Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

#18591
Olá comunidade.

Inspirado pela mensagem do colega Rodrigo Rinaldi, segue mais um tutorial de como usar o OpenCart localmente, ou seja, em sua própria máquina, sem que você precise contratar um serviço de hospedagem ou tenha de se sujeitar a usar as (horríveis) hospedagens gratuitas. Essa opção é ideal para você que quer experimentar o OpenCart, ou ainda para usar lado a lado com sua loja (OpenCart ou não) atual, para fazer testes e experimentações antes de subir a loja para o seu servidor principal.

Acho que não preciso dizer que isso serve apenas para testes e desenvolvimento - não dá pra rodar a sua loja na internet sem ter uma hospedagem de verdade. Depois de fazer todos os testes necessários você poderá, caso queira, mover a sua loja facilmente do servidor local para a sua hospedagem.

Este tutorial foi feito para quem usa Windows, mas pode ser usado também em Linux e Mac OS.

Passo 1: Obtenha o aplicativo servidor
Antigamente para ter um servidor local você precisaria baixar, instalar e configurar um aplicativo de servidor (Apache ou IIS), o PHP, o MySQL e mais um monte de coisas - ou seja, muita dor de cabeça, especialmente para quem é leigo no assunto. Aí surgiu o XAMPP: Ele é um pacote pré-configurado e pronto para usar contendo Apache (servidor), PHP (linguagem de programação usada no OpenCart), MySQL (servidor de banco de dados), PHPMyAdmin (gerenciador do banco de dados) e mais algumas ferramentas úteis.

O XAMPP está disponível para Linux, Windows e Mac OS, e pode ser baixado aqui: http://www.apachefriends.org/pt_br/xampp.html. Clique na versão Windows e desça a página. Você verá três versões: Instalador, ZIP e 7ZIP. A versão Instalador instala o XAMPP e cria alguns ícones de atalho no menu Iniciar. A versão ZIP ou 7ZIP pode ser executada sem instalar (até mesmo a partir de um pendrive) - basta descompactá-la numa pasta qualquer. A escolha da versão fica a seu critério, todas funcionam igualmente.

Pessoalmente prefiro a versão ZIP. Baixe para seu computador e descompacte na pasta desejada.

Passo 2: Acesse o painel de controle do XAMPP
O XAMPP já vem todo pré-configurado e pronto para usar, por isso não é necessário fazer nenhuma alteração prévia. Abra a pasta onde você descompactou o XAMPP e procure por um aplicativo chamado 'xampp-control-3-beta'. Dê dois cliques nele para acessar o painel de controle, que permite iniciar e interromper os servidores.

Os dois primeiros itens no painel de controle são o Apache e o MySQL. Clique nos botões Start correspondentes para iniciar ambos os servidores. Se tudo der certo, o nome do servidor ficará em verde. Se não ficar, significa que houve um problema - leia mais abaixo.

Sempre que você quiser usar o seu servidor local ele deverá ser iniciado por este painel de controle. O XAMPP não está configurado para iniciá-los automaticamente quando o computador for reiniciado.

Passo 3: Copie os arquivos do OpenCart para a pasta raiz do servidor
A pasta raiz do seu servidor será a pasta HTDOCS localizada dentro da pasta onde você descompactou o XAMPP. Tudo que você colocar ali estará acessível para o servidor. Apague todos os arquivos se houver, baixe o OpenCart e descompacte-o dentro desta pasta HTDOCS.

O XAMPP é um servidor real que pode ser usado para testar qualquer sistema em PHP, e não apenas o OpenCart. Se você quiser experimentar vários sistemas, recomendo que crie uma pasta para cada um dentro da pasta HTDOCS.

Passo 4: Crie o banco de dados
Abra o seu navegador de internet e digite o endereço http://localhost/phpmyadmin. Se você vir a tela do PHPMyAdmin (logotipo laranja e roxo) então significa que o servidor está funcionando corretamente.

Clique no botão Databases na parte superior. Na área Create New Database digite "opencart" como nome para o novo banco de dados, e então clique em Create. O banco de dados será criado, e depois de instalar o OpenCart você poderá usar o PhpMyAdmin para manipular diretamente nas tabelas usadas pelo OpenCart (você deve tomar muito cuidado com isso, pois isso pode fazer com que o sistema deixe de funcionar).

Passo 5: Instale o OpenCart
Em seguida digite o endereço http://localhost/ ou http://localhost/<nome da pasta onde você copiou o OpenCart>. O processo de instalação do OpenCart será iniciado.

Em um determinado momento o instalador perguntará sobre o banco de dados. Use as seguintes informações:
Endereço do servidor: localhost
Nome do banco de dados: opencart
Usuário: root
Senha: <sem senha, não digite nada>

Ao terminar a instalação, e se não aparecer nenhuma mensagem de erro, o OpenCart estará instalado e pronto para uso. Para acessá-lo, basta digitar o mesmo endereço, http://localhost/ ou http://localhost/<pasta>. Para acessar a área administrativa, acesse http://localhost/admin ou http://localhost/<pasta>/admin.

O OpenCart funcionará exatamente como numa hospedagem, mas apenas em seu computador local. Lembre-se que por estar em seu próprio computador as pessoas na internet não poderão vê-la, portanto se tiver dúvidas você deverá postar telas e não o link para sua loja.

Dicas
- Como o OpenCart está em seu computador local, fica fácil alterar os arquivos de templates e outras coisas. É só fuçar na pasta HTDOCS e usar o velho e bom Bloco de Notas.
- O PhpMyAdmin permite manipular o banco de dados diretamente, o que pode ser útil para alterar informações ou fazer coisas como excluir vários clientes ou produtos de uma vez só. Apenas tome cuidado, e evite usar se não tiver certeza do que está fazendo.
- Você também pode baixar a sua loja atual e os dados e colocá-la no servidor local ao invés de instalar o OpenCart do zero.

Dúvidas? É só postar.
Simone gostou disso
#18592
Muito obrigado Denis. Com certeza, é a melhor maneira de começar, pois estava fazendo tudo em ambiente de produção (Mesmo com backu, tive que recomeçar do zero algumas vezes, por não ter conhecimento necessário). Agora vou por em prática esse tuto. Mais uma vez, muito obrigado.

Att

Rodrigo Rinaldi
#20297
Danis, e quando eu concluir a construção localmente, como faço para subir pro servidor de hospedagem? Ele não vai dar conflito com os dados de usuário, senha e nome do banco de dados?
Nas pastas, qual arquivo que pode ser alterado esses dados?
#20299
fortsuplementos, você deve copiar todos os arquivos do sistema e copiar o banco de dados. Para copiar o banco de dados você deve acessar o PHPMYADMIN local, usar a função de exportação, exportar os dados no formato SQL, acessar o PHPMYADMIN no servidor e usar a função de importação.

De fato a configuração do servidor será diferente, e você poderá alterar isso modificando o arquivo config.php na pasta ADMIN.
#20535
denisgomes escreveu:fortsuplementos, você deve copiar todos os arquivos do sistema e copiar o banco de dados. Para copiar o banco de dados você deve acessar o PHPMYADMIN local, usar a função de exportação, exportar os dados no formato SQL, acessar o PHPMYADMIN no servidor e usar a função de importação.

De fato a configuração do servidor será diferente, e você poderá alterar isso modificando o arquivo config.php na pasta ADMIN.
tb pode ser necessario dar permissão nas pasta necessarias e tb apagar o cache de imagens e log
#27030
Ola eu possuo uma duvida, é possivel transmitir este site instalado em localhost EM MINHA REDE , EXEMPLO POSSUO UM RÁDIO, WIFI PARA O NETBOOK E CELULAR (INTERNET MOBILE) E O PC PRINCIPAL QUE VAI TRANSMITIR, CONCLUINDO É POSSIVEL?
#27034
Este servidor poderá ser acessado a partir de qualquer computador em sua rede local, mas nesse caso você deve acessar pelo endereço IP do computador e não pelo endereço http://localhost.

Por exemplo, se o PC que você instalou o servidor XAMPP tem o IP 192.168.0.10, então nos outros computadores você deverá acessar digitando http://192.168.0.10.
#27112
POXA SHOW DE BOLA AMIGO PRIMEIRO QUERIA LHE DAR OS PARABENS PELO TUTORIAL MUITO BOM, SEGUNDO EU FIZ ISSO SIM MAIS O QUE ACONTECE É QUE NO OUTRO PC LIGADO A MINHA REDE TA DANO PROBLEMA, PQ NAO ESTA LENDO AXO QUE O (CSS) DO OPEN CART, "VERSÃO 1.5.4.1" PQ FICA TUDO DESCONFIGURADO. NO MEU PC RODA NORMAL MAIS NOS OUTROS "VIRA UMA LISTA" SEM TEMPLATE ALGUM, NEM FLASH EMFIM NADA ALEM DE FRASES.
ENTÃO GOSTARIA DE SABER SE É POSSIVEL CONFIGURAR, SE POSSUI ALGUMA EXTENSÃO NAO ATIVADA, ENFIM PODERIA ME AJUDAR?????? DESDE JA AGRADEÇO...

Night games. One night, no worries Real Women P[…]

@Manoel Vidal Poderia me ajudar com 2 coisas n[…]

Looking for a partner for an unforgettable night? […]

Vou verificar, Obrigado