Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Suporte para extensões de Formas de Pagamento
Boa tarde a todos,

Acho que minha pergunta será bem primária, mas, como procurei no fórum e não achei resposta lá vai:
Como faço para usar o modo de teste nas opções de pagamento.

Grato antecipadamente pela ajuda de todos
Editado pela última vez por ensinandovoce em 03 Out 2011, 08:47, em um total de 1 vez.
Você está falando de módulos de pagamentos para gateways e/ou intermediários de pagamento como: PagSeguro, Pagamento Digital, PayPal, etc ????

Se sim, até um tempo atrás o único que funcionava era o PagSeguro, não sei realmente hoje pois não o utilizo em produção, mas realmente o mais seguro é fazer um teste oficial com um valor pequeno, só para constatar realmente se está tudo ok.
Boa tarde Manoel,
Obrigado pela resposta, estou falando sim dos gateways de pagamento(estou iniciando na área, ainda não me habituei com os termos :D), então seu conselho é instalá-los, e depois de tudo instalado fazer uma venda com um valor baixo para ver se a venda é efetuada da forma correta, isso?
É necessário imprimir o boleto, no caso do teste ser feito com boleto?? E no caso dos cartões de crédito, forneço todos os dados e faço o processo até o final também??

Obrigado desde já pelas informações
Depois de muito testar os ambientes de teste de vários gateways de pagamento, notei que realmente são ambientes muito pobres e pouco ou quase nada ajudam, por isso aconselho a fazer um teste real com um valor bem baixo, seria mais ou menos assim:

1) Faça o pedido pelo OpenCart de um produto com um valor muito baixo, aconselho R$ 5,00, e selecione a forma de pagamento que você instalou/configurou para receber o pagamento.

2) Finalize o pedido e conforme a forma de pagamento escolhida você será redirecionado para a tela de pagamento.

3) Neste ponto, será o ambiente de pagamento do gateway de pagamento que você instalou (PagSeguro, Pagamento Digital, F2b, MoIP, etc).

4) Preencha o formulário para pagamento com seus dados e selecione que deseja pagar por boleto e finalize.

5) Pague o boleto gerado e espere que o gateway/intermediador de pagamento disponibilize o valor para você (demora alguns dias), só assim você poderá comprovar que realmente está tudo funcionando e pronto para o uso do seu cliente, ou seja, seu cliente paga e você recebe.

Isso que lhe passei é o básico do básico para quem deseja trabalhar com gateways e/ou intermediários de pagamento, pois você precisa imprescindivelmente testar de forma real o funcionamento do serviço e saber:

- Como identificar os pagamentos recebidos.
- Quanto tempo você vai esperar para transferir o dinheiro recebido para sua conta bancária.
- Quais as taxas cobradas realmente pelo serviço.
- E o mais importante, qual a real qualidade do serviço que você escolheu (importantíssimo).

Só para esclarecer a ligação do OpenCart com o gateway/intermediador de pagamento, o processo funciona assim:

- O OpenCart gera várias informações do valor do pedido, frete, dados do cliente e dos seus dados de vendedor (gravados por você na configuração do módulo de pagamento escolhido na administração de sua loja).
- Na finalização do pedido o OpenCart envia as informações para o gateway/intermediador de pagamento.
- Dai para frente o gateway/intermediador de pagamento é quem cuida de tudo.
- Você modifica o status do pedido do seu cliente conforme receber o pagamento ou não.

Espero ter ajudado :D
Boa noite Manoel,

Mais uma vez muito obrigado pela resposta, muito esclarecedora, farei oque você aconselha.

Quanto a parte do "- E o mais importante, qual a real qualidade do serviço que você escolheu (importantíssimo).", acredito que este feedback da qualidade real destas ferramentas nós já tenhamos uma vez que usarei os mais conhecidos como MoIP, PagSeguro, Pagamento Digital e PayPal, ou cada caso é um caso e as experiências boas ou ruins de um usuário não se aplicam aos outros ?? Minha pergunta deve-se ao seguinte fator:

Sou usuário novato do sistema e entusiasta dele, não escolhi este sistema por acaso, fiz uma vasta e demorada pesquisa e avaliei sistemas como Magento, Preta, Os e alguns e no meu conceito o OC é de longe o melhor em termos de custo/benefício e sendo assim não quero apenas usá-lo mas ensinar as pessoas a usá-lo também.

Outra questão, você citou "para quem deseja trabalhar com gateways e/ou intermediários de pagamento", existe alguma outra forma para trabalhar com pagamentos que não gateway ou comprando módulos de boletos e redes de cartão ??

Mais uma vez muito grato pelas informações :D
No caso, você tem que criar a sua experiência com o serviço, pois os feedbacks de outros usuários são muito importantes, mas mesmo assim cada caso é um caso, eu por exemplo utilizo F2b para alguns recebimentos e desde 2008 nunca tive problemas, mas já vi várias reclamações bem complicadas e sérias a cerca do serviço, mas no meu caso sempre fui bem atendido e o serviço nunca falhou.

Quanto aos meios de pagamento, sempre você vai necessitar dos módulos de pagamentos, vamos as grandes diferenças:

GATEWAYS/INTERMEDIADORES:

- Você sempre terá um atraso no repasse de seus recebimentos e pagará taxas muitas vezes altas;
- Fazem uma avaliação minuciosa do cliente quando o pagamento é por cartão de crédito e muitos assumem o risco do prejuízo no caso de ser utilizado cartão de crédito roubado.
- O Chargeback (cliente acionar a operadora pedindo o cancelamento de uma pagamento afirmando que não o autorizou) é um risco real e traz muitas dores de cabeça, quase sempre sem solução.
- Podem cancelar/bloquear sua conta repentinamente sem qualquer aviso, retendo seu dinheiro e dificultando a solução do problema.
- Pode ser utilizada por pessoa física ou jurídica.

CONTRATOS DIRETOS:

- Utilizando-se de contratos direto com os bancos ou operadoras de cartão você terá muitas vezes taxas menores e um menor tempo para o recebimento do dinheiro dos seus clientes;
- A avaliação do cliente quando o pagamento é por cartão de crédito é por sua conta e risco, se for roubado saiba que quem vai pagar a conta é você.
- O Chargeback (cliente acionar a operadora pedindo o cancelamento de uma pagamento afirmando que não o autorizou) é um risco real, porém, a negociação da solução do problema é mais rápida pois você é cliente deles, porém, não deixa de ser uma dor de cabeça.
- Sua conta ou contrato não são cancelados por qualquer motivo.
- Você só pode utilizar se for pessoa jurídica.

Espero ter ajudado :D
Bom dia Manoel

Sim ajudou e muito, como disse antes as informações foram esclarecedoras e como tenho a intenção de repassá-las aos usuários que assim como eu estiverem começando, confesso a você que dei um CTRL+C/CTRL+V para registrar tudo o que foi dito.

Mais uma incontestável prova do poder do sistema OC.

Imensamente grato mais uma vez.

Abraços