Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Suporte geral sobre problemas técnicos para OpenCart v1.x.
Por Carlos
Pessoal, fiz um upgrade no meu fórum hoje (nada a ver com a loja, usa outro banco de dados etc), mas por ter sido hoje que começou a dar erro na loja, tô achando que pode ter algo a ver.

Pelo código do erro abaixo, o que tá acontecendo?

Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function mysql_connect() in /home/cubom713/public_html/loja/system/database/mysql.php:6 Stack trace: #0 /home/cubom713/public_html/loja/system/library/db.php(12): MySQL->__construct('localhost', 'xxxxxxxxxx', 'xxxxxxxxx', 'xxxxxxxxx') #1 /home/cubom713/public_html/loja/admin/index.php(35): DB->__construct('mysql', 'localhost', 'xxxxxxxxxxxx', 'xxxxxxxxxx', 'xxxxxxxxxxxxxx') #2 {main} thrown in /home/cubom713/public_html/loja/system/database/mysql.php on line 6

Como posso resolver?

Valeu!
Por Manoel Vidal
Mensagens Curtidas
Olá.

Foi somente o fórum que você atualizou? Não atualizou a versão do PHP também?

Pois a mensagem de erro informar que não está conseguindo trabalhar com a biblioteca mysql do PHP, sendo que, essa biblioteca já não é mais utilizada nas novas versões do PHP.

Espero ter ajudado. :)
Por Carlos
Manoel, mandou bem demais. Obrigado pela luz!

Para atualizar o fórum, acabou sendo necessária a atualização do PHP, que solicitei para o pessoal do servidor e eles fizeram na mesma hora.

Mas e agora então o que fazer? É alguma configuração que tenho que fazer para voltar a funcionar a loja? (a home do site também tá off, só o fórum está ok)
Por Manoel Vidal
Mensagens Curtidas
A versão 1.5.6.4 do OpenCart já tem suporte a biblioteca mysqli, na prática bastaria alterar nos arquivos config.php do OpenCart de mysql para mysqli.

Ou seja:
Código: Selecionar todos
define('DB_DRIVER', 'mysql');
Para:
Código: Selecionar todos
define('DB_DRIVER', 'mysqli');
Espero ter ajudado. :)
Por Carlos
Opa Manoel,

Tem anos que não atualizo meu opencart, já tentei algumas vezes, mas parece que meu servidor não tem alguma coisa que é requerida para a atualização.

Minha versão é 1.4. Eu até tentei fazer os passos que você indicou, mas deu "Error: Could not load database file mysqli!".

Nesse caso como posso fazer?
Por Manoel Vidal
Mensagens Curtidas
Infelizmente creio que neste caso, você vai ter que migrar sua loja para uma versão do OpenCart mais recente, porém, não há um processo automatizado para isso.
Por Carlos
Minha nossa, agora preocupei muito! Vou tentar de tudo aqui para ver se consigo resolver isso logo de um jeito ou de outro. Muito obrigado.