarela e Vermelha como produtos relacionados da camiseta Azul e as camisetas Vermelha e Azul como relacionados da camiseta Amarela.
Caro Renato,

Agradeço pela sua dica mas acho que ainda não deu certo.

Fiz como indicou, seguindo os passos abaixo:
1- cadastrei o produto com apenas uma opção (produto = camiseta X vermelha, opções P, M, G).
2- depois testei o processo de compra e pus o produto camiseta X vermelha tamanho M, no carrinho de compras.
3- me desloguei e deixei o produto no carrinho de compras.
4- me loguei novamente e pude ver que a camiseta X vermelha, tamanho M estava lá.
5- me desloguei novamente e fechei o browser
6- entrei no admin/produto, acessei a camiseta X vermelha e alterei estoque simulando a chegada de mais produtos.
7- entrei novamente na loja, me loguei e fui ver o carrinho. O mesmo estava com o produto mas SEM a opção de tamanho.
8- finalizei a compra como um cliente que não percebeu que a opção havia sumido.
9- fiquei com um pedido, sem saber qual tamanho devo entregar
10- verifiquei no estoque e vi que diminuiu o estoque da camiseta X vermelha mas as quantidades dos tamanhos P, M, G ficaram inalterados
11- por fim eu cancelei o pedido mas vi que o produto não retornou para o estoque

Resumindo tudo, a sua dica valeu para driblar a deficiência do OpenCart não conseguir tratar mais de 1 Opção (apesar de deixar cadastrar mais de uma opção). Porém o bug relacionado a perder a informação de Opção não foi resolvido e nem o problema de retornar o produto ao estoque por ter sido cancelado.

Alguma sugestão para contornar estes 2 problemas?

Agradeço a todos que puderem me dar uma dica.

Abs,

Yen
Yen, minha primeira dúvida diz respeito ao navegador que você usou para fazer os testes.

Depois de se deslogar como cliente, você logou na administração usando o mesmo navegador? Caso afirmativo, os cookies da área de admin podem sobrescrever dados do frontend (loja cliente). Experimente fazer o logoff no navegador A (cliente), entrar pelo navegador B como admin, alterar o estoque da camisa M. Volte ao navegador A e faça login novamente, verifique o carrinho.

Se mesmo assim a opção do produto sumir, aí o problema passa a ser crônico e vou informar o desenvolvedor do OpenCart (pois eu, particularmente, não tenho experiência nenhuma com cookies, somente com sessões).

A questão de retornar o produto ao estoque é assim desde sempre. Não é bug. A razão para tal é que um pedido cancelado pode ter N razões para tal. Um deles é produto com defeito. Se o produto tinha defeito, ele será reintegrado ao estoque? A OpenCart não gerencia isso, pois dependeria de N fatores (principalmente forma de pagamento e método de entrega) para determinar quando um produto de uma compra cancelada deve reintegrar o estoque (especialmente devido a loja ser Open Source e muitos modificarem os módulos - inclusive os nativos - para trabalhar segundo a sua própria necessidade).
Caro Renato,

Com relação a Opções, eu já fiz teste com o mesmo browser, browser diferentes (safari, firefox e chrome) e até com computadores diferentes. Todos eles fazem com que eu perca as informações de OPCOES selecionadas, quer seja durante o processo de compra de uma pessoa (enquanto outra estava no admin fazendo manutencão de um campo qualquer), quer seja com nenhum cliente ativo no site (perdendo as informações que foram guardadas no carrinho).

Quanto ao retorno no estoque, entendi seu ponto. Aqui dá para contornar fazendo o retorno no estoque manualmente. Ou alguém tem alguma boa sugestão alternativa?

Grande abraço e obrigado pelo retorno.

Yen
yenshen escreveu:Caro Renato,

Com relação a Opções, eu já fiz teste com o mesmo browser, browser diferentes (safari, firefox e chrome) e até com computadores diferentes. Todos eles fazem com que eu perca as informações de OPCOES selecionadas, quer seja durante o processo de compra de uma pessoa (enquanto outra estava no admin fazendo manutencão de um campo qualquer), quer seja com nenhum cliente ativo no site (perdendo as informações que foram guardadas no carrinho).

Quanto ao retorno no estoque, entendi seu ponto. Aqui dá para contornar fazendo o retorno no estoque manualmente. Ou alguém tem alguma boa sugestão alternativa?

Grande abraço e obrigado pelo retorno.

Yen
Vou tentar reproduzir o problema aqui e te falo.