Renato, fiz vários testes e na verdade é gerado um ORDER_ID toda a vez que o passo 5 (Forma de pagamento) é confirmado, se você entrar no passo 6 vc já tem um ORDER_ID (Número de pedido) e caso você saia dessa página sem ter clicar no botão final de confirmar, será considerada como ordem abandonada. Ou caso também você volte para os passos anteriores para mudar a informação.
Tem alguns clientes da minha loja que tiveram 4 pedidos abandonados seguidamente, ou seja... ou o cara realmente tá super em dúvida sobre a forma de pagamento, envio e seus dados, ou eu como loja não estou passando a total certeza sobre prazos de envio. Acredito que seja uma dúvida mesmo do cliente, pois consegui notar que o mesmo que teve 4 pedidos abandonados (no caso ele sempre voltava), também teve seu pedido confirmado que inclusive já está pago.
Uma coisa que sinto falta e que ainda vou arrumar, é a etapa da forma de pagamento, que só aparece as opções PAGSEGURO, PAYPAL e DEPÓSITO, sem nenhuma informação mais. Muita gente não sabe que o PagSeguro aceita boleto e todos tipos de cartões em até 12x. Acredito que colocando maiores informações nessa parte, até um banner explicativo, passe mais segurança para a pessoa realmente definir o que ela vai querer, como pode pagar, e o que cai melhor no bolso dela.
Espero que esse tópico ajude aos demais da comunidade para entenderem e terem ideias sobre como abaixar cada vez mais o índice de pedidos abandonados.
Deixo aqui o tópico como Resolvido, porém aberto aos demais amigos do fórum para trocar experiências e ideias para melhorar isso.
Vou ficar sempre de olho aqui trazendo alguma ideia que tive, resposta de algum cliente informando o motivo, ou qualquer outra solução/problema relacionado a isso.
O fórum não é só para vir postar sua dúvida um moderador resolver e já cair fora, e sim uma troca de experiências galera!
PS: Como não sou programador, não tenho experiência para ajudar com qualquer as dúvidas referentes a isso, porém qualquer outra coisa estou ai para ajudar, por um OpenCart cada vez mais completo e melhor!